Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Livro: sai a 2ª edição de Pluralismo, Concentração e Regulação dos Media

Editada em Portugal, acaba de sair a 2ª edição da obra Pluralismo, Concentração e Regulação dos Media, coordenada por Paulo Faustino. O autor tem divulgado alguns dos seus trabalhos no Brasil, em várias iniciativas de grande sucesso.

Com o advento da nova geração de media, as palavras de ordem são interactividade, diferenciação do produto, aproveitamento de nichos de mercado, fragmentação de audiências, informação ubíqua, cultura do gratuito e publicidade dirigida. Na sua maioria, estas realidades são completamente novas em relação aos mercados dos meios ditos tradicionais e, inevitavelmente, este processo de mudança acelerada tem sido acompanhado por incertezas muito acentuadas quanto à configuração da futura geração de mercados de media e às consequências destas mutações.

Face à necessidade de difundir pontos de vista diversificados na sociedade, a promoção do pluralismo de ideias por parte dos media torna-se condição sine qua non de um adequado funcionamento das sociedades democráticas. Dadas as relações estreitas entre concentração e pluralismo de ideias, a tendência para a concentração crescente tem sido encarada como um indicador de evolução desfavorável em matéria de pluralismo.

Este livro apresenta uma reflexão, à luz de possíveis cenários futuros, acerca da actividade empresarial dos media, analisando e relacionando entre si os impactos das novas tecnologias ao nível das dinâmicas do mercado dos media: desafios de gestão, tendências de negócio e pluralismo de informação.

Nenhum comentário: