Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Publicidade: Anúncios na web crescem na Alemanha

Por Tatiana Lemos, do Brasil Alemanha News

Mídia online recebeu um volume 13% maior de anúncios em 2010 e saiu ilesa da crise. No entanto, TV ainda domina o mercado

Embora represente apenas 5% do mercado publicitário na Alemanha, a internet foi uma das mídias que mais recebeu anúncios no ano passado. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica de Colônia (IW Köln) revela que, mesmo no ano de crise, em 2009, a web foi a única que registrou aumento de receita. Em 2010, a expansão foi de 13%, totalizando € 861 milhões.

Mas a televisão continua sendo o principal destino de anúncios no país (21%). Essa mídia recebeu € 4 bilhões em anúncios no ano passado - um crescimento 8,6% ante 2009. Se comparado ao desempenho da internet, entretanto, o crescimento foi menor.

Enquanto a TV manteve o seu crescimento, mesmo que com desaceleração, os anúncios em jornais foram os mais prejudicados. Nos últimos seis anos, os veículos impressos viram sua participação no mercado publicitário cair de 23% para 19%.

O estudo ressalta que a internet é a plataforma com maior potencial de crescimento para os anunciantes, pois o surgimento cada vez mais frequente de negócios na web alimentam o mercado de anúncios online. Nos últimos quatro anos, os sites de busca de voos, portais de viagem e outros serviços online passaram da 12ª posição para a 7ª posição entre os segmentos mais atrativos para publicidade na Alemanha.

Ainda assim, a indústria publicitária alemã não tem conseguido alcançar os resultados das décadas anteriores, e cresce abaixo dos índices da economia. A razão para este fato, segundo o IW, é que a economia alemã é essencialmente exportadora, o que diminui a relevância da publicidade interna.

Uma pesquisa mostrou que apenas 44% dos alemães consideravam a publicidade útil em 2005. Atualmente, esse índice está um pouco melhor - passou para 61%.

Nenhum comentário: