Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mostra Senado Documento na Casa da Cultura da América Latina da UnB

Com o apoio da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL/DEX), e parceria do Museu Nacional da República e do Governo do Distrito Federal, será realizada entre os dias 5 e 9 de abril de 2011, pela TV Senado, a Mostra Senado Documento que integra as comemorações dos quinze anos da tevê, e tem por objetivo apresentar à comunidade os documentários que marcaram a trajetória da emissora. Literatura, História do Brasil, Arquitetura, Música e Antropologia são alguns dos temas tratados de forma aprofundada e atraente nos filmes que serão exibidos, durante cinco dias, no Museu Nacional da República.

Criada em 1996 com o objetivo de cobrir as atividades parlamentares do Senado Federal, a tevê hoje alcança todo o território nacional; permanece 24 horas no ar e tem um público potencial de 64 milhões de telespectadores. Entre os programas de sua grade estão os documentários, produções que resgatam fatos da vida política e social do Brasil.
O documentário, importante instrumento de conhecimento, amplia a capacidade do espectador de compreender a realidade à sua volta estimulando a reflexão. Tais características, associadas ao poder de mobilização social que tem a televisão, revelam o potencial do gênero para suscitar a discussão de temas de interesse da sociedade. Com essa perspectiva, a Mostra Senado Documento quer divulgar as produções do canal e discutir a realização de documentários no Brasil.

Local: Auditório II, do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, Setor Cultural Sul, Lote 2, térreo ( Esplanada dos Ministérios).
Entrada franca

PROGRAMAÇÃO:
DIA 5 DE ABRIL (TERÇA-FEIRA)
19 h - Cerimônia de Abertura
20h - NIEMEYER POR NIEMEYER. Direção de Deraldo Goulart (Distrito Federal), 2007, 32 minutos. O filme revela o pensamento de um dos homens mais admirados de seu tempo. Um Niemeyer trabalhador, generoso, artista, político e polêmico. O mestre das curvas, que desafia o espaço na amplidão dos vãos livres, deixa claro que não gosta de falar sobre arquitetura, mas fala com entusiasmo da grandeza do universo perante o ser humano.
20h40 - Debate sobre a produção de documentários televisivos no Brasil com a cineasta e professora da Universidade de Brasília, Érika Bauer; com o cineasta paraibano radicado em Brasília, Manfredo Caldas, e o diretor do Núcleo de Documentários da TV Senado, Deraldo Goulart.

DIA 6 DE ABRIL (QUARTA-FEIRA)
19h - RELATOS DA SEQUIDÃO. Direção de Maurício Melo (Distrito Federal), 2010, 60 minutos. A obra destaca a primorosa capacidade de Graciliano Ramos de relatar uma história e registra sua passagem pela administração pública como prefeito de Palmeira dos Índios (AL). Por meio de depoimentos de escritores, artistas e políticos, o documentário resgata a vida e a obra do escritor.
20h - Bate-papo com Maurício Melo

DIA 7 DE ABRIL (QUINTA-FEIRA)
19h - LÉVI-STRAUSS, SAUDADES DO BRASIL. Direção de Maria Maia (Distrito Federal), 2005, 1h52min. Documentário ficcionado, mostrando a experiência brasileira do grande pensador francês, de quase 100 anos de idade. Entrevistas com o próprio Lévi-Strauss, com Jean Malaurie, seu primeiro editor, e outros. Conta ainda com a participação especial de Caetano Veloso e da atriz Juliana Carneiro da Cunha.
21h - Bate-papo com Maria Maia

DIA 8 DE ABRIL (SEXTA-FEIRA)
19h - JANGO EM 3 ATOS. Direção de Deraldo Goulart (Distrito Federal), 2008, 2h15min. O documentário mostra a vida, o governo e o exílio do ex-presidente João Goulart no Uruguai e na Argentina. Também apresenta depoimentos que revelam como as ditaduras agiram de modo coordenado na América do Sul.
21h15 - Bate-papo com Deraldo Goulart

DIA 9 DE ABRIL - SÁBADO
19h - DE BATUTAS E BATUCADAS. Direção de João Carlos Fontoura (Distrito Federal), 2009, 52 minutos. O filme enfoca o trabalho do compositor Heitor Villa-Lobos para aproximar a música erudita das manifestações culturais brasileiras. Relembra a passagem do maestro inglês, Leopold Stokowski, e de sua orquestra pelo Brasil.
20h - Bate-papo com João Carlos Fontoura

Outras informações: (61) 3303.1556/lorenams@senado.gov.br, com Lorena Maria (Núcleo de Documentários da TV Senado)
Brasília, 30 de março de 2011
Núcleo de Comunicação Social da CAL

Nenhum comentário: