Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mídia legislativa: TV Assembleia do ES instala redação multimídia

Por Aída Bueno

A TV Assembleia capixaba ganhou novas instalações e estúdio, As mudanças também envolvem a grade de programação e a veiculação em tempo real pela Internet. Agora, é possível acompanhar as sessões ordinárias da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), sem cortes ou edições, em tempo real e em qualquer parte do mundo. Basta que tenha um computador conectado à internet.

A agenda diária do Poder Legislativo estadual é integralmente coberta pela equipe de jornalismo. Além da cobertura dos eventos parlamentares, a TV Assembleia conta com 22 produções permanentes, entre programas, séries e o produtos para intervalo. É transmitida via cabo, e as sessões ordinárias são veiculadas ao vivo em canal aberto, para a Grande Vitória, por meio de parceria com a TV Educativa do Espírito Santo.

A televisão trabalha com o conceito de redação integrada com outras mídias, como a Rádio Assembleia e a Agência de Notícias (internet). São 36 profissionais entre técnicos, jornalistas, editores, produtores, além da equipe de suporte administrativo.

Até março de 2009, a TV Assembleia mantinha uma grade de programação aleatória, montada a partir do conteúdo que se produzia de um dia para o outro. Os programas não mantinham periodicidade semanal e eram repetidos à exaustão. Hoje, as produções são planejadas com até um mês de antecedência. Com a organização da grade de programação, até mesmo a produção dos intervalos ganhou conteúdo informativo, com materiais em formato de pílulas de até 30 segundos, que divulgam a história, o povo e o patrimônio cultural do Espírito Santo.

Apesar de ter sido criada há quase 10 anos, somente agora a TV Assembleia tem um estúdio profissional com equipamentos modernos e cenários atrativos. A coordenadora de mídia da Rádio e TV Assembleia, Patrícia Bravin , ressalta que, como um veículo institucional, a TV Assembleia não tem a pretensão de concorrer com as emissoras comerciais. Quer, sim, apresentar uma alternativa ao público, com informação aprofundada e serviço de utilidade pública.

Patrícia Bravin destaca ainda a mudança na percepção da população quanto ao canal. “Antes, quando convidávamos autoridades, médicos, juristas e empresários para entrevistas, percebíamos que havia pouco interesse e desconhecimento sobre a existência da Tv Assembleia. “Desde que as mudanças estruturais foram iniciadas, há cerca de 15 meses, percebemos uma mudança de postura da população. Não temos como medir a audiência, mas se ficamos um minuto fora do ar, os telefones da redação enlouquecem, explica.

A TV conta com parcerias importantes como Itaú Cultural, Canal Saúde (Fiocruz), Tribunal Superior Eleitoral, Ministério Público Federal, Supremo Tribunal Federal, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência entre outras. Entretanto, mais de 90% do espaço da grade são preenchidos com produções locais.


You Tube

A inclusão da TV Assembleia na rede mundial de computadores ainda está em fase experimental. Mas, quem quiser rever algumas produções – como “Municípios Capixabas” e “Ales Cidadania”, por exemplo – pode recorrer ao You Tube.

Na página (www.youtube.com), escreva “alescomunicacao” (sem as aspas, acento ou cedilha) na barra de pesquisa e tecle enter. O sítio suporta apenas filmes com até 10 minutos, e dezenas já estão disponíveis. Esse recurso está em fase de alimentação. Caso o internauta queira um recurso mais ágil, com informações curtas sobre a programação, o que está acontecendo na TV Assembleia, pode encontrar no Twitter. Na página (www.twitter.com), escreva na barra de pesquisa “tvassembleia_es” (sem as aspas), tecle enter e siga.

Web

Também a Agência de Notícias e a Rádio Assembleia foram incrementadas. O site está de visual novo, mais moderno e “limpo”. A forma de apresentação das matérias e links foi modificada para aumentar a chamada navegabilidade – facilidade com que o usuário navega no site e, principalmente, encontra o que procura. A maioria dos links está mais visível e abre em outra janela, não retiram o internauta da página principal. O artifício, além de facilitar a navegação, faz com que o internauta permaneça na página da Assembleia.

Rádio

A Rádio Assembleia terá mais programas voltados para a área de jornalismo e vai transmitir as sessões ordinárias em tempo real, a partir de julho. O veículo funciona também como rádio de circuito fechado e pode ser ouvido em qualquer sala da Ales, nos gabinetes dos deputados e nos diversos setores da Casa. Antes veiculava apenas, sem qualquer informe sobre o trabalho legislativo. A música vai permanecer, mas com diferenciais. O programa “Assembleia Musical” vai apresentar uma seleção musical com o devido contexto histórico. E será dada atenção especial à musica capixaba, buscando a valorização dos cantores e compositores da terra.
Além da música, informação. A rotina da Casa, notícias de interesse público e o trabalho dos deputados serão mostrados em boletins transmitidos ao longo da programação, e de pequenas inserções que serão feitas entre um programa e outro.

Nenhum comentário: