Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Personagens infantis da TV Cultura vão reformar as aulas na rede paulistana de ensino

Da Maxpress


Material, com "cara" de São Paulo, será distribuído para alunos e professores do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, em 550 escolas Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Fundação Padre Anchieta - TV Cultura desenvolveu um kit de apoio ao aprendizado com livros, CDs, e DVDs, que será distribuído, a partir de março, para alunos e professores do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, em 550 escolas da capital.
Serão distribuídos 2 milhões e 800 mil exemplares, além dos CDs (só para o professor), contabilizando 700 toneladas de livros. O material está dividido em nove títulos de Língua Portuguesa e nove de Matemática, tanto para alunos como para professores, num total de 36 livros (divididos em dois volumes cada um), perfazendo 72 obras.
Utilizando a expertise da TV Cultura, a FPA produziu programas específicos para os DVDs. O infantil Cocoricó, um dos grandes sucessos da emissora, tem roteiro especial com o garoto Júlio e toda a turma do paiol ensinando Matemática para as crianças. Também em Língua Portuguesa, há vídeos com produção específica e outros pertencentes ao próprio acervo da TV Cultura.
Segundo o professor Fernando Almeida, vice-presidente da FPA e coordenador do Núcleo Cultura Educação, "trata-se da contribuição da Fundação, a partir das demandas da SME, cuidadosamente desenhadas por elas para a qualidade do ensino e aprendizagem da rede pública, afinal cultura é educação".
Todo esse material será utilizado para as atividades em salas de aula, duas vezes por semana, durante todo o ano de 2010. O foco é auxiliar na aprendizagem curricular bem como contribuir para melhor desempenho nas provas São Paulo de Brasil.

A cara de São Paulo
O material traz como marca o aspecto urbano, com a cara da cidade de São Paulo. O conteúdo é bem atualizado e utiliza como recurso situações reais vividas pelos alunos. Mas, na concepção geral, houve um cuidado com a apresentação de notícias do momento mescladas aos temas de literatura e cultura tradicionais. Este é o primeiro projeto editorial da FPA que envolve diretamente o ensino formal. Há outros trabalhos na área da educação que já são produzidos pelo Núcleo Cultura Educação da Fundação. Para o Centro Paula Souza, são 33 publicações para a área técnica, de diferentes tipos; e para a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, são 20 livros para o ensino profissionalizante, todos com DVDs.

Nenhum comentário: