Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

DF: Orlando Brito na edição especial da Cozinha Fotográfica

Um dos principais expoentes do fotojornalismo brasileiro, Orlando Brito estará apresentando seu trabalho, sua trajetória profissional, suas técnicas e contado causos da profissão na edição especial da Cozinha Fotográfica, que acontece nesta segunda-feira 30/5, às 20h, no auditório do Sindicato dos Jornalistas do DF, localizado no Setor Gráfico, ao lado do Correio Braziliense.
Orlando Brito é um dos mais experientes repórteres fotográficos do país que ostenta no currículo mais de 50 anos de cobertura dos governantes em Brasília, além do privilégio de ter clicado todos os presidentes da República, desde 1964.
Nessa edição, Orlando irá falar da fotografia como forma de expressão que navega de maneira independente pela comunicação, pelo jornalismo e pela arte. 
A linha da apresentação é temporal e estará ligada diretamente com o processo de vida dele. Será uma exposição da sua trajetória pessoal e como o fotojornalismo contribuiu na sua história.
Destinada a profissionais e estudantes de Comunicação, a Cozinha Fotográfica é aberta gratuitamente a todos os interessados. Imperdível para o público amante de Jornalismo e fotografia. .
 Veja aqui o vídeo convite que Orlando Brito faz a você

Cozinha Fotográfica
Criada em 1993, pelo fotojornalista Ivaldo Cavalcante, então diretor do Sindicato dos Jornalistas do DF e Coordenador da Comissão do Repórter-fotográfico de Brasília, a Cozinha fotográfica é um dos projetos mais tradicionais e de maior destaque de Brasília, no mundo das imagens.
Nesses 23 anos passaram por ela renomados profissionais da fotografia do Brasil e do exterior. Direcionada inicialmente aos repórteres fotográficos, profissionais e estudantes da área de Comunicação, a Cozinha Fotográfica, atualmente coordenada pelo fotojornalista Alan Marques, abriu suas portas e, em 2014,recebeu  alunos do ensino fundamental.
O objetivo da Cozinha fotográfica é mostrar o trabalho de fotojornalistas do DF como forma de incentivar o debate sobre fotografia e os desafios enfrentados por esses profissionais. Temas como direitos autorais, manipulação de imagem, novas tecnologias, dificuldades e desafios para a realização dos trabalhos são alguns pontos abordados durante as discussões.

Quem é Orlando Brito
Orlando Brito nasceu em 8 de fevereiro de 1950, em Minas Gerais. Chegou a Brasília ainda menino, no início da construção da nova capital do Brasil, no finalzinho de 1956. Seu trabalho abrange os temas da política e da economia, questões sociais, da vida urbana e do interior, terras, índios, esportes e, enfim, todos os assuntos Fez inúmeras viagens por mais de 60 países, em coberturas presidenciais, papais e esportivas, como copas do mundo e jogos olímpicos.
De 1968 a 1982, trabalhou no jornal O Globo. Depois, transferiu-se para a Veja, onde ficou por 16 anos e, em São Paulo, foi editor de fotografia da revista. Foi também editor de fotografia do Jornal do Brasil, no Rio, em 1988 e 1989. Atualmente dirige sua própria agência de notícias, a ObritoNews. Ministra cursos, workshops para grupos em empresas e aulas em universidades, faculdades e escolas de comunicação e jornalismo.
“Corpo e Alma” é seu mais recente livro, lançado em dezembro de 2006. Além dele, o fotógrafo Orlando Brito lançou quatro outros livros de fotografia, intitulados “Perfil do Poder” (1982), “Senhoras e Senhores” (1992), “Poder, Glória e Solidão” (2002) e “Iluminada Capital” (2003) e está presente em mais de de 30 outros, coletivos. Atualmente trabalha em três outros livros, simultaneamente.
Mereceu o prêmio World Press Photo do Museu Van Gogh, de Amsterdã, na Holanda, em 1979. Por onze vezes recebeu o Prêmio Abril de Fotografia, inclusive o de Hors-Concours. Mereceu a distinta Bolsa de Fotografia da Fundação Vitae, de São Paulo, em 1991. 
Prêmios de Aquisição da I Bienal de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo-MASP e da Bienal Internacional de Fotografia de Curitiba. Tem fotografias no acervo de colecionadores institucionais e privados. Exemplo são a Coleção Pirelli, do Museu de Arte de São Paulo-MASP; o Museu de Arte Moderna-MAN, do Rio de São Paulo; o Instituto Moreira Salles; a Enciclopédia de Artes Visuais do Instituto Cultural Itaú. E, ainda no Museu Georges Pompidou, em Paris.

Fez várias exposições individuais, inclusive “Um Sonho Intenso”, apresentada no MASP, em São Paulo; no Museu da República, situado no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro; No Teatro Nacional de Brasília e em várias outras capitais brasileiras. Na sede Federação das Indústrias, em Belo Horizonte, bem como na galeria da Caixa, em Curitiba, apresentou “Fotografia é História”. Participou de mais de quarenta exibições coletivas no Brasil e no exterior: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Madri, Lisboa, Basiléia, Buenos Aires, México e várias outras cidades.

SERVIÇO:
Cozinha Fotográfica com Orlando Brito.
Entrada Franca, mas com limite de até 100 participantes, pela ordem de chegada
Local: Sindicato dos JornalistasProfissionais do DF
SIG Quadra 2, lotes 420/430/440, 70610-420 Brasília
Dia: 30/5, às  20h 

Nenhum comentário: