Caros leitores e leitoras.

sábado, 18 de maio de 2013

Livro analisa evolução histórica do jornalismo brasileiro


O jornalista cachoeirense (ES) e radicado em Brasília, Sergio Garschagen, lança o livro Cemitério dos elefantes, editado pela Booklink Publicações, no dia 24 de maio, sexta-feira, de 15h às 18h, por ocasião do seminário “Novas mídias, novas comunicações, novas educações”, que acontece no Auditório Dois Candangos, da Faculdade de Educação da UNB.
O evento é iniciativa do Laboratório Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Informática e Educação da FE/UNB. Tem por objetivo analisar o impacto dos novos meios de informação e comunicação na produção de informações, notícias e conhecimentos. A pauta tem tudo a ver como livro. Serão debatedores: o jornalista Hugo Costa, secretário de comunicação social da UnB; o promoter e blogueiro Tiago Correia; a jornalista Dadi Squarisi, doCorreio Brasiliense; a professora Mariana Letti, da Secretaria de Educação do DF; além do autor do livro; e atuando como mediador Gilberto Lacerda Sant os, professor associado da Faculdade de Educação da UnB e coordenador do Ábaco. Os autógrafos ocorrerão logo após o encerramento do evento, a partir das 18h, na Livraria Hildebrando, localizado no hall do auditório.
Livro
Cemitério dos elefantes, originariamente tese de mestrado em Ciências Políticas defendida por Garschagen no Centro Universitário Unieuro, aborda a evolução histórica do jornalismo brasileiro, a começar pela liberdade de imprensa. Mostra que o atrelamento da mídia ao Estado, em termos publicitários, além de limitar o conteúdo dos veículos, tem levado ao fechamento de vários deles, sempre que a “mina”, por interesses políticos, seca. Outra crise, mais recente, é o advento da internet, com a notícia em tempo real – concorrência que também contribui para enxugar o número de veículos impressos, incentivando o pensamento único e reduzindo o mercado de trabalho. Os grandes expulsos dele são os profissionais mais experientes, substituídos pelos mais jovens, em nome de mais agilidade e menores custos.
 O autor
Sergio Garschagen tem 30 anos de dedicação ao jornalismo, dos quais boa parte exercita em Brasília, onde se formou em Comunicação e fez mestrado em Ciências Políticas. Atuou na Gazeta Mercantil, em O Globo e no Jornal de Brasília, assim como nas assessorias de imprensa do Ministério do Planejamento e Orçamento e do Banco Central do Brasil. Com o selo da BOOKLINK, o livro foi editado pelos jornalistas e editores Glauco de Oliveira e Bruno Torres Paraiso, com prefácio do experiente jornalista Valério Fabris, que hoje preside, em Belo Horizonte, a Rádio Inconfidência, do governo de Minas Gerais.

Nenhum comentário: