Caros leitores e leitoras.

sábado, 17 de abril de 2010

Diploma: estados e municípios buscam garatir exigência em nível regional

De O Jornalista

O volume de cidades e Estados que estão definindo em leis regionais a exigência de diploma para o exercício da atividade jornalística no setor público é crescente. Natal é a segunda capital brasileira a instituir a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo, para o exercício de cargos privativos de jornalistas no serviço público municipal. A prefeita de Natal, Micarla de Souza (PV), sancionou na última terça-feira (13/4) o projeto de lei do vereador Edivan Martins (PV), com a exigência. Pioneira, Maceió promulgou lei no mesmo sentido no Dia do Jornalista, 7 de abril.
Veja a seguir um levantamento das iniciativas já tomadas:

Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, a Assembleia Legislativa já aprovou projeto de lei do deputado estadual Pedro Teruel (PT) que prevê a exigência da formação superior específica para a contratação de jornalistas e assessores de imprensa nos Poderes Executivo e Legislativo estaduais.

Campo Grande

Também com objetivo de estabelecer a obrigatoriedade de Diploma de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo no âmbito do município de Campo Grande (MS), o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi (PMDB), deu entrada no Projeto de Lei nº 6.821/2010.

Piracicaba

Em Piracicaba (SP), o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) protocolou projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de diploma de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, para o exercício da profissão de Jornalista ou Assessor de Imprensa em todo o setor público municipal.

Alagoas

A lei municipal de Maceió foi promulgada pela Câmara Municipal, pois a prefeitura preferiiu não se posicionar durante o período de 15 dias em que cabe ao mandatário municipal vetar ou sancionar novas leis.
Em termos estaduais, o deputado Judson Cabral (PT) anunciou no plenário da Assembléia Legislativa de Alagoas que vai apresentar um projeto de lei exigindo o diploma de jornalista nas contratações do Executivo e Legislativo.

Rio Grande do Sul

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade projeto de lei instituindo a obrigatoriedade do diploma no setor público. Na contramão dos representantes do povo gaúcho, a governadora Yeda Crusius (PSDB) vetou a proposta. O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul repudiou a atitude e afirmou em Nota Oficial: "Ao usar os argumentos da suprema corte, a senhora governadora comete os mesmos erros e autoriza qualquer pessoa a ingressar em um cargo público sem as devidas qualificações, e até mesmo analfabeto". Os deputados gaúchos irão avaliar o veto e devem derrubá-lo.

Nenhum comentário: