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terça-feira, 19 de maio de 2009

Publicidade: Setor cresce 4% e TV abocanha recursos dos jornais

Fatia dos canais abertos sobe para 59,6%, enquanto a dos jornais cai para 15,7%, segundo o resultado de fevereiro do Inter-Meios

Por Alexandre Zaghi Lemos de M&M Online em 18/05/2009

A perda de 3% de share dos jornais e a conquista de mais 1,7% pela soberana TV aberta são os principais movimentos extraídos da comparação entre dados do Projeto Inter-Meios de fevereiro de 2009 com o mesmo mês de 2008. O faturamento total dos veículos com publicidade cresceu 5,9% nesse período, atingindo R$ 1,341 bilhão. A alta é de 4% se comparado o bimestre inicial de 2009 (R$ 2,6 bilhões) com o de 2008 (R$ 2,5 bilhões).
A mídia que avançou mais rapidamente foi a internet, com alta de 40%, chegando a R$ 52,8 milhões, com sua participação no total do mercado passando de 3% a 3,9%. A TV por assinatura cresceu 19%, totalizando R$ 42,8 milhões, com share saltando de 2,8% para 3,2%. A mídia exterior faturou 18% a mais que em fevereiro do ano passado, marcando R$ 50 milhões e aumentando sua fatia do bolo de 3,3% para 3,7%. O meio revista engordou 11%, fechando o segundo mês de 2009 com R$ 93,2 milhões, vendo seu share subir de 6,6% para 7%.
A alta de 9% da TV aberta fez sua caixa registradora marcar nada menos que R$ 800 milhões, garantindo participação de 59,6%, contra 57,9% de fevereiro de 2008.
Não tiveram a mesma sorte os jornais, que amargaram queda de 11,4%, vendo seu faturamento encolher para R$ 210 milhões e seu share cair de 18,7% para 15,7%.Também houve decréscimo na fatia das guias e listas, de 2,2% para 1,9%, com o faturamento baixando para R$ 25 milhões - o que representa queda de 9% em relação a fevereiro do ano passado. A arrecadação publicitária das salas de cinema se manteve estável, com pequena baixa de 1,4%, somando R$ 4,4 milhões - o que fez seu share ficar em 0,3%.

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