A iniciativa é vista como uma estratégia de enfrentamento às Organizações Globo, em especial à Globo News, e teria as bênçãos do presidente Jair Bolsonaro. No meio publicitário, especula-se que serão volumosas as verbas publicitárias federais para manter o projeto em pleno funcionamento.
Por Chico Sant'Anna, com base em publicações do Infomoney, Blog
Edgar Lisboa/Meio & Mensagem
A construtora MRV decidiu entrar no
ramo das Comunicações. O presidente e fundador do grupo imobiliário mineiro,
Rubens Menin, anunciou o lançamento da CNN Brasil, um canal 24 horas de
notícias em português. A iniciativa é vista como uma estratégia de
enfrentamento às Organizações Globo, em especial à Globo News, e teria as bênçãos
do presidente Jair Bolsonaro. No meio publicitário, especula-se que serão
volumosas as verbas publicitárias federais para manter o projeto em pleno
funcionamento.
O canal brasileiro CNN, que vai operar
como franquia e não estará sujeito à linha editorial da CNN Internacional, será
liderado por Douglas Tavolaro, ex-vice-presidente de Jornalismo da TV Record,
emissora que tem se mostrado, ao lado do SBT, bastante alinhada com o novo
governo. O novo canal de notícias será distribuído na TV paga e via
multiplataforma e é fruto de licenciamento da CNN International.
A redação principal, cabeça de rede
como é chamado no jargão televisivo, será em São Paulo. A nova estrutura
planeja contar com 400 jornalistas e 400 profissionais de outras áreas, distribuídos
por Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. O canal deve estar disponível para os
assinantes a partir do segundo semestre de 2019.
Franquia
Essa não é a primeira vez que a CNN
tenta criar um canal no Brasil. Isso foi tentado antes, no ano 2000, mas não
prosperou. Também a CBS já experimentou um projeto de produzir conteúdos em
português especialmente para o Brasil. Em 1997, o CBS Telenoticias foi lançado pela rede americana de televisão com
transmissões a partir da Florida. O CBS Telenoticias tinha um telejornal
homônimo CBS Telenotícias, veiculado pelo SBT e ancorado pelo casal Eliakim Araújo
e a jornalista Leila Cordeiro. O projeto durou três anos.
A CNN já opera no Brasil com dois
canais, o Internacional, com conteúdos em inglês, e o Espanhol, voltado à
América Latina. Agora a iniciativa acontece não diretamente pela emissora dos
EUA, mas sim, por meio de um acordo de licenciamento de marca, semelhante a
esses que cadeias de lanchonetes realizam.
O acordo com a CNN International
Commercial (CNNIC), permite o uso de conteúdo internacional produzido pela CNN.
O novo licenciamento não tem a ver com as operações da CNN International e CNN
em Español, que continuarão disponíveis no Brasil.
A notícia da nova
operação da CNN foi divulgada à imprensa dia 14/1, poucos minutos depois de a
Record anunciar a saída de Tavolaro do grupo, que será substituído na
vice-presidência de jornalismo por Antonio Guerreiro.
A estrutura do canal, bem como a
contratação de equipes de jornalismo e produção e a construção da identidade da
marca serão realizadas nos próximos meses. A CNN Brasil terá abrangência em
todo o território nacional e contará com agências de notícias em São Paulo, Rio
de Janeiro, Brasília e correspondentes no exterior.
No novo negócio,
Douglas Tavolaro ocupará a posição de CEO da CNN Brasil, enquanto Rubens Menin
será presidente de administração do conselho de administração da CNN Brasil.
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