Por Eliane Pereira, do M&M Online, em 25/08/2009
Números do Projeto Inter-Meios mostram que os veículos arrecadaram R$ 9,6 bilhões com venda de espaço publicitário no período
O faturamento publicitário dos veículos de comunicação ficou praticamente estável no primeiro semestre de 2009, segundo os resultados do Projeto Inter-Meios. Em conjunto, a mídia brasileira faturou R$ 9,67 bilhões nos seis primeiros meses do ano, contra R$ 9,57 bilhões do mesmo período do ano passado, resultando num aumento nominal de 1%. O meio que registrou o maior índice de crescimento foi a internet, com 22,8% (R$ 394,5 milhões em valor), seguida da mídia exterior, com 12,4% (R$ 300,1 milhões).
A TV aberta, por seu turno, ampliou sua participação no total das verbas publicitárias, chegando a 60,2% (equivalente a R$ 5,8 bilhões). O crescimento do meio foi da ordem de 3,9%.
Também tiveram desempenho positivo os meios TV por assinatura, com 4,8% (faturamento de R$ 327,1 milhões) e rádio, com 6,2% (R$ 441 milhões). Na contramão do mercado, os jornais registraram queda expressiva de 10% no faturamento publicitário (R$ 1,48 bilhão), bem como as revistas, com recuo de 8,7% (R$ 696 milhões) e o cinema, com -5,4% (R$ 32,2 milhões). A maior retração foi verificada no segmento de Guias e Listas, -16,7% (R$ 171,6 milhões).
A expectativa de executivos de mídia é de recuperação neste segundo semestre, de tal forma que o mercado publicitário feche o ano com crescimento nominal de 3%. Os resultados detalhados podem ser acessados no site www.projetointermeios.com.br.
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