Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Palestra e lançamento de livros resgatam a relação entre Jornalismo e História

Enviada por Carol Lacombe

O Jornalismo constrói a História? Ou a deforma? Ou a transforma? A comparação entre o método jornalístico e o método histórico é o tema da palestra “O Jornalismo na construção da história”, com o escritor e jornalista Sinval Medina e com a professora da Universidade de São Paulo e jornalista Cremilda Medina, que acontecerá dia 17 de maio, às 10h, na Faculdade de Comunicação da UnB.
Autor de vários romances com personagens históricos, premiado em concursos nacionais e internacionais e um dos 20 representantes da moderna ficção brasileira na importantíssima Feira de Frankfurt, Sinval Medina realizará o lançamento de O Cavaleiro da Terra de Ninguém, em que mostra essa parceria entre Jornalismo, Literatura e História. Misto de ficção e de pesquisa histórica, o romance conta a vida de Cristóvão Pereira de Abreu,o português que no início do século XVIII trafegava animais entre os pampas gaúchos e o planalto paulista. Conhecido como o “Rei dos Tropeiros”, Abreu era também um político experiente e um militar competente. Foi ele quem negociou a libertação da cidade do Rio de Janeiro do corsário francês Trouin e, de sobra, foi um dos fundadores de Porto Alegre.
Cremilda Medina, autora de mais de 60 livros, entre coletâneas e obras individuais, dará a sua contribuição ao tema com a experiência de quem formou várias gerações de jornalistas. E lançará o livro Casas da Viagem, uma biografia em que Jornalismo e História são protagonistas.
Às 19h30, o casal realizará o lançamento no Genaro Jazz Burger, na 114 Norte, bloco A.

Serviço:
Debate: O jornalista na construção da História
17/05, às 10h, no auditório da Faculdade de Comunicação – ICC norte- UNB
Lançamento dos livros Cavaleiro da Terra de Ninguém e Cavaleiro da Terra de Ninguém – 17/05 – 19h30 - Genaro Jazz Bruger, 114 Norte, bloco A.
Mais informações pelo correio eletrônico lancamentomedina@gmail.com

Nenhum comentário: