Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Lusofonia: Bandeirantes tira do ar programa de fado

Do portal Portugal Digital

O programa de rádio Joaquim Pimentel, criado em 1942 pelo poeta, fadista, actor e radialista português com o mesmo nome, e que vinha sendo transmitido pela Rádio Bandeirantes desde 1978, vai terminar, segundo o blog "Mundo Fado", transformando-se no quarto programa radiofónico de inspiração portuguesa que termina no Brasil neste início do ano.
O programa começou as suas emissões na Rádio Vera Cruz, em 17 de Outubro de 1942. e , desde a morte do seu fundador, em 1978, era transmitido pela Radio Bandeirantes do Rio de Janeiro, sempre aos domingos. Este ano, que marca o centenário do nascimento de Joaquim Pimentel, o programa completaria 68 anos. A última edição deverá ser difundida no próximo domingo.
Joaquim Pimentel, natural da cidade do Porto, escreveu sucessos como "Só Nós Dois" gravados por grandes nomes da música portuguesa como Tony de Matos e também do Brasil como Angela Maria, Nelson Gonçalves, Fafá de Belém, entre outros, lembra o "Mundo Fado".
"O fim do programa Joaquim Pimentel é um marco lamentável, que nos mostra que a verdade é que cultura portuguesa no Brasil está agonizante. O pior e mais vergonhoso é que o programa termina por falta de patrocínio", apontam ainda os autores do blog (mundofado.blogspot.com).

3 comentários:

Anônimo disse...

Por que não procuraram o Abílio Diniz para patrociná-lo??

Chico Sant'Anna disse...

Oi anônimo, qdo voltar a nos visitar se apresente. Acho que vc tem razao, programa de rádio nao é caro e se a rádio Band desejasse encontraria um patrocinador.
Parafraseando o fado, creio que os reais motivos da retirada do ar do programa a Band "nem às paredes confessa".

Cláudia Tulimoschi disse...

Olá amigos, e vocês acham mesmo que não procuraram? Não foi falta de ir atrás não, é pouco caso mesmo. Várias empresas. Preferem patrocinar qualquer coisa menos música portuguesa. Negam as próprias origens.