Com base no Tela Viva News
Sinal da evolução tecnológica e da crise econômica. O Brasil fechou o ano de 2015 com menos assinantes de TV paga e também de telefonia fixa.
Em 2015 foram desativados 1,45 milhão de linhas fixas. As maiores perdas vêm das
concessionárias, que desativaram no ano 1,78 milhão de acessos, contra um
saldo positivo de 330 mil linhas das autorizadas.
Mas as
empresas autorizadas também perderam assinantes no segundo semestre. Entre
novembro e dezembro de 2015, foram 93,2 mil linhas a menos e 152,7 mil desde
junho. A Telefônica foi a de pior desempenho em dezembro, entre as autorizadas,
e a Oi, entre as concessionárias. No ano, a Oi perdeu 1,33 milhão de acessos
fixos. A Telefônica perdeu 415 mil assinantes. A Algar cresceu cerca de 8 mil
assinantes em 2015.
Entre as
autorizadas, o grupo Telecom Americas (Claro/NET/Embratel) continua liderando
com 11,6 milhões de linhas. A Oi continua como a concessionária com maior
número de assinantes, com 14,9 milhões em dezembro. Em junho, o numero de linha
ativas da companhia era de 15,5 milhões.
Segundo a
Anatel, em dezembro eram contabilizados 859,1 mil orelhões e 177,2 mil de
assinaturas do telefone popular (Aice). A densidade do serviço – número de
acessos por grupo de cem habitantes – chegava a 21,24.
TV paga: queda de 2,8%, em 2015
As operadoras de TV por assinatura
perderam, no ano de 2015, um total de 535 mil assinantes, ou uma queda de 2,8%,
fechando dezembro com 19,05 milhões de acessos, segundo dados da Anatel
divulgados nesta sexta, 29. A queda anual acabou sendo menor do que o acumulado
dos últimos 12 meses registrados em novembro porque dezembro foi um pouco menos
ruim para o mercado (perda de 113 mil acessos, contra uma perda de 235 mil
acessos que havia sido registrada no ano anterior, e porque o mês de novembro
de 2014 havia sido especialmente ruim para o mercado, e agora este mês deixa de
entrar na conta de variação anual. De qualquer maneira, foi o primeiro ano em
que o mercado de TV por assinatura perdeu base desde 2002.O mês de dezembro foi positivo para as operadoras Net, que cresceu 28,8 mil clientes, para 7,165 milhões de acessos; para a Sky, que voltou a crescer em dezembro, acumulando 31,17 mil novos assinantes e chegando a 5,44 milhões de assinantes; e Oi, que cresceu 1,4 mil clientes e totalizou 1,168 milhão de assinantes. Quem mais perdeu base foi a Claro HDTV, que viu uma erosão de 113 mil clientes em dezembro, fechando o mês e o ano com 2,732 milhões de assinantes. Com isso, o grupo América Móvil (que inclui a Net) perdeu 92 mil assinantes no mês, totalizando 9,9 milhões de assinantes de TV paga.
Desempenho anual
A Net foi a operadora que mais cresceu em 2015. A expansão da operadora, segundo dados da Anatel, foi de 365 mil clientes, ou 5,3%. Já a Claro HDTV foi a que mais perdeu base no ano, com 650 mil assinantes a menos (uma queda de quase 20%). A Sky perdeu quase 200 mil assinantes em 2015 no Brasil, com uma retração de 3,6%, e a Oi perdeu 134 mil clientes, com uma queda de 10,4%. A GVT (hoje Vivo TV) cresceu 13,7%, ou 121 mil clientes, e a Vivo TV cresceu cerca de 2%, ou 15,22 mil clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário