Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Google cria versão aquática do Street View

Do Brasil 247


O Google deve criar uma versão aquática do Street View na Austrália. O “Catlin Seaview Survey” é uma parceria da gigante de buscas com a Universidade de Queensland e o Caitlin Groupe e vai permitir um verdadeiro ‘passeio’ na grande barreira de coral australiana, um dos patrimônios naturais da humanidade. Assim como o StreetView, a pesquisa no mar contará com diversas câmeras para capturar imagens em 360 graus conectadas a um DPV (Veículo de Propulsão para Mergulho). O aparelho será usado para filmar em águas rasas e profundas, entre 30 e 100 metros, e as imagens serão integradas ao Google Maps.
O objetivo do Catlin Seaview Survey é fazer, por meio de fotos e vídeos, um levantamento das condições desse ecossistema marinho precioso e tão ameaçado pelo aquecimento global e a acidificação dos oceanos. O cientista-chefe do estudo e professor da Universidade de Queensland, Ove Hoegh-Guldberg, afirmou que os dados coletados durantes as expedições ao fundo do mar irão ajudar os pesquisadores a entender como as mudanças climáticas e do meio ambiente podem afetar os ecossistemas da Grande Barreira australiana.
Segundo ele, o destaque do Seaview está na possibilidade de colocar as informações à disposição do público. "Milhões de pessoas vão poder experimentar a vida, a ciência e a magia que existe sob a superfície dos nossos oceanos", exalta. O projeto tem o objetivo de engajar o público na ciência de uma maneira mais próxima e concreta.
Ao todo, serão analisados 20 pontos específicos da barreria. A expectativa é que todas as imagens sejam disponibilizadas para acesso pelo YouTube a partir de setembro.

Nenhum comentário: