Caros leitores e leitoras.

domingo, 7 de setembro de 2014

Mídia: em 2009 os EUA planejaram ciberataques contra empresas da Rússia e da Índia

Da Voz da Rússia

Os serviços secretos dos EUA analisaram a possibilidade de realizar espionagem industrial para obtenção de vantagens competitivas no mercado mundial para companhias norte-americanas.
Isso é afirmado num documento secreto dos serviços de espionagem dos EUA entregue à mídia pelo antigo colaborador da CIA e da Agência de Segurança Nacional (NSA), Edward Snowden.
Datado de 2009, o documento de 32 páginas intitulado “Análise de quatro anos de estratégia da comunidade de inteligência” foi publicado pelo jornalista norte-americano Glenn Greenwald na publicação online The Intercept.
O documento descreve os passos que a comunidade de inteligência podia empreender, se em 2005 “os EUA começassem perdendo sua supremacia em tecnologia e inovação”. Assim, os serviços secretos norte-americanos poderiam se decidir pela “recolha sistemática de dados de fontes abertas, assim como pela obtenção de informação protegida através de introdução física e de realização de ciberataques”.
O documento analisa, nomeadamente, um cenário em que companhias da Índia e da Rússia desenvolvem em conjunto um hipotético produto de novas tecnologias e a inteligência dos EUA, como resposta, “realiza ciberataques contra os centros de investigação” desses países, acessa os projetos e estuda a possibilidade da sua utilização em benefício da economia norte-americana.

Para mais informações,clique aqui. 

Nenhum comentário: