Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Unesco: estudo vai comprarar políticas públicas de Comunicação


Por Daniela Traldi, da Rádio Onu - NY

O escritório em Brasília da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, está lançando uma série de projetos com o objetivo de promover e aprofundar o debate sobre o desenvolvimento de mídia no país.

Uma das iniciativas prevê o incentivo para a regulação de políticas públicas para comunicação através de análise entre o Brasil e outras 10 democracias, como os Estados Unidos, Chile e França.

Estudos

Dois consultores internacionais foram escolhidos para colher dados nessas nações, que serão depois comparados às informações coletadas no Brasil. Os resultados serão revelados em seminário em Brasília no segundo semestre deste ano.

Estudos serão produzidos para descrever padrões regulatórios no mundo e a realidade brasileira, e identificar pontos fundamentais para reforma legal, como explicou à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, o coordenador do setor de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Guilherme Canela Godoi.

"A Unesco quer oferecer um documento de reflexão, que permita a esses atores ou seja, ao governo brasileiro e outros, terem elementos para discussão em torno desse novo marco regulatório", afirmou.

Tradução

Um outro projeto prevê a tradução para o português dos 'Indicadores de Desenvolvimento de Mídia', um documento aprovado em 2008 pelo Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação da Unesco. O texto deve ser apresentado no final de junho.

A agência da ONU no Brasil pretende ainda lançar um estudo com decisões de tribunais superiores referentes à liberdade de expressão e de imprensa, e estimular discussões sobre meios de comunicação públicos.

Nenhum comentário: