Caros leitores e leitoras.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Crise nos Diários Associados: demissão no DF e salário atrasado em MT

Há poucos dias do Natal, os Diários Associados resolveram dar um presentão a seus profissionais de Brasília e Cuiabá. Na quarta-feira (14/12), o Correio Braziliense demitiu ao menos 10 jornalistas e dezenas de outros funcionários. Já em Mato Grosso, os salários estão atrasados há quatro meses e os jornalistas do Diário de Cuiabá aprovaram Estado de Greve pela regularização do pagamento dos salários atrasados.

Além de profissionais de texto, o processo de demissões no Correio Braziliense, dos Diários Associados, atingiu também diagramadores, repórteres fotográficos e outros profissionais. A direção do jornal ainda não informou publicamente o número de demitidos, nem as motivações para tal atitude.

Em nota publicada em seu portal, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF lamentou que os Diários Associados “resolva pagar o preço da má gestão cortando de seus quadros pais e mães de família, e abrindo mão da qualidade de informação que deveria ser o foco principal de uma empresa jornalística”. A entidade prometeu rigor na homologação das rescisões contratuais.

Jornalistas do Diário de Cuiabá intensificam combate ao atraso no pagamento de salários
Em assembléia geral realizada no dia 12 de dezembro os jornalistas do Diário de Cuiabá - outro veículo dos diários Associados - definiram por unanimidade ficar em estado de greve para cobrar da empresa o pagamento de salários atrasados há 4 meses. A categoria decidiu não aceitar o parcelamento em 16 vezes dos salários atrasados proposto pela empresa, encaminhar um levantamento sobre atualização de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e outros direitos sociais e denunciar aos anunciantes e órgãos públicos que o jornal atrasa o pagamento de salários. Entre outras medidas jurídicas, além da ação já encaminhada pelo Sindicato dos Jornalistas que solicita bloqueio das contas do jornal e penhora de bens para regularização de salários no Diário de Cuiabá, será feita uma consulta ao Ministério Público para medida de interdição do jornal se os trabalhadores continuarem a ter salários atrasados.

Nenhum comentário: