Do Jornalista & Cia
Pesquisa conduzida de 10/3 a 6/4 passado com fontes empresariais pelo Instituto Máquina de Pesquisa, departamento do Grupo Máquina PR, apontou que jornais e revistas seguem como
as principais fontes de informação para executivos, mas que mudou a forma de acessar seus conteúdos.
Na pesquisa anterior, de 2008, mídia impressa representava 56% da preferência como principal fonte de informação. Em 2011, essa fatia recuou para 36%. Porém, se combinadas as versões impressa e online do conteúdo de jornais e revistas, a soma totaliza 64,8%. A média ponderada das respostas indica que os executivos hoje acessam o conteúdo cada vez mais por meios eletrônicos (tablet, aparelho celular, computador) e menos pela versão impressa, embora essa
ainda seja a forma mais comum de acompanhar as reportagens de revistas e jornais.
Segundo o levantamento da Máquina PR, sites noticiosos e jornais têm o maior índice de acompanhamento diário, sobrepujando até a televisão e o rádio no público pesquisado. Profundidade nos temas retratados e matérias de interesse do seu público justificam a preferência dos entrevistados pelos seus veículos favoritos.
Outros resultados significativos foram:
• o meio jornal é o que tem a maior nota de credibilidade (3,9); mídias sociais, a menor (2,5)
• a Folha de S.Paulo foi eleita o jornal mais influente pelos empresários
• CBN (rádio), Jornal Nacional (noticiário de tevê), G1 (internet) e Exame (revista) lideraram em seus segmentos
• assuntos políticos e econômicos são os de maior interesse dos executivos; Olimpíadas/Copa e
Congresso, os de menor interesse.
O questionário da pesquisa, denominada Impacto das Mídias, foi respondido por 262 porta-vozes de 94 empresas de 23 setores da economia brasileira, presentes em todos os Estados da Federação.
A amostragem incluiu cargos de executivos, gerentes, diretores, presidentes, CEOs, num universo conhecido como “tomadores de decisão”. Com esse levantamento, o terceiro que realiza, o Grupo Máquina pretende revalidar os pesos adotados em seus principais
instrumentos de análise conjuntural de desempenho de grupos empresariais e públicos na imprensa e na defesa de marcas e gestão.
Segundo Marcelo Diego, diretor do Instituto Máquina de Pesquisa, até o final da semana entrará na rede o hotsite do instituto em que esta e outras pesquisas estarão disponíveis para consulta.
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