Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Embaixadas promovem 5ª edição do Festival Internacional de Cinema LGBTI

 A 5ª edição do Festival Internacional de Cinema LGBTI acontece entre os dias 28 e 30 de agosto na plataforma streaming LGBTflix. O evento é coordenado pela Embaixada da Bélgica e produzido pelas representações diplomáticas em Brasília da Alemanha, Austrália, Áustria, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Irlanda, Países Baixos e Uruguai em parceria com a plataforma #VoteLGBT e a Delegação da União Europeia no Brasil. Conta também com o apoio institucional das embaixadas do Canadá, Estados Unidos, Suécia, Suíça e do Festival Curta Brasília.


As missões diplomáticas em Brasília se unem para produzir o Festival Internacional de Cinema LGBTI. Por meio dele, as embaixadas e instituições participantes reafirmam o seu compromisso com a igualdade e a dignidade de todos os seres humanos, independentemente da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

 

Dentre os 14 filmes, está Cenas de um Casamento, uma co-produção
belga, canadense e Luxemburguesa, dirigida por David Lambert.


Dado o contexto atual da pandemia da COVID-19, tiveram que adaptar o formato do festival. A presente edição é organizada em formato online graças à parceria com a Delegação da União Europeia assim como do coletivo #VoteLGBT, que, desde 2014, busca aumentar a representatividade LGBTI+ em todos os espaços. Em 2019, entre diversas estratégias de aproximação ao território artístico, criaram a plataforma LGBTflix. É uma plataforma formada, principalmente, por curtas-metragens dirigidos por cineastas LGBTI+ brasileiros que abordam essa comunidade como tema.



O filme australiano, dirigido por Sophie Hyde, foca um adolescente
ao lidar 
com sua mãe a transição de gênero para se tornar um homem

A programação deste ano inclui 14 filmes em diversos idiomas, mas legendados em português. A descoberta da própria identidade, o processo de transição de uma pessoa transexual, a possibilidade do amor na velhice, a história real de uma pessoa intersexual, a luta pela visibilidade e a homofobia são alguns dos temas que tratam os filmes.

 

Toda a programação é gratuita e todos os filmes estarão disponíveis na plataforma no período de 18h de 28 de agosto até 23h59 do dia 30 do mesmo mês, à exceção de uma produção. O filme “Erik&Erika’’ será exibido somente às 20h do dia 29 de agosto.


SERVIÇO

Evento: V Festival Internacional de Cinema LGBTI de Brasília

Data: 28 a 30 de agosto de 2020

Site Facebook, clique aqui

Perfil Instagram: @Fic.lgbti

Plataforma streaming, clique aqui. 

Contato: Juan Jesús Montiel Rozas, fic.lgbti@gmail.com

Nenhum comentário: