Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Mídia perdeu noção de certo e errado, diz Franklin

Por Sylvio Costa e Eduardo Militão do Congresso em Foco

Em entrevista à TV Congresso em Foco, ministro-chefe da Secom critica cobertura da imprensa e fala de "má vontade" com o governo Lula, apesar dos 80% de aprovação popular

Nos últimos anos a imprensa brasileira adquiriu “um viés muito partidarizado”. Teve má vontade com o governo Lula, movida por “interesse político”. Agiu, vez por outra, em dobradinha com a oposição. Em alguns momentos, perdeu “a noção do que é certo e do que é errado” e intoxicou o leitor com “jornalismo da pior qualidade”. Agora, precisa com urgência recuperar a credibilidade.

Todas essas opiniões são de Franklin Martins, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) até o próximo dia 31. No cargo, que ocupou durante todo o segundo mandato de Lula, Franklin tornou-se um dos mais influentes membros do governo e alvo eventual de ataques da oposição e de parte da imprensa. Os mais recentes, relacionados com os debates – que ele estimulou e capitaneou – com vistas à adoção de um novo marco regulatório na área de comunicações. Há quem qualifique como tentativa de censura a proposta de regulamentação que ele deixará para o novo governo, interpretação que o ministro repudia com veemência.


Ao receber a equipe da TV Congresso em Foco em seu gabinete no Palácio do Planalto, no chuvoso fim de tarde da última segunda-feira, Franklin Martins falou durante 30 minutos e foi duro ao analisar a imprensa que viu “do lado de lá” do balcão. Ele usou números para apontar quem tem razão no embate entre setores da mídia e o governo Lula. “O governo terminou com aprovação de 80%. Lula, 87%. E os jornais estão vendendo menos do que vendiam antes”, disse.

Para ler e assistir ao resto desta entrevista, clique aqui

Nenhum comentário: