Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Crise: BBC de Londres diz que vai demitir duas mil pessoas

Com base no G1, que se apoiou nas informações da Reuters

Ao mesmo tempo em que anuncia um programa de recrutamento de trainees - profissionais mais inexperientes e com remuneração baixa -, a BBC anuncia que vai demitir cerca de 2 mil profissionais de seus quadros. A redução de pessoal é provocada pelos cortes nos repasses realizados pelo governo britânico. A media atinge tanto a TV quanto à Rádio. É bom lembrar que recentemente a BBC desativou uma série de projetos em idiomas diferentes do inglês, também para reduzir despesas. .
Pelos planos anunciados na quinta-feira 6/10, a BBC deverá cortar as 2.000 vagas de trabalho até 2017, reduzir seu orçamento para a compra de direitos de transmissão (inclusive esportivos), diminuir o número de executivos em cargos de chefia, partilhar mais conteúdo entre os diferentes serviços e exibir mais reprises. Imóveis da emissora na zona oeste de Londres serão vendidos.
Maior emissora do mundo, a BBC sofreu um corte de 20% no seu orçamento anual de 3,5 bilhões de libras (US$ 5,4 bilhões) imposto há um ano pelo governo, que precisou promover o maior corte das últimas décadas nos gastos públicos britânicos para fazer frente às dificuldades fiscais.
Com isso, a BBC terá uma economia de cerca de 670 milhões de libras por ano a partir de 2016/17.
'A BBC se tornará significativamente menor do que é hoje', disse a emissora no anúncio dos seus planos para a redução de tamanho.
Chris Patten, que foi o último governador britânico de Hong Kong e hoje dirige o órgão que supervisiona a BBC, fez na quinta-feira o anúncio das medidas aos funcionários, e disse que é natural que a emissora tenha de fazer sua parte nos cortes de gastos públicos, levando em conta o estado da economia global.
Com oito canais nacionais de TV, 50 emissoras de rádio e um imenso site na Internet, o tamanho e os recursos da tradicional emissora pública já eram objeto de inveja e de críticas dos concorrentes, a começar pela BSkyB, do magnata Rupert Murdoch. Os canais privados também vêm enfrentando dificuldades nos últimos anos, porque a recessão afeta o seu faturamento publicitário.
Aperto nas contas
No ano passado, a BBC havia aceitado congelar em 145,50 libras a taxa anual paga por todo domicílio britânico que tenha televisão. A emissora também está assumindo gastos extras que eram bancados anteriormente pelo governo, como a verba para o serviço mundial de rádio, que transmite para o exterior.
'Só poderemos cumprir esse plano adotando a mais abrangente transformação da nossa história', disse a BBC. 'Isso envolve escolhas dolorosas para a BBC, incluindo significativas perdas de empregos em todos os níveis da organização.'
O acordo entre a direção da BBC e o governo foi fechado às pressas, sem os vários meses de negociações geralmente envolvidos no processo, porque o governo de coalizão tinha urgência em cortar gastos públicos depois de tomar posse, no ano passado.
A BBC domina o setor de comunicações na Grã-Bretanha, oferecendo uma ampla oferta de dramaturgia, comédia e programação infantil, uma enorme operação jornalística e alguns dos mais populares sites da Internet no Reino Unido.

Nenhum comentário: