Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Jornalista Angela Brandão lança Quarentena Amorosa, em Brasília

“Separar-se é um processo. Só quem não se separou pode duvidar. Uma relação a dois é como uma trama, um tecido com muitos fios entrelaçados que incluem pessoas, memórias, planos, neuroses. Não se corta facilmente, não acontece do dia para a noite.”


De acordo com o IBGE, o Brasil tem mais de sete milhões de separados e divorciados. Isto, sem contar os milhões de pessoas que romperam seus relacionamentos sem nunca ter oficializado a união. E esse número cresce a cada dia. Estima-se, por exemplo, que os cartórios de todo o país realizem, por ano, uma separação para cada três casamentos registrados.

O fato de que as separações estejam cada dia mais comuns não significa que elas se tornaram mais fáceis emocionalmente. Ao contrário. Quase sempre, a dor da separação ainda vem acompanhada de um mundo de incertezas. E agora? Como fazer para seguir em frente?

No livro Quarentena Amorosa, lançado pela Editora Sextante este mês de março, a jornalista e compositora Angela Brandão propõe um período de cuidados especiais para ajudar a cicatrizar as feridas, cuidar de si mesmo e recuperar o amor-próprio depois de uma separação.

 “Busquei passar minha experiência – e a das pessoas à minha volta – da forma mais carinhosa e transparente que consegui, transformando histórias reais em um guia para quem levou um escorregão amoroso (quem nunca?) e está precisando de uma forcinha pra levantar a cabeça e seguir em frente”, explica Angela.

O resultado é que o livro é uma espécie de "melhor- amiga-de-bolso", exalando cumplicidade e franqueza, em um equilíbrio sutil entre emotividade e humor. Ele mostra que, por mais difícil que possa parecer no início, a saída para se recuperar emocionalmente de uma separação está ao alcance de todos: criar hábitos novos, cuidar do corpo e da aparência, evitar atitudes radicais e apostar apenas em relações que interessam, sejam elas com pessoas, lugares, objetos ou memórias. Repleto de boas histórias e pontuado por trechos de canções e poemas, Quarentena Amorosa reúne 12 princípios práticos para dar início ao processo de cura.

“A ideia da quarentena amorosa surgiu numa mesa de bar, nos tempos da faculdade, entre grandes amigas. No início, ela significava apenas um conjunto de regras básicas de como elas deveriam se comportar depois de um fora. Com o passar do tempo, o que era uma espécie de brincadeira virou algo muito mais sólido. Hoje, é um verdadeiro roteiro de sobrevivência emocional que eu decidi transformar em livro por um único motivo: funciona”, conta a autora.

No livro, Angela Brandão destaca ainda atitudes e comportamentos que precisam de uma atenção especial ao longo de todo o processo:

- Não exija posicionamento da parte dos amigos e parentes. Feche os ouvidos a conselhos, opiniões e fofocas que fazem você se sentir pior do que já está;

- Peça mais “colo” que conselho, e caso seu sentimento por alguns amigos também mudar, se respeite;

- O pontapé inicial da nova etapa é uma arrumação de fora para dentro, uma espécie de “vigília estética”. Arrume-se para ir à padaria ou ao trabalho;

- Mesmo que não tenha vontade no início, procure fazer atividade física. Ela funciona como um antidepressivo natural, alivia as dores e dá uma sensação de bem-estar;

- Resista à tentação de fazer mudanças radicais por um tempo. Transforme o impulso em planejamento, destrinchando-o em pequenos projetos;

- Não assuma qualquer compromisso definitivo nessa fase, nem abra mão de seus direitos legais por impulso. Muito menos por cobranças da outra parte;

- Não tente usar novas relações como muleta. Não há nada de errado com paqueras e encontros casuais, mas investigue suas motivações;

- Amar a si mesmo é preceito bíblico. Seja generoso nos carinhos, nas palavras e nos presentes para si mesmo.


- Um truque para se distanciar da sua dor é olhar para ela como parte de um contexto maior. Pergunte-se o que você aprendeu com o relacionamento que acabou.

Sobre a autora:
Angela Brandão é jornalista e compositora, com um trabalho musical reconhecido por críticos renomados. Junto com Marcelo Lima, ela ganhou recentemente o prêmio de Melhor Canção do Festival de Música da Rádio Nacional FM de Brasília 2014 com a música “Bora lá”. Quarentena amorosa é seu primeiro livro.

Sobre o livro:
Quarentena Amorosa, de Angela Brandão
Preço: R$ 29,90 / E-book: R$ 19,90 
Páginas: 192

Formato: 16 x 23 cm

Nenhum comentário: