Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ipea: banda larga custa dez vezes mais no Brasil

Em 2009, o brasileiro gastava, proporcionalmente à renda per capita, dez vezes mais que os habitantes dos países desenvolvidos para ter banda larga. Essa é uma das informações do Comunicado n° 46 do Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas - Ipea, que será divulgado na segunda-feira 26, às 14h30 em Brasília, em coletiva online transmitida para todo o Brasil.
O estudo foi feito pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset) do Ipea. Intitulado Análise e recomendações para as políticas públicas de massificação de acesso à internet em banda larga, o comunicado avalia a defasagem brasileira no setor e faz recomendações sobre as políticas para de massificar esse tipo de acesso.
Para fazer o diagnóstico da penetração de banda larga fixa, foram utilizados dados por estado, porte do município, localização (urbana e rural) e faixa de renda, além de informações sobre concentração de mercado e situação internacional do acesso à internet em banda larga.
Os dados são da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) 2008, do IBGE; do Sistema de Coleta de Informações (Sici), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); da União Internacional de Telecomunicações (UIT); e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
As recomendações sobre políticas voltadas para a massificação do acesso em banda larga dizem respeito à redução das lacunas de mercado e de acesso; redução da carga tributária e dos custos dos investimentos; e redução da defasagem tecnológica e da lacuna de velocidade de acesso à internet em banda larga.
A apresentação será feita pelos técnicos Luis Kubota e Rodrigo Abdalla, da Diset.
Haverá transmissão online pelos sites http://www.ipea.gov.br/ e https://webmail.ipea.gov.br/owa/redir.aspx?C=33d030a52fe44710bc91ad61884409e4&URL=http%3a%2f%2fwww.agencia.ipea.gov.br. Jornalistas interessados podem participar da coletiva online e ter as perguntas respondidas ao vivo.

Nenhum comentário: