Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

A mídia e os protestos do Brasil”: pauta do “Jornalismo em Debate”, na Rádio Ponto UFSC

Cartaz afixado em praça pública pelo
movimento dos professores do Acre.
Foto de Chico Sant'Anna
Por Mateus Boaventura, acadêmico de Jornalismo da UFSC
A quarta e última edição, neste semestre, do programa “Jornalismo em Debate” discute a mídia e os protestos que sacudiram o Brasil no último mês. O programa vai ao ar, ao vivo, nesta terça-feira, 16 de julho, a partir das 16h, pela Rádio Ponto UFSC - www.radio.ufsc.br. Também fica disponível em nosso site para acesso a qualquer momento e é retransmitido pela Rádio Joinville Cultural FM.
O mês de junho foi marcado pelas manifestações que levaram mais de um milhão de pessoas às ruas em aproximadamente 350 cidades brasileiras. Por isso, o “Jornalismo em Debate” coloca em pauta a reflexão sobre como os protestos foram informados e tratados nos meios de comunicação nacionais. A mídia conseguiu informar o público com responsabilidade, pluralidade e respeitando os princípios das liberdades de imprensa e expressão? Por que a imprensa foi hostilizada nas ruas, tanto pelas forças policiais quanto pelos manifestantes? As agressões tinham como alvo mesmo os jornalistas ou as empresas de comunicação? Que lições o Jornalismo, seus profissionais e as mídias devem tirar do “junho de 2013”?
Para discutir estas e outras questões relativas ao tema, estarão no estúdio da Rádio Ponto o coordenador de Jornalismo e Esporte da rádio CBN Diário de Florianópolis Carlos Alberto Ferreira, o diretor de Relações Institucionais da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e de sindicalização e registro do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Sérgio Murillo de Andrade, e os professores do Curso de Jornalismo da UFSC Antônio Brasil e Samuel Lima. A produção do programa está em contato e aguardando confirmação de outros convidados especialistas no tema.
O “Jornalismo em Debate”, que discute a cobertura da mídia nos protestos de junho pelo país, vai ao ar ao vivo nesta terça feira, dia 16 de julho, das 16h até as 17h30min.
O programa é transmitido pela Rádio Ponto UFSC - www.radio.ufsc.br - e em rede pela Rádio Joinville Cultural 105.1 FM, emissora pública deste município do norte catarinense. Os ouvintes podem interagir enviando perguntas e questionamentos para o e-mail jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twitter @radioponto.
Neste semestre, o “Jornalismo em Debate” passou a ser transmitido mensalmente, produzido por estudantes do Curso de Jornalismo da UFSC, e orientados pela professora Valci Zuculoto. O programa, mediado pelo professor Áureo Moraes, integra a Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Universidade e a Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina - SJSC.
Desde a estreia, em abril de 2011, foram discutidos temas como corrupção no futebol, crise econômica mundial, coberturas sobre educação, de tragédias como a do Realengo, de questões do gênero feminino, da homofobia, da função das redes sociais, a cobertura esportiva como jornalismo ou entretenimento, entre outros assuntos que estão na pauta diária da imprensa. No site da Rádio Ponto (www.radio.ufsc.br) é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de “Jornalismo em Debate”. E não esqueçam que os ouvintes e internautas podem participar, antes e durante o programa, encaminhando perguntas pelo e-mail:jornalismoemdebateufsc@gmail.com ou pelo twitter @radioponto.
Mais sobre os debatedores já confirmados desta edição:
Antônio Brasil - É professor do curso de Jornalismo da UFSC. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, já foi correspondente em Londres pela TV Globo. Também foi o criador dos projetos Telejornal e TV UERJ Online e ganhou o prêmio Luiz Beltrão para Grupo Inovador em 2002 pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). É líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTELE). 
Carlos Alberto Ferreira - Jornalista profissional formado em economia pela UFSC e pós-graduado em gestão de pessoas na mesma universidade. Tem 36 anos de carreira na área de comunicação. Trabalhou nos Diários Associados de Assis Chateaubriand, Jornal de Santa Catarina, Jornal A Notícia, correspondente em Florianópolis da Revista Placar, na diretoria da Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina,  Assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e da antiga Secretaria de Habitação, hoje Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação. Também atuou como Editor-executivo no Jornal O Estado e foi chefe de reportagem na RBS TV. Atualmente é coordenador de Jornalismo e Esporte da Rádio CBN Diário. 
Samuel Lima - Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, é mestre e doutor em Engenharia de Produção pela mesma universidade e, atualmente, professor da Universidade de Brasília (UnB). Hoje, atua como professor visitante do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (JOR/UFSC) e pesquisador do Observatório de Ética Jornalística (objETHOS). Foi docente e coordenador do Curso de Jornalismo da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, em Joinville (SC). É co-autor do livro Perfil do Jornalista Brasileiro: características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico, lançado neste ano.
Sérgio Murillo de Andrade - Jornalista  formado  pela  UFSC  em  1984.  Atual  diretor  de Relações Institucionais da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e de sindicalização e registro profissional do Sindicato  de  Santa  Catarina (SJSC). Já  foi  presidente, por duas gestões,  do mesmo SJSC  e  também  da  FENAJ. Trabalhou  no Diário Catarinense e Gazeta Mercantil,  foi  correspondente  do Diário do Sul e  atuou como  freelancer de  diversas  publicações  nacionais.  Coordenou  a  comunicação  de  campanhas  eleitorais em Santa  Catarina.  Foi  assessor  de  imprensa  no  serviço  público  e  empresarial  e  professor  de jornalismo. Atualmente é assessor de vereador na Câmara Municipal de Florianópolis e editor da Quorum Comunicação.

Nenhum comentário: