Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Livro: Jornalista lança Sobrevivência e resistência. Tempo de pandemia e utopia

 

Os textos, diz o autor, analisam a indiferença da sociedade diante da necropolítica do governo federal, que tem causado a perda de milhares de vidas. Apesar disto, o que se vê é a falta de alteridade com a dor das vítimas e uma ausência de disposição por parte das forças de esquerda no enfrentamento à política governamental, liderada por um ex-capitão, expulso do exército. 

 

Sobrevivência e resistência: Tempo de pandemia e utopia, o 16º livro do jornalista, escritor e poeta Pedro César Batista, reúne uma coletânea de artigos escritos a partir de 15 e março, começo da pandemia da Covid-19 e será lançado durante a edição do Fórum Social Mundial de 2021, que acontecerá entre os dias 23 e 31 de janeiro.

Os textos, diz o autor, analisam a indiferença da sociedade diante da necropolítica do governo federal, que tem causado a perda de milhares de vidas. Apesar disto, o que se vê é a falta de alteridade com a dor das vítimas e uma ausência de disposição por parte das forças de esquerda no enfrentamento à política governamental, liderada por um ex-capitão, expulso do exército. O chefe do Planalto lidera uma facção das Forças Armadas, especialmente alguns generais, da ativa e reserva, que negam o coronavírus, a ciência e propagam a Covid-19, a principal causa das mais de 210 mil mortes no Brasil.

Como explicar a desmobilização, apatia e desarticulação das forças de esquerda com centenas de milhares de mortes, a retirada dos Direitos Sociais, a destruição do Meio Ambiente, o desmonte e a entrega do Patrimônio Nacional ao capital internacional? Estes pontos permeiam os textos de Pedro.

Nunca foi do desconhecimento público os crimes do ex-deputado Bolsonaro, os quais se tornaram mais frequentes e duros após a sua eleição para a Presidência, entretanto, como explicar que em dentro do Estado Democrático de Direito, mesmo com pouco tempo de duração, uma pessoa com tantos crimes fosse eleita para o cargo mais importante do país.

Qual o papel desempenhado pelas das forças de esquerda no atual momento histórico? Devem atuar em busca de uma nova composição com as elites, aceitar todas as contrarreformas que retiraram direitos da classe trabalhadora? Organizar-se somente em busca de um bom resultado eleitoral em 2022? Buscar hegemonia no campo popular e democrático, sem atuar para construir uma unidade estratégica com um programa efetivamente popular e de esquerda?

Não é um livro para acadêmicos – diz Pedro César Batista -, apesar de poder lhes interessar, já que os artigos tratam do distanciamento dos debates teóricos e das direções de esquerda das bases populares, a falta de formação ideológica da militância, o desconhecimento e negação das experiências revolucionárias no processo civilizacional, especialmente na atual fase em que os setores indentitários buscam o protagonismo, negando a luta de classes.

Sobrevivência e resistência: Tempo de pandemia e utopia é um conjunto de artigos que serve à militância e para gente do povo, que precisa realizar esse debate sobre a ruptura com o capitalismo, única forma de avançar na construção da dignidade humana.

O autor começou a publicar há mais de 40 anos, mesmo tempo que se dedica a militância por democracia, justiça social e a dignidade humana. O conjunto de sua obra é formado por poesia, contos, romance e pesquisas jornalísticas.

Dados sobre o autor:

Pedro César Batista é jornalista profissional há mais de 30 anos, poeta e romancista que, segundo ele mesmo diz, tem por prioridade a luta por uma sociedade igualitária e socialista. Estudou Letras, Direito e tem especialização em Antropologia e Educação Ambiental. Nasceu em Alvares Florence, interior de São Paulo. Antes de completar dois anos de idade sua família seguiu para o interior do Pará, onde viveu dentro da floresta, na cidade de Paragominas. Aos dez anos transferiram-se para Belém. Morou em muitos lugares. Um migrante permanente. Vive desde 2002 em Brasília (DF).

Suas primeiras publicações foram Tudo tem (1979), E aí? (1980), Poesia matutaí (1981), Letras livres (1982) e Coração de boi (1984), folhetos com poemas publicados no mimeografo. Participou das Coletânea(s) de poetas em Ilhéus (Bahia - 1980) e de Enluadonovo (1983). Neste período atuou na criação da União dos Poetas do Pará – UPOP e da seção paraense da UBE – União Brasileira de Escritores. Em 1991, publicou Conivência e impunidade (CEPE-SP).

Durante a pandemia publicou nas redes o conto Noite Longa e, agora, a coletânea de 30 artigos, com textos produzidos durante o período de isolamento, Sobrevivência e resistência. Tempo de pandemia e utopia.

Serviço

Lançamento - 29 de janeiro, às 18h, no Fórum Social Mundial 2021, com debate virtual com os prefaciadores, Marcos Fabrício Lopes da Silva, Doutor e professor em Literatura e José Lima da Silva Filho, advogado e romancista, autor de Tocaieiro Sanguinário, e o autor, Pedro César Batista.

Editora ArtLetras
Preço: R$ 20,00 (E-book)
Informações: pcbatis@gmail,.com ou pelo fone 61 98322 9805

Nenhum comentário: