Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Fruto de pesquisa científica, livro analisa o "instante decisivo" do fotojornalismo

O livro A máquina de acelerar o tempo: conversas sobre o fotojornalismo contemporâneo é leitura essencial para fotojornalistas, jornalistas, fotógrafos, estudantes de comunicação e aqueles dedicados em arvorar o fino véu envolvedor da reportagem fotográfica. A reflexão apresentada por Alan Marques tem o apoio na sua experiência de mais de duas décadas como fotojornalista e na pesquisa feita para mestrado em Comunicação na UnB.

A questão tratada nesta obra está na inter-relação de meios com a procura das convergências e dos conflitos do conceito do Instante Decisivo inserido no fotojornalismo, feito anteriormente com película fotográfica e agora na fixação do visível com o digital. A publicação apresenta análise do ser-fotojornalista, a modulação desse sujeito e a racionalização da captura do mundo pela fotografia noticiosa. O desenho deste livro se forma aos poucos, na premissa do livro Images à la Sauvette (1952), de Henri Cartier-Bresson (1908-2004) e a influência do pensamento desse fotógrafo nas definições basilares do pensar e do fazer da reportagem visual.

Leia no blog Brasília, por Chico Sant'Anna:

A pergunta feita no estudo parte da expectação de um momento síntese definido por Cartier-Bresson e prossegue na pesquisa se esse conceito ecoaria na modulação do fotojornalista, armado com máquina fotográfica digital, em ação na captura do visível. Levou-se em consideração a arquitetura do ambiente atual, em que a internet e as inúmeras ferramentas digitais que envolvem a fotografia configuram toda a forma de comunicação e de mediação de fatos noticiosos.
Esse escavar do solo epistemológico do fotojornalismo atual é a tentativa de entender os sentidos despertos e os campos problemáticos oriundos tanto da película fotográfica quanto da fotografia digital.

A obra é enriquecida com os pensamentos e as ponderações, na forma de entrevista, dos jornalistas Orlando Brito, Evandro Teixeira, Rogério Reis, Wilton Júnior, Diego Padgurshi, Domingos Peixoto, Lula Marques, Sérgio Marques, Ana Nascimento, Tarso Sarraf, André Coelho, Jorge Willian, André Dusek, Ed Ferreira, Juca Varella, Fábio Pozzebom, Dida Sampaio, Monique Renne, Sérgio Amaral e Beto Barata, sobre a reportagem fotográfica. São considerações, raciocínios, posicionamentos e observações forjadas em seis décadas de jornalismos por vinte dos mais influentes repórteres-fotográficos brasileiros.

Sobre o autor:
Alan Marques é graduado em Jornalismo e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília. Como fotojornalista atua na Folha de S.Paulocom passagens pelo Jornal de Brasília e O Globo. Atualmente, é diretor do Sindicato dos Jornalistas, onde coordena a Comissão do Repórter-Fotográfico do DF.

Serviço:

A máquina de acelerar o tempo: conversas sobre o fotojornalismo contemporâneo Lançamento em Brasília: dia 24 de junho, sexta-feira, às 19h30.
Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF.SIG Quadra 2, Lotes 420/430/440 - Brasília - DF, Cobertura C-13 Cep: 70800-110. Telefone:(61) 3343-2251
Acompanhe os debates sobre o livro na página do Facebook 

3 comentários:

Alan Marques disse...

Chico, Obrigadão pela gentileza! Grande abraço, Alan

Alan Marques disse...

Obrigadão!!!

Alan Marques disse...

Obrigadão!!!