Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Festival Internacional de Arte e Mídia chega a segunda edição em 2010

O II Festival Internacional de Arte e Mídia (FAM|2010) parte de Brasília (DF) para o mundo para fortalecer o debate sobre as culturas digitais e promover a disseminação de novas linguagens que aliam arte e tecnologia. Além do Portal www.redefam.com.br, o II FAM 2010 promoverá ações presenciais - Simpósio, Exposições e Programa de Residências e Oficinas Artísticas -, a serem realizadas ao longo do mês de novembro de 2010, na capital federal, Anápolis (GO) e Pirenópolis (GO).

A idéia do Festival é estimular o intercâmbio entre artistas multimídia, a criação aberta e coletiva, além de criar espaços interativos para as pessoas que normalmente não vivenciam essas expressões em seu cotidiano. A programação em seus diversos formatos envolverá trabalhos relacionados a Comunidades Virtuais, Vida Digital, Arte para Web e Celular, Nano Art, Bioarte, Game Art, Art-Hacker, Performance em Telepresença, Realidade Virtual e Aumentada, Mídias Locativas, Música Eletrônica, Vídeoarte, Política Cultural para a Arte Digital, Software e Hardware Livres. Multiplicidade e interação são as palavras-chaves.

O portal redefam.com.br é o principal espaço para execução e convergência do Festival. Nele estão sendo construídas e atualizadas, permanentemente, ferramentas de interatividade descentralizadas, tais como Rede Social, Fórum, Galeria Virtual, Webconferências, Blogs e Dicionário Wiki de termos colaborativos. O RedeFAM foi criado para ser um ponto de encontro, de referência, de debates e de exposições virtuais que contribuam para o fomento e a disseminação da produção em arte com novas tecnologias.

PROGRAMAÇÃO DO FAM 2010

A programação FAM 2010 já está no ar e começa na rede! O Portal redefam.com.br é um ponto de encontro que promove o encontro de pesquisadores, educadores, artistas multimídia e demais interessados na discussão da arte aliada à tecnologia e dos processos e ferramentas de criação da era digital.

Após o cadastro, os usuários passam a fazer parte da rede social do FAM, que oferece Microblog, Galeria Pessoal (imagem, vídeo e texto), Fórum de discussão, Webconferências, entre outras ferramentas de interatividade e divulgação permanente. O integrante da RedeFAM também têm acesso às fichas de inscrição para concorrer à participação nas ações presenciais do Festival (FAMexposição, FAMresidência e FAMsimpósio) dentro da página de Perfil.

O Portal redefam.com.br é alimentado com notícias, releases, coberturas e está sendo constantemente aprimorado para melhor atender às necessidades de seus utilizadores. A idéia é que a página alie força, movimento e atenda às necessidades dos usuários apos o término desta edição do FAM.

Vale ressaltar que o RedeFAM é um portal que produz, agrega e dissemina informações sobre Arte e Tecnologia junto a uma rede de parceiros. Todo conteúdo associado ao Festival Internacional de Arte e Mídia (FAM|2010) tem os direitos autorais orientados pela Licença Creative Commons (CC) - Atribuição Uso Não-Comercial - Compartilhamento pela mesma licença.


CRONOGRAMA FAM 2010


FAM

Datas: ao longo do meses outubro e novembro

A ação tem o objetivo de contribuir para o enriquecimento e a disseminação de temas sobre arte digital, cultura digital, processos criativos e colaborativos em arte e tecnologia, autorias coletivas, política cultural, entre outros. As webconferências do FAM contam com participação de artistas, pesquisadores e ativistas com expressiva atuação neste vasto e pouco explorado campo de conhecimento e de práticas. Transmissão via Ustream no portal RedeFAM (www.redefam.com.br). Palestrantes internacionais: Julius Fujak (Eslováquia), Marek Choloniewski (Polônia) e Nina Tommasi (Áustria).

FAM

23, 24, 30 e 31/10 no Pontão de Cultura Tenda Jovem (Anápolis/GO)
23, 24, 30 e 31/10 no Pontinho de Cultura e de Leitura Eu Sou Comunidade Consciente (Vila Denocs/DF)
27/10 na Escola Parque 307/308 Sul (Brasília/DF)

A ação busca descentralizar as ações do Festival e levar às comunidades localizadas em cidades do interior e na periferia dos grandes centros urbanos o acesso às criações estéticas e poéticas que vêm sendo realizadas com a utilização das novas tecnologias. Os temas abordados serão vídeo-instalação, vídeo-performance e animação em stop-motion.

FAM

Data: 01 a 20 de Novembro de 2010

Locais: Pirenópolis (GO) e Brasília (DF)

O Programa de Residências e Oficinas Artísticas contemplará dois artistas selecionados por meio de edital para desenvolverem, junto ao Ponto de Cultura COEPI (Comunidade Educacional de Pirenópolis-GO), processo(s) artístico(s) que envolvam os saberes e técnicas da comunidade local com experimentações e pesquisas em arte e tecnologia. Após o termino da residência, os participantes devem ministrar oficinas em Escolas Parque de Brasília (DF), além de apresentar o resultado da experiência no FAM. Cada artista receberá uma bolsa no valor de R$ 6.100,00 (seis mil e cem reais) para viabilizar a execução do projeto. Mais informações: http://www.redefam.com.br/public/index.php?link=residencia

FAM

Dias 17, 18 e 19 de Novembro

Local: Biblioteca Nacional de Brasília

O FAM Simpósio promoverá o encontro de pesquisadores e artistas para a discussão e troca de idéias e experiências em Arte e novas tecnologias, mídias, arte e cultura digital, e política cultural para artes e culturas digitais. A Comissão Internacional do FAM SIMPÓSIO conta com a participação de Benoit Espínola (Dinamarca), Robert Mathy (Áustria) e Edgar Franco (Brasil). Os textos dos pesquisadores selecionados serão agrupados em uma publicação com Índice de Indexação (ISSN) do Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade de Brasília (UnB). As inscrições para o público ouvinte serão efetuadas no local. ENTRADA FRANCA.

FAM

Locais e datas:

BRASÍLIA (DF): Conjunto Nacional - dias 29, 30 e 31/10; Parque da Cidade dias 19, 20, e 21/11; Escola Parque 308 Sul - dias 24, 25 e 26/11;

ANÁPOLIS (GO): Estação Ferroviária - dias 5, 6 e 7/11

PIRENÓPOLIS(GO): Cine Teatro de Pirenópolis - dias 13 e 14/11

Serão apresentados trabalhos nas seguintes categorias: Comunidades Virtuais, Vida Digital, Arte para Web e Celular, Nano Art, Bioarte, Game Art, Art-Hacker, Performance em Telepresença, Realidade Virtual e Aumentada, Mídias Locativas, Música Eletrônica, Vídeoarte, Glitch Art e todo tipo de manifestação estética em novas mídias. Além das exposições em espaços físicos, alguns trabalhos irão apenas para exposição na Galeria Virtual do FAM. ENTRADA FRANCA.

PUBLICAÇÕES (Catálogo Multimídia e Anais do Simpósio)

Lançamento: Fevereiro de 2011

Após a conclusão de todas as ações presenciais será publicado um Catálogo Multimídia contendo o registro (textos, fotos e vídeos) de todas as ações do II FAM, a ser disponibilizado em formato impresso e digital. Os artigos dos autores participantes do simpósio serão publicados em um livro em formato digital. Nenhum livro será vendido - todas as publicações serão distribuídas gratuitamente, na compreensão da maior disseminação do conhecimento.

Nenhum comentário: