Caros leitores e leitoras.

domingo, 28 de julho de 2013

Concurso da UnB selecionará dois jornalistas

No concurso, duas vagas serão oferecidas para jornalistas

que atuarão na divulgação das atividades da UnB.
Foto: Agência UnB
A Universidade de Brasília-UnB abre no dia 5 de agosto as inscrições ao concurso público para seleção de servidor técnico-administrativos. Dentre as diversas funções desejadas, haverá oferta de vagas para jornalistas noseu quadro de pessoal. São duas vagas e o salário inicial é de R$ 3.138,70. 
As provas acontecem no dia 13 de outubro de 2013, no turno da manhã. Os candidatos deverão possuir diploma de conclusão de curso superior em Jornalismo ou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e registro profissional. Os aprovados poderão trabalhar em qualquer setor da FundaçãoUniversidade de Brasília - FUB e o edital fixas as seguintes atividades a serem desempenhadas:

  • Recolher, redigir, registrar, por meio de imagens e de sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos;
  • Fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.


O Edital define também o conteúdo da prova, que demandará conhecimento que não são concernentes às atividades Jornalísticas, mas sim de Relações Públicas, como a organização de eventos e pesquisa de opinião pública. Confira:

  1. Teoria da comunicação: principais escolas e pensadores. 
  2. Papel social da Comunicação. 
  3. Código de Ética do Jornalista. 
  4. Regulamentação da profissão. 
  5. Constituição Brasileira (Título VIII, capítulo V e suas alterações). 
  6. Opinião pública (pesquisa e segmentação de públicos). 
  7. Organização de eventos. 
  8. Técnicas jornalísticas. 
  9. Critérios de definição e elaboração da notícia. 
  10. Gêneros textuais (reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em texto e imagem). 
  11. Critérios de seleção da notícia (redação e edição). 
  12. Produção gráfica (tipologia e medida de caracteres, justificação, mancha gráfica e margens, diagramação e retrancagem, composição e impressão, preparação de originais, planejamento editorial, ilustrações, cores e técnicas de impressão). 
  13. Produção, elaboração e edição da notícia no Rádio e na TV. 
  14. Temas emergentes da Comunicação: novas mídias (wiki, blog, podcasts, twiter), comunicação on-line, portal corporativo.


Até às 23 horas e 59 minutos do dia 26/08, pelo o horário oficial de Brasília/DF, será admitida a inscrição, somente via internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/FUB_2013 ,
Mais informações, clique aqui.

Nenhum comentário: