Fama e Jornalismo partilham o
mesmo espaço na sociedade atual, cercada de
mídia
Tradicionalmente, o
jornalista é alguém que se apaga ante a objetividade da informação apresentada.
A chamada
objetividade jornalística, que pede o distanciamento do jornalista em relação
ao fato noticioso, vem sofrendo transformações.
Nos últimos anos, num cenário de
midiatização, temos observado que alguns jornalistas que transmitem a notícia
são também noticiados. Essa dinâmica se evidencia com o aparecimento dos profissionais
de jornalismo diante das câmeras de TV e ganha ainda mais força com os
movimentos que são provocados pelas redes sociais.
São essas transformações observáveis
nas bases do jornalismo e da sociedade que intrigam a jornalista e pesquisadora
Ana Lúcia Medeiros, que decidiu observar esse fenômeno no trabalho de doutorado
que realizou na Universidade de Brasília.
A tese dá origem ao livro “Noticiador-Noticiado:
perfis de jornalistas numa sociedade em midiatização”, que será lançado
no restaurante Carpe Diem da 104 Sul, em Brasília, no próximo dia 10 de abril.
A obra aborda os processos de
mudança nas lógicas jornalísticas e nas relações que se estabelecem
entre jornalistas famosos e seus circuitos de interação, os internautas e telespectadores,
que consomem e, ao mesmo tempo, retroalimentam a mídia com informações.
Para realizar o
trabalho, Ana Lúcia Medeiros entrevistou profissionais que atuam em emissoras
de TV de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Salvador. A autora
observa que, ao aparecer, o jornalista evidencia as competências pessoais. O
que se manifesta como curioso é que não há um perfil específico do jornalista
que adquire o status de celebridade
nem um padrão determinado que estabeleça critérios para que um jornalista se torne
conhecido.
A pesquisadora observou
que cada entrevistado tem em suas singularidades a marca que o faz um
profissional famoso. Também verificou que cada um deles reage de uma maneira particular aos processos da fama; assim como averiguou
que não há um modo de reação uníssono da sociedade a essa situação da
visibilidade adquirida pelo jornalista.
Entrevistas com Tadeu Schmidt,
Caco Barcellos, Rachel Sheherazade, Ticiana Villas Boas e Rosana Jatobá dão
corpo à obra. Alexandre Garcia, Juca Kfouri, Francisco José, Beatriz Castro e
Malu Fontes fazem parte de um trabalho preliminar que permitiu o avanço das
observações sobre as particularidades dessa profissão que sofre transformações
à medida que a sociedade passa a interagir como coautora nos processos
midiáticos, em constante movimento que se manifesta longe de terminar.
- Lançamento: Restaurante Carpe Diem – 104 Sul – Brasília
- Data: Domingo, 10 de abril de 2016, a partir das 18h30
- Preço: R$ 39,00
Ana
Lúcia Medeiros é jornalista, formada pela Universidade Federal da Paraíba;
doutora e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília. Fez doutorado-sandwich
na Université de Rennes-1 (França). Estudos pós-doutorais na Universidade
Federal da Bahia. É autora do livro “Sotaques na TV” e de artigos em livros e publicações acadêmicas na
área da Comunicação. Foi ombudsman e repórter (Secom/UnB). Durante o
período em que foi professora na Universidade Católica de Brasília (1999-2006)
e professora substituta na Universidade de Brasília (2006-2008), idealizou e
coordenou as agências de comunicação OPN (UCB) e Facto (UnB). Foi repórter
colaboradora do Jornal da USP e trainee
em televisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário