Caros leitores e leitoras.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Dono da Dell compra arquivo fotográfico da Magnum para ser exposto na Universidade do Texas

Do blog de notícias Jornalismo nas Américas

A Magnum Photos, uma cooperativa de alguns dos fotógrafos mais importantes do mundo, vendeu o seu arquivo de fotos de papel em Nova York a uma empresa de investimentos de propriedade de Michael Dell, fundador da Dell Computer. Ele cedeu a administração das fotos à Universidade do Texas em Austin.
A coleção de mais de 180 mil fotos impressas contém imagens de guerra; eventos mundiais; acontecimentos religiosos e sociales; celebridades; e retratos da vida familiar do século XX. O arquivo será preservado, catalogado e colocado à disposição do público no Centro Harry Ransom da Universidade do Texas em Austin, cuja coleção fotográfica inclui a primeira foto do mundo. (Veja aqui imagens da chegada da coleção).
O valor da transação não foi revelado, mas o arquivo segurado em mais de 100 milhões de dólares, informou a Bloomberg sem citar fontes.
A venda pode ajudar a Magnum a garantir o seu futuro, escreve Chris Lefkow, da AFP. “A venda fornece um suspiro à Magnum, que há muito tempo busca um nicho na nova era das comunicações digitais, onde enfreta os bancos imagens da internet e os orçamentos cada vez mais reduzidos das revistas e dos jornais”, explica.

Nenhum comentário: