Por James Breiner
As duas medições de tráfego mais importantes para empreendedores jornalísticos não são os visitantes únicos e page views. Esses números podem enganá-lo. Eles contam as pessoas que chegam ao seu site por acidente ou pesquisa, olham para uma página e saem.
Como disse Ken Doctor de forma tão eloquente:
"Visitantes únicos são uma ótima contagem burra. Como já observei, é como se no mundo da imprensa contássemos o assinante diário, que consome cinco horas por mês de uma publicação de notícias, da mesma forma que alguém que estando em um canto da cidade num dia de vento pega uma folha de papel do jornal voando quando levanta a mão para chamar um táxi."
Por outro lado, as duas medidas que devem realmente importar para você são:
- Engajamento: quanto tempo o visitante fica no seu site por visita e quantas páginas ele vê.
- Lealdade: quantas vezes ele retorna por dia, semana ou mês.
A maioria dos visitantes do seu site passa voando. Isso é verdade mesmo para os sites de notícias mais conhecidos. O Project for Excellence in Journalism do Pew Research Center estudou os 25 sites jornalísticos mais populares e descobriu que 77 por cento do seu tráfego veio de usuários que visitaram apenas uma ou duas vezes por mês. Apenas 7 por cento era dos chamados usuários avançados que visitam mais de 10 vezes por mês.
Os usuários com alto engajamento e alta fidelidade (usuários avançados) são importantes de identificar, porque são os mais propensos a pagar por serviços premium, comprar ingressos para seus eventos, apoiar seus anunciantes e recomendar você para outros. Estes são os seus clientes verdadeiros e não os visitantes passageiros.
Uma descoberta preocupante
Então, fiquei surpreso ao perceber recentemente que o Google Analytics conta menos o envolvimento do leitor por causa da maneira como calcula o bounce rate (ou taxa de rejeição)--mais especificamente, a duração de uma visita de retorno. (A rejeição é uma visita em que o visitante vê uma página e sai sem realizar nenhuma outra ação na página.)
Veja como funciona: Digamos que você tuita um link para seu site ou posta o link no Facebook. Alguém clica no link, chega ao seu site, olha para a página recomendada e não clica em nada ou realiza qualquer outra ação. Mesmo que leia a página inteira, o Google conta o tempo gasto como zero.
Você não acredita em mim? Então citarei o Google:
"Como as visitas de rejeição apenas consistem em uma interação, o Google Analytics não tem uma segunda interação para usar como o cálculo da duração ou tempo de visita na página. Estas visitas, e a olhada em uma página incluída na visita, são designadas como duração de visita e tempo na página de zero."
Uau. Eu posso ver agora por que tantas visitas aos meus blogs são medidas pelo Google Analytics como durando apenas 0 a 10 segundos no relatório do engajamento.
Considere o exemplo abaixo de um relatório do Google Analytics sobre o engajamento em um site cultural. Este site especializado em jornalismo de formato longo em que o visitante pode facilmente clicar em um longo artigo, lê-lo na íntegra e sair sem realizar qualquer outra ação. Essa visita seria contado como um bounce e a duração da visita seria medida como duração de 0 segundos.
O gráfico acima mostra que 79% das visitas ao site são medidos como duração de 0 a 10 segundos. Quantos desses foram "visitas de rejeição" que duraram mais tempo? Nós não sabemos. Mas, certamente, alguns duraram. Assim, o verdadeiro nível de envolvimento do usuário deve ser maior do que o que é mostrado no relatório do Google Analytics.
Agora eu entendo porque, quando eu examino a fundo os detalhes de meus relatórios de tráfego para olhar as diferenças pequenas entre visitantes (digamos, os leitores de um artigo específico de um país em um determinado dia ), o tempo total gasto por quatro ou cinco visitantes pode ser igual a zero.
Ainda útil
O que isto significa para você é que o primeiro segmento sobre a duração das visitas no relatório do engajamento --visitas de 0 a 10 segundos-- não é muito útil para você. No entanto, os outros segmentos de duração do relatório ainda são úteis. Eles fornecem uma ideia da porcentagem de usuários que estão gastando um tempo significativo por visita em seu conteúdo. Você pode acompanhar a mudança nos percentuais ao longo do tempo para ver se você está melhorando em prender a atenção dos usuários.
Como blogueiro, é um consolo saber que algumas dessas visitas na categoria de 0-10 segundos podem na verdade ter durado mais tempo. Quanto tempo mais? Eu não sei. Então, vou me concentrar em outros segmentos de duração desse relatório e trabalhar para aumentar o engajamento dos usuários nesses segmentos.
Se você quiser ir mais a fundo nesse tópico de como o Google Analytics calcula tempo, confira este blog de Justin Cutroni do Google.
Este artigo foi publicado originalmente no blog News Entrepreneurs.e traduzido para a IJNet com permissão.
James Breiner é consultor em jornalismo online e liderança. Foi co-diretor do Global Business Journalism Program na Universidade Tsinghua e bolsista do programa Knight International Journalism Fellow, tendo lançado e dirigido o Centro de Periodismo Digital na Universidade de Guadalajara. Visite seus sites News Entrepreneurs e Periodismo Emprendedor en Iberoamérica e siga-o no Twitter.
Imagem cortesia de dalechumbley no Flickr sob licença; segunda imagem de James Breiner
Nenhum comentário:
Postar um comentário