domingo, 28 de fevereiro de 2010

Animação: TV Brasil escolhe nesta segunda vencedores do AnimaTV

A última etapa do processo seletivo do programa AnimaTV acontece nesta segunda-feira (1°) em São Paulo. Serão escolhidos dois dos dezessete pilotos produzidos na primeira etapa para a produção de duas séries completas com 13 episódios de 12 minutos de duração. O anúncio dos vencedores do programa ocorrerá no dia 5 de março, às 10h, no Cine SESC.

O AnimaTV é o primeiro programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Séries de Animação Brasileira. É uma realização da Secretaria do Audiovisual e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Empresa Brasil de Comunicação – TV Brasil, Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais – ABEPEC, com o apoio da Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA.

O concurso contemplou 17 trabalhos na primeira fase em 2009 com a assinatura de um contrato de coprodução de projeto completo de série de animação e episódio-piloto no valor de R$ 110 mil. Um dos critérios adotados para a escolha dos programas foi a votação do público durante a exibição dos pilotos na programação da TV Brasil e da TV Cultura, na última semana de janeiro. Além disso, foi feita pesquisa com 164 crianças e adolescentes sobre o impacto e interesse despertado, entendimento com relação à narrativa proposta e também sobre a adequação da faixa etária.

A comissão julgadora é composta de representantes da TV Brasil, do Ministério da Cultura e da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação). Ela selecionará dois trabalhos para a assinatura de um novo contrato no valor de R$ 950 mil, que prevê a produção de mais 12 episódios.

A ideia é estimular o desenvolvimento da indústria brasileira de animação a partir da sistematização de ações que visam à geração de projetos em diversos pontos do País. Inclui a realização de ações regionais de capacitação, articulação de um circuito nacional, dinamização da produção entre estúdios, além da inserção da animação brasileira no exterior.

Com 11 minutos de duração cada, as animações escolhidas são: A Princesa do Coração Gelado, Abílio e Traquitana, As desventuras de Zica, Bolota & Chumbrega, Carrapatos e Catapultas, Hiperion, Historietas Assombradas, Arara Rara, Miúda e o Guarda-Chuva, Nave Sub-D, Piratas VS. Ninjas VS. Robôs VS. Caubóis, Platz na Cidade, Scratch, Tromba Trem, Vai dar Samba, Vivi Viravento e Wilbor. Esses 17 projetos foram selecionados de um total de 257 trabalhos, inscritos em 17 estados.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Esta é pra Prêmio Esso: Fotógrafo peruano clica juiz com arma apontada para a câmera

Do blog Jornalismo nas Américas

O Comitê para a Proteção de Jornalistas chama a atenção para a capa da principal revista semanal peruana, a Caretas, que traz a foto de um juiz apontando uma arma para a câmera.
A revista preparava uma reportagem sobre uma decisão polêmica do juiz Raúl Rosales Mora, relacionada a um escândalo envolvendo a Suprema Corte do país. Carlos Saavedra fez plantão em frente à casa do juiz, em Lima, para fotografá-lo.
Segundo a Caretas, o juiz saía de casa em seu carro quando pediu ao fotógrafo para se aproximar, apontou uma arma para ele e sugeriu que tomasse cuidado. O juiz depois alegou que confundira o fotógrafo com um ladrão.

Colômbia: TV pública começa a transmitir digitalmente

Os três canais públicos da Colômbia (Canal Uno, Sinal Colômbia e Canal Institucional) já estão transmitindo digitalmente. O país, vale lembrar, escolheu o padrão europeu de TV digital. Na vizinhança, Chile, Peru e Venezuela optaram pelo sistema SBTVD. A Colômbia fica assim, meio isolada na região. Argentinba e Paraguai também usarão o sistema escolhido pelo Brasil. O Uruguai que havia excluído o SBTVD, analisa agora novamente esta opção.
As transmissões colombianas aconteceram com programação ao vivo a partir dos estúdios da Radio e Televisão Nacional da Colômbia (RTVC), responsável pelos três canais.

A Colômbia começou os testes para iniciar as transmissões ainda na primeira metade de 2009. Em abril daquele ano foi fechado acordo com a Network Broadcast para desenvolver testes com os decodificadores de usuários final (set-top boxes). A empresa forneceu para a TV pública os decodificadores e o sistema de informação de programação (EPG).

Rádio MEC e BNDES preservam acervo fonográfico da emissora

A Rádio MEC, em suas mais de oito décadas de existência, vem desempenhando importante papel como testemunha da história do País. Ao longo desse tempo, reuniu rico acervo com programas radiofônicos preservados desde os anos de 1940. São mais de 450 mil horas de transmissão. Esse material, composto por diferentes mídias, se distribui em fitas cassete; fitas rolo, MDs, DATs e CDs, totalizando 9 mil 076 programas gravados. Entre estes registros encontram-se óperas e concertos transmitidos diretamente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, gravações de radioteatro educativo, programas sobre cinema, teatro, poesia, jazz, folclore, ciência e ginástica, além de vozes de personalidades como o fundador da emissora Edgard Roquette-Pinto e dos presidentes Getúlio Vargas, João Goulart, Castelo Branco, e Costa e Silva.

Nesta segunda-feira, dia 1º de março, a Rádio MEC dá início ao Projeto de Preservação e Catalogação do seu Acervo Fonográfico, com o apoio do BNDES. No valor de R$ 220.200,00, este projeto se constitui de duas etapas: a primeira, catalogação de 120 mil fichas; e a segunda etapa, higienização e acondicionamento de mais de 25 mil fitas rolo em novas embalagens. Foram contratados 12 bolsistas para o trabalho de catalogação das fichas, e outros dois para as atividades relativas à higienização e acondicionamento do material.

O Projeto de Preservação e Catalogação do Acervo Fonográfico será lançado com uma solenidade nesta segunda-feira, às 14h, no Estúdio Sinfônico Alceo Bocchino, da Rádio MEC (à Praça da República, 141-A, Centro). Participam do evento representantes do BNDES (Banco de Desenvolvimento Econômico e Social), da ACERP (Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto) , EBC (Empresa Brasil de Comunicação) e SOARMEC (Sociedade dos Amigos Ouvintes da Rádio MEC).

O projeto vai permitir à Rádio MEC as condições ideais para a preservação dos registros existentes, além de tornar mais ágil a consulta através da informatização de todos esses dados.

Financiado pelo BNDES, o projeto também contempla a discoteca da Rádio MEC, que preserva material dos mais variados gêneros musicais. Seu acervo reúne um total de 26.635 mídias, entre CDs, LPs, K7 e fitas rolo, divididos em Música Clássica, Música Popular Internacional e Música Popular Brasileira.

Imprensa negra no Brasil e nos Estados Unidos é tema de debate

Por Sandra Martins

Comparações entre as imprensas produzidas por negros no Brasil e nos Estados Unidos, bem como as suas relações com os movimentos sociais negros nos dois países, tendo como destaque os programas de ações afirmativas. Este é um dos temas a serem abordados no ciclo de palestras e lançamento do livro “Movimento Negro: escritos sobre os sentidos, democracia e justiça social”, organizado pelos professores Amauri Mendes Pereira e Joselina da Silva.

Em destaque, a relevância para a chamada “imprensa negra fluminense” do jornal SINBA que circulou em fins dos anos setenta durante a ditadura civil-militar. Segundo lembrou o jornalista e pesquisador Togo Yoruba, os militantes do movimento negro manifestaram- se nesta época lançando algumas publicações, entre as quais o SINBA, o Jornegro em São Paulo e a revista Tição em Porto Alegre, que teve entre os seus fundadores o jornalista Jorge Freitas integrante da direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ).

Conforme nos recorda o jornalista José Reinaldo Marques, “nos anos oitenta surgiram publicações como a revista paulista “Ébano”, ( NR: que teve na sucursal fluminense a participação do jornalista Miro Nunes, membro da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-SJPMRJ) ) e o jornal carioca “Maioria Falante”, que circulou entre 1987 e 1996 e fundado também por Togo Yoruba. Em 1991, foi lançada no Rio a revista Nós, we around the world e, cinco anos depois, em São Paulo, a revista Raça Brasil, que completa 14 anos de em circulação”.

As palestras e o lançamento do livro “Movimento Negro: escritos sobre os sentidos, democracia e justiça social” acontecem no Centro Cultural Municipal Oduvaldo Viana Filho, na Praia do Flamengo 158 (esquina com rua Dois de Dezembro e próximo ao Largo do Machado), Flamengo, Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 2 de março, às 19h.

Grandes empresas aderem ao Twitter

Do M&M Online

Das 100 maiores empresas do mundo segundo a revista Fortune, 47 têm conta ativa no microblog
Ficou definitivamente para trás o tempo em que o Twitter era apenas a mídia social queridinha dos usuários de Internet. Em 2009, a ferramenta do singelo passarinho azul consolidou-se como uma poderosa arma de relacionamento para gigantes multinacionais.

Segundo estudo da Society New Communications Research, uma em cada três empresas presentes na lista das 500 maiores da revista Fortune tinham uma conta ativa no Twitter no ano passado. Por conta ativa no Twitter entenda-se alimentar o micro-blog com ao menos um post a cada trinta dias.

A parcela de grandes empresas twitando sobe de 35% para 47% entre as cem primeiras do ranking da Fortune. O índice sobre para impressionantes 80% no topo da lista: dentre as Top 5, apenas a ExxonMobil não aderiu ao Twitter, enquanto o Walmart, a Chevron, a ConocoPhillips e a General Electric atualizam suas contas constantemente. As companhias da área de seguros são as maiores adeptas do microblog, seguidas pelas do ramo de alimentação.

Ainda em respeito às novas mídias, a pesquisa apontou que 20% das empresas presentes na Fortune 500 mantém um blog corporativo de relacionamento, 19%usam podcast e 31% aderiram ao videoblog.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Amerika: nova revista cientifica francesa dedicada a temas latinos

A Universidade de Rennes 2, na França, acaba de lançar uma revista eletrônica de artigos acadêmico e científicos tendo a América Latina como temática de fundo. A proposta editorial de Amerika em origem no laboratório Interdisciplinaire de Recherche sur les Amériques (LIRA), vinculado à Rennes 2, e que reúne pesquisadores latino-americanos e europeus.
O diretor responsável pela publicação é o argentino Néstor Ponce, professor de Littérature et Civilisation Hispano-américaine, e a redatora-chefe, é a brasileira, Rita Godet, professora de Littérature Brésilienne, ambos na Université de Rennes 2.O primeiro numero de Amerika, com dez textos, tem por eixo a cultura popular e suas representações estéticas.
O leitor poderá se inteirar sobre o carnaval no Uruguai, literatura latino-americana, a revolução mexicana vista pelo cinema norte-americano, musica; grafite, futebol, dentre outros. A revista contará com artigos em francês, espanhol e português.
Quem quiser dar uma espiada, basta clicar aqui, o acesso é gratuito.

Peru: carro do Ministério Público atropela repórter da Telesur

Enviado pela Asociación Nacional de Periodistas del Perú

El 22 de febrero del 2010, Germán Juárez Bustamante, periodista del Canal Telesur, en la provincia de Ilo, departamento de Moquegua, fue atropellado por un vehículo de propiedad del Ministerio Público, conducido por José Ticona Marca.
El hecho ocurrió en el jirón Dos de Mayo, a pocos metros del local del Poder Judicial y del Departamento de Medicina Legal.
Juárez Bustamante transitaba por el lugar, luego de entrevistar a un dirigente de un club. Según testigos, la camioneta de color verde de placa QO-664 que se desplazaba a gran velocidad impactó en el cuerpo del reportero, lanzándolo a una distancia de 7 metros.
El periodista cayó violentamente al piso, mientras que la camioneta impactaba contra el auto de placa SJ-3780 estacionado en una esquina, destruyendo su parte posterior.
El periodista fue auxiliado por profesionales del Departamento de Medicina Legal y trasladado al Hospital de Essalud donde Miriam Ascuña, médico de turno, diagnosticó fractura en cadera y fémur y policontusos. El periodista quedó hospitalizado y sometido a evaluaciones. Luego fue trasladado a Essalud de la región Arequipa para un descarte de Traumatismo Encéfalo Craneano.
En conferencia de prensa el Fiscal Superior Percy Ruíz, representante del Ministerio Público, a fin de deslindar responsabilidades indicó que el accidente fue a consecuencia de fallas mecánicas, pues, al conductor se le vaciaron los frenos, lo que hizo imposible que pudiera controlar el vehículo.
Sin embargo periodistas locales y dirigentes de la Asociación Nacional de Periodistas del Perú - Filial Ilo, cuestionaron lo expresado por la autoridad, quien no supo contestar si el vehículo contaba con una bitácora de ruta: cuaderno de control de salida, de control de kilometraje y de permiso de ruta; dónde se dirigía y quiénes estaban dentro del vehículo. También la explicación de cómo la policía trasladó el vehículo si el mismo estaba sin frenos.
Se informó que el vehículo es nuevo y que sólo tiene aproximadamente 20 mil kilómetros recorrido, sin embargo, pese a que es un vehículo del Estado que cuenta con partida presupuestal de mantenimiento, a la fecha no ha recibido ningún tipo de mantenimiento. Se exige, por tanto, a la autoridad fiscal y a la policía, celeridad y transparencia en las investigaciones

Crise: Quase US$ 12 bi evaporaram na publicidade dos EUA

Do M&M Online

De acordo com dados preliminares divulgados pela Nielsen, os investimentos em publicidade nos Estados Unidos caíram 9% durante o ano de 2009, o que representou uma redução de US$ 11,6 bilhões, ficando em um total de US$ 117 bi.Os dados indicam uma tendência de ao menos seis trimestres de queda na indústria publicitária daquele país.
O ponto positivo é que a queda está diminuindo sua intensidade, já que no último trimestre a queda foi de apenas 2% na comparação com o ano anterior, contra quedas de 15,4% e 11,5% no segundo e terceiro trimestres respectivamente.
O fato é que só no setor automobilístico US$ 3,5 bilhões dentro da verba publicitária das montadoras viraram pó, com redução de 23% nos investimentos. Ao todo, quinze dos 19 setores da mídia que a Nielsen mede tiveram queda, com destaque negativo para os jornais locais de domingo, com queda de 45%. A maior vencedora foi a TV de linguagem espanhola, com alta de 32%.

Telefonia e internet no Brasil estão entre as mais caras do mundo

Do Portugal Digital

O alerta faz parte do relatório anual produzido pela União Internacional de Telecomunicações sobre tecnologias da informação, considerada a avaliação mais completa do mercado.

O preço que o brasileiro paga pelos serviços de telecomunicações (internet banda larga, telefonia fixa e celular) caiu no ano passado em relação a 2008. Mesmo assim, o Brasil ainda tem um dos custos mais altos do mundo para esses serviços. E o acesso ao celular no Brasil ainda está uma década atrasado em comparação aos países lideres no uso da tecnologia.
O alerta faz parte do relatório anual produzido pela União Internacional de Telecomunicações sobre tecnologias da informação, considerada a avaliação mais completa do mercado. Para a entidade, o Brasil ainda não completou sua liberalização do mercado para operadores, e a falta de concorrência em algumas áreas ainda é um obstáculo. A taxa de penetração de celulares, por exemplo, é equivalente ao que Hong Kong, Itália, Luxemburgo ou Emirados Árabes tinham em 2000.
O Brasil subiu de forma marginal no ranking que mede a preparação de cada país em termos de tecnologia de comunicação, passando do 61º lugar para o 60º entre 2008 e 2009. Mas o País ainda não voltou à posição que tinha em 2002, quando estava entre as 50 economias mais competitivas nesse setor. O motivo da queda seria a relativa baixa educação da população, que prejudica o uso de novas tecnologias.
Outro fator é o custo ainda cobrado por operadoras que prestam serviços de comunicações. No geral, um brasileiro gasta 4,1% de sua renda para pagar por tecnologias de comunicação, taxa superior à de 86 outros países. A taxa é a pior entre os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) e perde também para Argentina e Irã, por exemplo. Proporcionalmente, um brasileiro gasta mais de dez vezes o que um cidadão europeu ou canadense gasta para se comunicar.

Personagens infantis da TV Cultura vão reformar as aulas na rede paulistana de ensino

Da Maxpress


Material, com "cara" de São Paulo, será distribuído para alunos e professores do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, em 550 escolas Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Fundação Padre Anchieta - TV Cultura desenvolveu um kit de apoio ao aprendizado com livros, CDs, e DVDs, que será distribuído, a partir de março, para alunos e professores do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, em 550 escolas da capital.
Serão distribuídos 2 milhões e 800 mil exemplares, além dos CDs (só para o professor), contabilizando 700 toneladas de livros. O material está dividido em nove títulos de Língua Portuguesa e nove de Matemática, tanto para alunos como para professores, num total de 36 livros (divididos em dois volumes cada um), perfazendo 72 obras.
Utilizando a expertise da TV Cultura, a FPA produziu programas específicos para os DVDs. O infantil Cocoricó, um dos grandes sucessos da emissora, tem roteiro especial com o garoto Júlio e toda a turma do paiol ensinando Matemática para as crianças. Também em Língua Portuguesa, há vídeos com produção específica e outros pertencentes ao próprio acervo da TV Cultura.
Segundo o professor Fernando Almeida, vice-presidente da FPA e coordenador do Núcleo Cultura Educação, "trata-se da contribuição da Fundação, a partir das demandas da SME, cuidadosamente desenhadas por elas para a qualidade do ensino e aprendizagem da rede pública, afinal cultura é educação".
Todo esse material será utilizado para as atividades em salas de aula, duas vezes por semana, durante todo o ano de 2010. O foco é auxiliar na aprendizagem curricular bem como contribuir para melhor desempenho nas provas São Paulo de Brasil.

A cara de São Paulo
O material traz como marca o aspecto urbano, com a cara da cidade de São Paulo. O conteúdo é bem atualizado e utiliza como recurso situações reais vividas pelos alunos. Mas, na concepção geral, houve um cuidado com a apresentação de notícias do momento mescladas aos temas de literatura e cultura tradicionais. Este é o primeiro projeto editorial da FPA que envolve diretamente o ensino formal. Há outros trabalhos na área da educação que já são produzidos pelo Núcleo Cultura Educação da Fundação. Para o Centro Paula Souza, são 33 publicações para a área técnica, de diferentes tipos; e para a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, são 20 livros para o ensino profissionalizante, todos com DVDs.

Caballero, de Sevilha, faz aula inaugural na pós de Comunicação da Fac-UnB

Enviado por Nélia Del Bianco

A aula inaugural da Linha de Pesquisa em Políticas de Comunicação e de Cultura, da Faculdade de Comunicação da UnB, será ministrada pelo professor da Universidade de Sevilha, Francisco Sierra Caballero. Terá como tema “A Luta pelo código. Políticas da Sociedade da Informação e a crise do modelo na União Européia”.
A aula acontece no dia 08 de março (segunda-feira), às 09:30, no auditório da pós, no subsolo da Faculdade de Comunicação.
Caballero é Professor Titular de Teoria da Comunicação da Universidade de Sevilha. Doutor em Ciências da Informação e Pós-graduado em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid.
Em sua aula, ele demonstrará que o conjunto de argumentos a favor da ampliação tecnológica da nova Sociedade do Conhecimento projeta a ideia de um novo renascimento democrático na Europa, justamente no momento de intensificação das políticas de livre mercado e de desconstrução do Estado Social de Direito, pelo que caberia indagar-se até que ponto as políticas públicas voltadas para a sociedade da informação contribuem para a coesão social e a articulação de formas participativas e autônomas de governo. Considerando esta constante contradição permanente, todo analista atento deveria questionar ao menos como é realmente definida e praticada a ciberdemocracia nos Estado da EU. O que deveríamos entender por Sociedade do Conhecimento de acordo com as diretrizes da Comissão Europeia? Uma nova forma de cidadania? Outra lógica de governança e de mediação social? Em definitivo, qual o modelo especifico que a União Europeia desenvolve para o processo de convergência e revolução digital? Na aula inaugural o professor Sierra esclarecerá algumas respostas as indagações anteriores e discutirá algumas outras questões estratégicas na atual etapa de transição que vive o setor das industriais culturais e a própria UE, centrando sua abordagem, especialmente, nos eixos considerados estratégicos da política comunitária adotada pela UE, ou seja, o governo eletrônico e os direitos de propriedade autoral.

Os profesores da Linha de Pesquisa em Políticas de Comunicação e de Cultura convidam a toda a comunidade acadêmica e de seu Programa de Pós-Graduação para participarem da aula inaugural.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

FGV ABRE INSCRIÇÕES PARA O MBA EM JORNALISMO INVESTIGATIVO E REALIDADE BRASILEIRA

A FGV está com inscrições abertas para o "MBA em Jornalismo Investigativo e Realidade Brasileira". Com aulas aos sábados, o curso de 432 horas/aula visa mostrar as diferentes opções para uma apuração jornalística consistente e inovadora, já que nos últimos anos, as reportagens jornalísticas estão ganhando espaço na sociedade com revelações sobre irregularidades do dinheiro público, além de fraudes em licitações e processos.

Durante as aulas, os alunos irão debater a imprensa e a História contemporânea do Brasil, métodos e técnicas de investigação, técnicas de apuração específica, texto nas reportagens investigativas, jornalismo econômico e estudo de casos para checar os erros e os acertos dessa editoria em grandes veículos comunicacionais do País.

Serviço

Curso: "MBA em Jornalismo Investigativo e Realidade Brasileira"
Inscrições: até março
Inicio das aulas: 10 de abril
Local: FGV - unidade Paulista
Informações: 0800.772.2778 ou 3799-3455
E-mail: cursosmbasp@fgv.br

Tá fácil! Quem quer um canal de TV ?


Tá fácil! Quem quer um canal de TV não precisa mais se preocupar com licitações, projetos, plano de programação, basta abrir os classificados e aproveitar as oportunidades do mercado. Pelo menos é o que se depreende deste anuncio, publicado na página 31 do jornal Zero Hora, que é o mais importante do Rio Grande do Sul.
Será que o Ministério das Comunicações, a Anatel ou mesmo a Comissão de Comunicações da Câmara dos Deputados terá a preocupação em aferir o que esta acontecendo.
Será que o vendedor já tem o canal e quer revendê-lo, ou será que ele tem um caminho certo e seguro para conseguir um canal novinho em folha?
Será que tem que chamar a policia, o Ministério Púbico?
Para quem estiver interessado, o DDD de Porto Alegre, que faltou no anuncio, é o 51.

Lusofonia: Bandeirantes tira do ar programa de fado

Do portal Portugal Digital

O programa de rádio Joaquim Pimentel, criado em 1942 pelo poeta, fadista, actor e radialista português com o mesmo nome, e que vinha sendo transmitido pela Rádio Bandeirantes desde 1978, vai terminar, segundo o blog "Mundo Fado", transformando-se no quarto programa radiofónico de inspiração portuguesa que termina no Brasil neste início do ano.
O programa começou as suas emissões na Rádio Vera Cruz, em 17 de Outubro de 1942. e , desde a morte do seu fundador, em 1978, era transmitido pela Radio Bandeirantes do Rio de Janeiro, sempre aos domingos. Este ano, que marca o centenário do nascimento de Joaquim Pimentel, o programa completaria 68 anos. A última edição deverá ser difundida no próximo domingo.
Joaquim Pimentel, natural da cidade do Porto, escreveu sucessos como "Só Nós Dois" gravados por grandes nomes da música portuguesa como Tony de Matos e também do Brasil como Angela Maria, Nelson Gonçalves, Fafá de Belém, entre outros, lembra o "Mundo Fado".
"O fim do programa Joaquim Pimentel é um marco lamentável, que nos mostra que a verdade é que cultura portuguesa no Brasil está agonizante. O pior e mais vergonhoso é que o programa termina por falta de patrocínio", apontam ainda os autores do blog (mundofado.blogspot.com).

Silvio Santos lança cartão telefônico que dá prêmios e seguro

Do Teletime

O Grupo Sílvio Santos apresentou na quarta-feira, 24, o lançamento de mais um produto, desta vez na seara das telecomunicações. O Baú da Felicidade Crediário, empresa do Grupo, está lançando um cartão telefônico em parceria com a Amigo Telecom, operadora de telefonia que oferece interconexão local e de longa distância com todas as operadoras de telefonia fixa e móvel para terminação de tráfego nacional.
Segundo a empresa, o novo cartão pode ser adquirido em mais de 80 mil pontos espalhados pelo país, para ligações locais, interurbanas e internacionais e se adapta a telefones fixos (convencionais e públicos), e móveis, que não necessitam de crédito para acesso ao sistema. "Estamos colocando à disposição do mercado todas as facilidades encontradas na concorrência, porém, quando usar nosso cartão, as pessoas concorrerão a prêmios, ou seja, o cartão não é dispensado depois de usado", diz o diretor de varejo do Baú da Felicidade Crediário, Décio Pedro Thomé.
Além de seguro por morte acidental - oferecido gratuitamente no valor de R$ 1.000,00 - o cartão dá direito ao usuário de concorrer a prêmios, tanto por raspadinha como por sorteio pela Loteria Federal.

Vendas

Para viabilizar a venda dos cartões, o Grupo Sílvio Santos utilizará as lojas da rede do Baú da Felicidade Crediário, bancas de revistas, mercados e farmácias, entre outros. O cartão telefônico Baú utilizará formato duplo, diferente do mercado, e folheto interno, entre outros diferencias.

Preços

O cartão telefônico do Baú terá cinco faixas de preços, a partir de R$ 3,77. Os créditos valem por seis meses, a contar do dia da ativação, que é feita pelo atendimento eletrônico na central telefônica. "Cada cartão terá uma senha e o atendimento eletrônico fará automaticamente a ligação desejada. É um jeito de ligar de forma simples, barata e ainda concorrer a diversos prêmios", destaca Thomé.
O sistema eletrônico informa às pessoas quando o crédito do cartão está acabando. "É importante destacar que o 0800 é de graça e só depois de digitar a senha é que a cobrança passa a ser feita", lembra Thomé.

TV paga chega a 7,623 milhões de domicílios no Brasil

Do Pay-TV

Anatel aponta crescimento recorde do setor de TV paga em janeiro. Segundo a agência, foram 149,9 mil novos assinantes em janeiro de 2010, o que fez o mercado chegar a 7,623 milhões de domicílios. O crescimento de 2,01% é considerado pela a agência o maior no mês desde janeiro de 2006. O resultado é visto como um bom indicador do ritmo que o mercado de TV por assinatura pode ter este ano
O serviço de DTH cresceu em ritmo um pouco mais acelerado, com 2,3% de expansão, enquanto o MMDS continuou perdendo assinantes. Em janeiro, segundo a Anatel, eram 2,844 milhões de clientes de TV paga via satélite, 4,401 milhões de assinantes de cabo e 353,8 mil usuários de MMDS.

TV Paga: Canal espirita chega a Natal

Depois dos católicos e neopentecostais, agora parece ser a vez dos espíritas em investir na radiodifusão para atrair seu rebanho.
Além da Rede Visão, que opera via satélite analógico, quem expande suas fronteiras é a TVCEI, canal espírita que tem distribuição em TV paga e pela web. O canal informa que passa a ter distribuição na TV por assinatura de Natal (RN), via os pacotes digitais da Cabonatal, no canal 165.

Transmissão ao vivo da TV PT tem 31 mil acessos e supera BBB no Twitter

Da Agência Radioweb

A transmissão da TV PT no último sábado, 20, obteve 31.051 acessos (hits) nas mais de três horas do lançamento da pré-candidatura de Dilma Roussef. Mais de 22 mil usuários únicos acompanharam e evento via web. A audiência chegou a atingir picos acima de dois mil internautas simultâneos. Mesmo assim, não houve problemas de acesso durante o evento. A transmissão, que disponibilizou imagens com qualidade de 200 Kbps, foi realizada pela RW Mídias, responsável pela Rádio PT e pela TV PT em parceria com a Hot Media.

Twitter nos Trending Topics

O 4º Congresso colocou o PT nos trending topics do Twitter no Brasil.Os trending topics são os assuntos mais comentados pelos usuários do microblog em cada País. Durante o discurso de Dilma Roussef, ao meio-dia de sábado, a hashtag #congressopt teve 491 tweets simultâneos, tornando-se o assunto mais comentado pelos brasileiros no Twitter, acima do Big Brother Brasil. A ação foi coordenada pela Bistrô, agência que trabalha em parceira com a RW Mídias.

Peru recebe em junho congresso mundial de RP


Sob a organização da International Public Relations Association (IPRA) e da Universidad de San Martín de Porres, acontece em Lima, Peru, de 1 a 3 de junho, o XIX Congresso Mundial de Relacões Públicas.
Veja abaixo, no texto em espanhol enviado pelos organizadores, a relação dos principais oradores convidados (outros detalhes na nota XIX Congresso Mundial de Relacões Públicas será em Lima , postada neste blog 8/2).

Este encuentro congregará a los más destacados y prestigiosos exponentes y especialistas que marcan la pauta de las comunicaciones y las Relaciones Públicas a nivel internacional como Alberto Arébalos, Director de Comunicaciones Globales y Asuntos Públicos de GOOGLE para Latinoamérica, Leonardo Ortíz Villacorta, Director de Asuntos Públicos y Comunicaciones de Microsoft Corporation, Faisal Al- Zahrani, Director de Relaciones con Medios y Publicaciones de Saudi Aramco, Aliza Chelminsky Directora Regional de Asuntos Corporativos de Pfizer, entre otros.

Informações pelo e-mail http://www.ipracongressperu.com/

Finlândia oferece bolsa para estudantes e jornalistas

Como informamos no dia 9/2, na nota Bolsa de estágio para jovens jornalistas na Finlândia , estão abertas as inscrições para estudantes de Jornalismo em final de curso e profissionais recém-graduados, que desejem concorrer a uma bolsa no Foreign Correspondents' Programme, na Finlândia. A atividade possibilita aos participantes se familiarizem com o trabalho de correspondente internacional e aprendam mais sobre o país. Os candidatos devem ter domínio do idioma inglês falado e escrito e idade entre 20 e 25 anos.
Previsto para ocorrer de 1º a 29 de agosto, o programa vai receber participantes convidados de 22 países, incluindo o Brasil. O trabalho vai abranger encontros com profissionais, políticos e outros indivíduos. Além disso, serão realizadas visitas a empresas, locais e instituições culturais. Faz parte do programa, ainda, um fim de semana na casa de uma família finlandesa e visitas a diferentes partes da Finlândia.
A bolsa oferecida cobre os custos da viagem de ida e volta, transporte público em Helsinque, acomodação em quarto individual em dormitório estudantil e o programa organizado pelo Ministério das Relações Exteriores, incluindo refeições, eventos e traslados.
Não estão inclusos custos com o seguro de viagem obrigatório ou remuneração diária.
As inscrições para a seleção serão recebidas até o dia 31 de março de 2010 pelo site da embaixada da Finlândia. O nome do candidato selecionado será divulgado após o dia 15 de maio de 2010.
Mais informações pelo telefone (61) 3443-7151 ou no e-mail: mailto:sanomat.bra%40formin.fi.

Emprego: Cáritas Brasileira seleciona profissionais para assessoria em comunicação

A Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e integra a rede Cáritas Internationalis. Ela está selecionando assessoria técnica na área de Comunicação, para dar continuidade a sua missão e seus projetos. A Missão Institucional orienta um grande mutirão nacional de seus agentes para fortalecimento das iniciativas dos setores empobrecidos e em processo de exclusão.

O profissional deve ter nível superior em comunicação social, conhecimentos nas áreas de Direitos Humanos e políticas públicas.
A admissão é imediata e o salário é de R$ 4.547,80 (Bruto), regime CLT, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais (olha ai gente, até a igreja está desrespeitando a regulamentação profissional dos jornalistas. Que pecado!! Cadê o Sindicato, Fenaj e a DRT !?), plano de saúde e a vale alimentação.

PRAZOS

As incrições estarão abertas de 23 de fevereiro até às 23h59min do dia 05 de março de 2010.
Os candidados deverão ver o edital publicado e enviar a documentação solicitada via internet para o endereço eletrônico: selecao@caritas.org.br .
A divulgação do resultado da pré-seleção de currículos e convocatória para segunda fase acontece dia 09 de março.
A segunda fase, consiste de entrevistas e deve ser realizada dia 15 de março. O resultado final deve ser divulgado até dia 19 de março de 2010.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Operação da PF fecha 12 rádios piratas em Minas Gerais

Da Agencia Estado

Doze rádios piratas foram fechadas segunda, 23/2, durante a Operação Eco do Cafezal da Polícia Federal (PF), em Minas Gerais. A ação, que contou com o apoio de técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cumpriu 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Ipatinga, sendo seis no município de Espera Feliz e seis na região do Morro das Antenas.
A cidade Espera Feliz está localizada no lado leste de Minas Gerais, quase divisa com o Espírito Santo, sob várias rotas aéreas que cruzam o Brasil do Sudeste ao Nordeste. Estas rádios piratas causariam interferências nas transmissões das comunicações das aeronaves.

Cinesul 2010 já está com inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições para o Cinesul 2010 – 17° Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo, que acontece no Rio de Janeiro de 15 a 27 de junho. Para a mostra competitiva poderão se inscrever obras em qualque suporte de ficção ou documentais divididas nas seguintes categorias: longa-metragem (mais de 61 minutos) e curta e médias-metragem (até 60 minutos). Os trabalhos deverão ter sido finalizados entre 2008 e 2010 e não devem ter sido exibidos em salas comerciais brasileiras ou na televisão aberta. Um filme que já tenha sido inscrito, porém não tenha sido selecionado, pode se inscrever novamente. E não há número limite de inscrições de um mesmo realizador. O Cinesul é patrocinado pelo Centro Cultural do Banco do Brasil e pelos Correios.As inscrições vão até o dia 20 de março e devem ser feitas em formulário disponível no site

Internet: governo lança edital para criação de mais 3 mil telecentros

Por Mônica Tavares , do Globo Online

O governo vai ampliar em mais três mil a rede de telecentros com acesso a internet destinada à população de baixa renda. Está sendo lançado nesta quarta-feira o edital para a seleção pública de parcerias do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades - Telecentros.BR. Serão investidos R$ 164,9 milhões para a implantação dos novos telecentros. Os recursos também serão utilizados para o fortalecimento de 5 mil das 6 mil unidades já existentes no país. Deverão ser beneficiados mais de oito milhões de pessoas. Os telecentros vão oferecer acesso livre e gratuito a todo cidadão e funcionar no mínimo 30 horas semanais.
Do total que será investido, R$ 64 milhões serão destinados à aquisição de equipamentos e mobiliário, R$ 27 milhões nas conexões em banda larga, R$ 57,96 milhões em bolsas para os jovens e R$ 16 milhões na Rede de Formação. A compra e a distribuição de bens e serviços aos telecentros serão feitas de maneira centralizada pelo governo federal, sem repasse de recursos às entidades.
Os interessados deverão apresentar até o dia 26 de março, conforme o edital, publicado no Diário Oficial da União de hoje, as suas propostas. Poderão participar as entidades privadas sem fins lucrativos ou públicas.
As propostas aprovadas poderão receber kits com mobiliário e dez computadores novos; kits de cinco ou dez computadores recondicionados; conexão à internet banda larga; bolsa em torno de R$ 480 para jovens monitores (a quantia pode ser dividida em duas, para atendimento de dois monitores) e participação na Rede de Formação - a rede será constituída especialmente para o programa com a finalidade de capacitar os jovens monitores.

TV Digital: comitiva sulafricana vem ao Brasil conhecer padrão nipo-brasileiro

Do Tela Viva news

Uma comitiva composta por representantes do governo, empresários e radiodifusores da África do Sul vistou o Ministério das Comunicações para que os representantes do país africano conheçam o padrão de TV digital adotado pelo Brasil.
A ideia era apresentar à comitiva a tecnologia que viabilizará aplicações de e-gov, como a experiência desenvolvida para a Caixa Econômica Federal que vem sendo demonstrada em Brasília.

Uruguai

Está prevista também uma apresentação do padrão nipo-brasileiro no Uruguai. O ministro Hélio Costa viaja nesta quarta-feira, 24, a Montevidéu, para mostrar as vantagens do padrão. A comitiva terá outras autoridades brasileiras, empresários e radiodifusores e será recebida pelo ministro da Indústria e Energia do Uruguai, Raúl Sendic.Vale lembrar, o Uruguai já anunciou sua escolha pelo sistema DVB. Há no governo brasileiro a expectativa de uma reversão da decisão.

Câmara dos Deputados: comissão analisa projeto de lei de acesso a informação

Do blog Jornalismo nas Américas

A Comissão Especial de Acesso a Informações Detidas pela Administração Pública, da Câmara dos Deputados, deve votar nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, um parecer sobre um projeto de lei sobre o tema, informou o site da Câmara.
O relator da comissão, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), apresentou um substitutivo ao projeto de lei 5228/09, do Poder Executivo, que regulamenta o acesso a informações públicas nos três poderes, nas esferas federal, estadual e municipal – incluindo os tribunais de contas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem dinheiro público.
Entre os projetos em tramitação conjunta está o PL 219/2003, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que trata do acesso a informações públicas na administração federal.
Diversos países têm leis que garantem aos cidadãos o direito de acessar informações detidas pelo poder público - na América Latina, alguns exemplos são México, Chile e Argentina. No Brasil, o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas reúne mais de 20 entidades em defesa de uma lei de acesso a informação.

Passaralho previsto na Band

Do Adnews

A Band planeja reduzir seu quadro de funcionários. Segundo a coluna Canal 1, do site NaTelinha, 30% de seu pessoal será dispensado em breve. Especula-se que a mudança afetará mais a equipe técnica da emissora. O início das demissões ainda não tem data prevista para acontecer, mas acredita-se que tal medida possa ser colocada em prática a qualquer instante.
O Adnews entrou em contato com a assessoria de imprensa da emissora. No entanto, não obteve resposta até o momento.

Tribunal de Justiça do Acre abre concurso para jornalistas

Do Cominique-se

O Tribunal de Justiça do Estado do Acre oferece duas vagas para Técnico em Comunicação Social, graduados em jornalismo. Os aprovados no concurso receberão um salário de R$ 2.598,16 para atuar no órgão, em Rio Branco.
A prova compreende temas como Direito Constitucional, Direito Administrativo, noções gerais de informáticas, teorias da Comunicação Social, além de redação.As inscrições custam R$ 102,50 e vão até o dia 30/03.
Mais informações no site da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).

Com receita de R$ 19,8 bilhões, faturamento da mídia brasileira cresce 2%

Por Eliane Pereira, do M&M Online

O faturamento da mídia brasileira cresceu apenas 2,07% entre janeiro e novembro de 2009, em relação a igual período do ano anterior (sem descontar a inflação), totalizando R$ 19,8 bilhões. O resultado foi apurado pelo Projeto Inter-Meios, que contabiliza o faturamento dos veículos de comunicação. O maior índice de crescimento vem da internet: 23,3%, mas a maior fatia continua, de longe, na TV aberta, que fica com 60,7% da verba aplicada pelos anunciantes em compra de mídia. No período, o meio arrecadou R$ 12 bilhões, 5,7% a mais que no ano anterior.

A internet registrou com faturamento de R$ 827 milhões. O share da web no bolo publicitário já chega a 4,2%, maior que o da TV por assinatura (3,7%) e bem próximo do rádio (4,5%). Este último manteve o bom desempenho dos meses anteriores, crescendo 8,6% em faturamento, o que representa uma verba de R$ 884,2 milhões. Já a TV paga cresceu apenas 0,5%, com R$ 726,4 milhões.

A maré não foi boa para jornais, revistas, guias e listas e cinema, que viram seus faturamentos encolherem entre janeiro e novembro. A maior queda, da ordem de 21%, foi no segmento de guias e listas (R$ 333 milhões), seguido de cinema, com 10,4% (R$ 71,6 milhões); jornais, com 9,5% (R$ 2,8 bilhões); e revistas, com 8,5% (R$ 1,5 bilhão).

Já a mídia exterior se saiu bem, tendo faturado R$ 589 milhões nos 11 meses computados, quantia 11,7% superior a 2008. O meio tem 3% dos investimentos publicitários. Entre as diversas categorias que o compõem, destaque para o digital out of home, que cresceu 48% (chegando a R$ 81 milhões). Outdoor cresceu 9,2% (R$ 329 milhões); mídia móvel, 8,9% (R$ 24, 2 milhões); e mobiliário urbano, 5,4% (R$ 121,1 milhões). Na contramão, os painéis tiveram queda de 1,4% (R$ 34 milhões).

Os resultados completados podem ser verificados no site do projeto. O acesso é livre.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ONU recebe inscrições de jornalistas para bolsas de 2010

O Fundo Dag Hammarskjöld de Bolsas para Jornalistas está aceitando inscrições de jornalistas profissionais de países em desenvolvimento para o programa de bolsas de 2010. As inscrições vão até 9 de abril de 2010.
Há bolsas disponíveis para profissionais de rádio, televisão, impresso e web. Os interessados devem ter entre 25 e 35 anos, ser de países em desenvolvimento e ter interesse em ir à Nova York para cobrir a 65ª sessão a Assembléia Geral das Nações Unidas.
A bolsa se inicia em meados de setembro e acaba no final de novembro, e inclui os custos de viagem e de acomodação em Nova York, assim como um subsídio diário.
O programa de bolsas está aberto para jornalistas de qualquer um dos países em desenvolvimento da África, da Ásia, da América do Sul e do Caribe, e que estejam trabalhando em tempo integral para alguma empresa de mídia.
Os inscritos devem apresentar interesse e comprometimento com assuntos internacionais e em transmitir um maior entendimento das Nações Unidas para seus leitores e seu público. Eles devem ter também a aprovação de seus superiores para passarem dois meses em Nova York enquanto fazem suas matérias das Nações Unidas. Toda a documentação e os requisitos necessários, assim como o formulário de inscrição para as bolsas, podem ser encontrados em www.unjournalismfellowship.org.

Dúvidas sobre o programa, os requisitos ou o processo de inscrição podem ser direcionadas a info@unjournalismfellowship.org.

Unisinos recebe inscrições para especialização em TV digital

Do Jornal Intercom

Para acompanhar as mudanças na comunicação televisiva, a Unisinos lança o Curso de Especialização em Estratégias e Processos em Televisão Digital, que está com inscrições abertas até o dia 6 de março. O objetivo da capacitação é proporcionar uma visão estratégica de gestão e processos de produção e programação. As aulas ocorrerão em Porto Alegre, em semanas intercaladas.
O público-alvo são profissionais de Comunicação Social e áreas afins, com foco no mercado de operadoras de televisão e produtoras de audiovisual, dispostos a avançar na concepção e aplicação de estratégias do planejar e desenvolver TV digital, além do incremento de técnicas de gestão de processos comunicacionais.
As aulas estão previstas para começar em abril de 2010 e terão duração de três semestres. O aluno receberá o título de especialista em Estratégias e Processos em Televisão Digital.
Inscrição e maiores informações pelos telefones (51) 3590-8131 e (51) 3012-1363, ou ainda, através do site .

Debate: Café Intercom-Fnac analisa, em Curitiba, interatividade no telejornalismo

Por Rosa Dalla Costa

Numa parceria Intercom-Fnac Curitiba (PR), o primeiro Café está marcado para o próximo dia 10 de março, às 19h30, na Fnac do Park Shopping Barigui, para falar sobre Interatividade no telejornalismo local. Estarão presentes duas jornalistas da RPC, Mira Graçano e Cristina Graeml, e o jornalista da TV Educativa e professor da UFPR, Elson Faxina.
Os profissionais, com vasta experiência em telejornalismo local, contarão suas experiências sobre as transformações do telejornalismo local, principalmente a partir da utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, que têm possibilitado uma interação cada vez maior com o telespectador. Essa participação tem mudado o conteúdo dos telejornais? A interatividade cada vez mais evidente nas edições do dia a dia tem contribuído para uma maior participação democrática? Há diferenças nesta interatividade nas emissoras públicas e privadas?

Comunicação legislativa: Comsefe tem nova diretoria

A Associação dos Profissionais de Comunicação Social do Senado Federal - Comsefe empossa neste dia 24 sua nova diretoria para o biênio 2010 - 2011. A posse acontece às 19 horas; no Restaurante dos Senadores, localizado no Anexo II do Senado Federal, Bloco B, térreo .

Abaixo a nominata da nova diretoria:

Presidente: Myriam Violeta Cavalhero
Vice-presidente: Maria Cristina Silva Monteiro
Secretária-geral: Larissa Bortoni Dias
1º Tesoureiro: Romolo Mazzoccante Junior
2º Tesoureiro: Antonia Márcia Bezerra Vale
Diretor de Formação Profissional: Rogério Dy La Fuente Gonçalves
Suplente - Diretor de Formação Profissional: Flavio Gomide de Faria
Diretor para Assuntos Sócio-Culturais: Sílvia Castanheira Oddone
Suplente - Diretor para Ass. Sócio-Culturais: Angela Silva Brandão
Diretor Jurídico e de Assuntos de Classe: Ilana Trombka
Suplente – Diretor Jurídico e de Ass. de Classe: Nilo Amaro Bairros dos Santos

Conselho Fiscal:

Titulares: César Augusto Resende da Costa Santos (TV Senado)
Cefas Gonçalves de Siqueira (TV Senado)
Alcebiades Muniz Neto (Rádio Senado)
Suplentes:
João Carlos da Silva Teixeira (Jornal do Senado)
Erothildes Ananias de Medeiros (Tida) (Agência Senado)

Brasil já possui mais de 175 milhões de celulares

Do M&M Online

Em janeiro, mais de 1,6 milhão de novas linhas foram habilitadas; Vivo continua na liderança

Já passa de 175 milhões o total de celulares em operação no Brasil. De acordo com o ranking divulgado nesta segunda-feira, 22, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), somente no mês de janeiro, 1.639.892 novas linhas entraram em operação no País, o que elevou a totalidade de telefones móveis para 175.599.260.
Considerando todos os meses de janeiro - desde o ano 2000 - desempenho da indústria de comunicação móvel em 2009 só perde para o primeiro mês de 2008, quando foram habilitadas 1.877.474 novas linhas. Desse total de celulares em uso, 82,62% (145.083.416 aparelhos) funcionam pelo sistema pré-pago, enquanto os 17,38% restantes (que correspondem a 30.515.844 telefones) operam pelo sistema pós-pago.

Teledensidade
De acordo com a mensuração da Anatel, duas regiões brasileiras já possuem mais de um telefone celular por habitante. Pelo ranking de teledensidade (parâmetro medidos que avalia a quantidade de telefones móveis para cada grupo de 100 habitantes), as regiões Sudeste e Centro oeste já possuem uma média de 1,03 e 1,09 celular para cada habitante.

Operadoras
Por mais um mês, a Vivo liderou a lista das operadoras em funcionamento no Brasil. Em janeiro, a companhia detinha 29,87% do mercado de telefones móveis no País, operando 52.455.471 linhas. Em segundo lugar ficou a Claro, com 25,52% de participação e 44.806.542 telefones em operação.
A TIM continua mantendo o terceiro lugar no ranking, com 41.500.158 aparelhos habilitados, o que lhe confere 23,63% de participação no mercado. E, em quarto lugar, apareceu a Oi, com 20,61% do mercado de telefonia móvel e 36.186.024 celulares em operação.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Empresa seleciona profissional "1/3 jornalista, 1/3 marketeiro e 1/3 webmaster"

Uma empresa argentina de consultoria em Comunicação e RP procura um jornalista para atuar como comunicador.
O candidato deve ser uma espécie de robocop da comunicação. Segundo o anúncio publicado pela revista Imagen, o profissional deve ser "1/3 jornalista, 1/3 marketeiro ( em espanhol marketinero) e 1/3 webmaster", além de dominar o inglês e o espanhol, é claro. Deve dominar ainda as ferramentas da Internet para projetos de conteúdo.

Bem, se alguém ai se encaixa neste modelo híbrido, o endereço para enviar CV é o
busquedaweb1@gmail.com.

Direito Autoral: RÁDIO WEB FECHA ACORDO JUDICIAL COM O ECAD

Do Maxpress

A empresa Kboing Networks do Brasil, uma das mais importantes rádios web do país, acabou por firmar acordo judicial com o Ecad, de forma a quitar os direitos autorais devidos em face da execução de músicas em seu site. A atividade da Kboing traduz-se na transmissão, mediante streaming (espécie de radiodifusão na web) de obras musicais e audiovisuais - sendo campeã de acessos na web -, o que torna por si só notória a comunicação ao público de músicas, exigindo, nos termos da Lei autoral em vigor, prévia licença a ser obtida através do Ecad.
O acordo foi motivado pela recente decisão judicial, proferida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que determinou a imediata interrupção do uso de músicas no site, com base na Lei Federal 9.610/98. Conforme o magistrado, Oswaldo Henrique Freixinho, "a violação ao direito de autor pela demandada é configurada a cada simples visita à página virtual da mesma, em que se verifica a divulgação e transmissão de músicas sujeita, portanto, à autorização do autor."
A decisão revela-se de suma importância e representa verdadeira evolução do judiciário no tocante à compreensão dos modernos conceitos e regras dispostos na atual Lei de Direito de Autor, de forma a abranger todo e qualquer tipo de comunicação ao público de músicas, por qualquer meio ou processo, inclusive no ambiente digital.
Assim como as TV'S e rádios, para que uma música seja transmitida pela internet, deve ser solicitada a autorização prévia fornecida pelo Ecad. Verificou-se, no último ano uma crescente conscientização dos usuários de novas mídias, que procuraram o Ecad para o recolhimento da justa retribuição pela utilização das obras musicais em seus sites ou plataformas, o que se acentuou com o mais recente posicionamento do Tribunal do Rio do Janeiro.
Samuel Fahel, Gerente Executivo Jurídico do Ecad, afirma que a Lei dos Direitos Autorais brasileira é uma das mais completas do mundo. "A Lei Federal 9.610/98 prevê a proteção autoral para utilização de obras musicais em execuções públicas, radiodifusão e transmissão por qualquer modalidade, contemplando assim, a internet", explica. De acordo com o Gerente Executivo de Arrecadação do Ecad, Márcio Fernandes, as rádios e TVs na Web, sonorização ambiental de sites, podcasting, transmissões de eventos musicais por meio de sites e operadoras de celular devem efetuar retribuição autoral. "Os valores para pagamento de direitos autorais pelo uso de música na Internet são calculados com base em uma tabela de preços definida pela Assembléia Geral do Ecad, que representa milhares de titulares de música filiados, que considera a categoria (finalidade comercial, institucional/promocional ou pessoal) e a forma de utilização da música (fundo musical/ambientação de sites, webcasting, simulcasting ou podcasting)", explica o gerente, afirmando que a tabela de preços está disponível no site do Ecad, www.ecad.org.br, bem como a opção de simular o cálculo do direito autoral a ser pago.

Itália: lei proíbe debate politíco na TV em período pré-eleitoral

Do Portal Imprensa

A comissão parlamentar italiana que supervisiona a emissora RAI aprovou novas regras - propostas por Marco Betrandi, do Partito Radicale - que proíbem o debate político nos talk shows da televisão pública entre 28 de fevereiro e 28 de março, data das eleições regionais.
Segundo o Sindicato dos Jornalistas de Portugal, com as determinações, só serão autorizados conteúdos políticos na TV se os 18 partidos que concorrem às eleições tiverem tempos equivalentes nos programas sobre política, regra considerada impraticável pelos programadores.
O presidente da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), Arne König, declarou que "regras tão absurdas vão resultar numa proibição quase total do debate político no sistema audiovisual público italiano. É uma decisão ruim para a democracia tanto na Itália como fora dela, e passa uma imagem pouco respeitável do país e do seu governo".
Por considerarem que a decisão representa uma interferência política que contraria padrões internacionais e direitos fundamentais, a Federação Nacional da Imprensa Italiana (FNSI) e a FEJ apoiam o Sindicato de Jornalistas da RAI em sua ameaça de paralisação dos trabalhos caso as novas regras não sejam anuladas nos próximos dias

Diploma: deputado apresenta PL que obriga órgãos públicos do MS a contratar jornalistas diplomados

Do Comunique-se

O deputado estadual Pedro Teruel (PT/MS) apresentou nesta quinta-feira (18/02) um Projeto de Lei que exige que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Mato Grosso do Sul contratem apenas profissionais com graduação específica em jornalismo, para os cargos de jornalista e assessor de imprensa. Se aprovada, a medida deverá valer tanto para a contratação por concursos, como para seleções simples.
A apresentação do Projeto de Lei foi uma solicitação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SINDJOR-MS), contrário a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em junho de 2009 derrubou a exigência de diploma de jornalismo para o exercício da profissão.
"Há uma preocupação do sindicato com relação aos profissionais formados ao longo dos 20 anos da existência do curso em Mato Grosso do Sul, que podem ser substituídos por pessoas sem o curso superior, por diversos motivos, dentre eles a redução de salários e aumento da jornada de trabalh (...) É importante que o Poder Público Estadual não seja conivente com a desvalorização da profissão e a precarização das condições de trabalho, além de estar preocupado com a qualidade da informação divulgada pelos jornalistas", afirmou o deputado.
Um PL semelhante, dos vereadores Adriano Ventura (PT) e Luzia Ferreira (PPS), foi aprovado no último mês pela Prefeitura de Belo Horizonte. Desde o dia 20/01, a prefeitura e a Câmara municipal de BH são obrigadas a contratar apenas jornalistas diplomados na área para os cargos de assessor de imprensa e jornalista.

Rádio digital: governo pode adotar dois sistemas no Brasil

Fonte: Valor Econômico, em 18/02/10

O governo federal poderá adotar os dois modelos em avaliação como padrões de rádio digital, apesar do país estar fazendo testes comparativos entre o americano, conhecido como In-band on-channel (Iboc), e o europeu, o Digital Radio Mondiale (DRM. Diferentemente do que ocorreu com a TV digital - em que o modo japonês foi o único escolhido -, os dois modelos de rádio digital poderiam coexistir com viabilidade econômica, embora comercialmente um deva se sobrepor ao outro. Politicamente, a saída agradaria tanto às emissoras que já investiram no modelo Iboc, quanto aos partidários do modelo DRM, que é livre de royalties.
Para tomar esta decisão, o Ministério das Comunicações avalia a publicação de uma portaria com parâmetros que não restrinjam o mercado a um só modelo. O ministro Hélio Costa quer resolver a questão antes de deixar o governo, até o fim de março.
O único fabricante americano do Iboc, que já fornece sistemas digitais a emissoras brasileiras, é o consórcio Ibiquity, que cobra royalties pelo uso. Algumas das 4,5 mil emissoras comerciais de AM e FM já adquiriram equipamentos para migrar do modelo analógico para o digital. A principal vantagem do Ibiquity é a certeza das emissoras em digitalizar- se mantendo o mesmo canal (número no dial). Mas governo e empresas têm restrições quanto aos royalties cobrados.
Um grupo de técnicos e universidades ainda mantém os estudos do modelo DRM. Se os testes provarem que o modelo europeu também permitirá que as rádios mantenham os canais de transmissão - questão pétrea para as emissoras -, então a discussão comercial esquentará, porque o modelo europeu não cobra royalties. O problema, porém, seria que as empresas que compraram o Ibiquity já gastaram, em média, R$ 150 mil pelos equipamentos, e, portanto, preferem o modelo americano. Nos testes já encerrados, o Ibiquity teve problemas de eficácia em ondas médias (AM) e curtas (OC e OT). Para FM, são perfeitos.
Pode não ser viável economicamente, contudo, produzir receptores de rádio que aceitem os dois modelos, Ibiquity e DRM. Por isso pode haver segregação entre os aparelhos receptores AM/FM e os específicos para ondas curtas.
No caso das ondas curtas, o DRM já provou ser mais vantajoso, com grande ganho de qualidade de som e livre das frequentes interferências na banda. A aceitação pelo governo dos dois modelos poderia permitir que essas emissoras de OC e OT transmitissem em sistema diferente das AM/FM. Daí a possibilidade de coexistirem ambos os modelos de rádio digital no país. A hipótese não é absurda, haja vista que existe hoje, no Brasil, 1,5 aparelho receptor de rádio por pessoa e que as ondas curtas têm um mercado bastante específico.
Como o sistema de rádio digital é, em termos gerais, mais barato que o da TV digital - em que foi definido o padrão japonês -, a possibilidade de haver mais de um modelo não restringiria o potencial econômico para ambos os sistemas conviverem. No caso da TV, a multiplicidade de modelos reduziria perspectivas de crescimento e exportação de infraestrutura e aparelhos receptores para países vizinhos.
Antes férrea defensora do Ibiquity, a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) espera o encerramento dos testes do DRM para apresentar sua posição final. "A única posição em que a associação é irredutível sobre a rádio digital hoje é a previsão de as emissoras manterem o mesmo canal de transmissão", diz Luis Roberto Antonik, diretor-geral da Abert. "Defendemos essa ideologia e não necessariamente um padrão"
Pela rádio digital, o usuário poderá ter, além de maior qualidade de som, serviços agregados, como a possibilidade de ouvir podcasts, interagir na programação e receber imagens e informações no visor do aparelho.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Arruda: crise política paralisa publicidade oficial do DF

Por Robert Galbraith, do M&M Online

Principais ações do governo do Distrito Federal, que tem verba de R$ 80 milhões por ano, estão suspensas desde a prisão do governador José Roberto Arruda e seu secretário de comunicação Welington Moraes pouco antes do início do carnaval

Brasília completa 50 anos em 2010 e conta com programação extensa de comemorações. A comunicação institucional do governo do Distrito Federal está paralisada desde que foi decretada e executada a prisão do governador José Roberto Arruda e seu secretário de comunicação Welington Moraes - responsável pelos briefings às agências -, pouco antes do início do carnaval deste ano.

O programa semanal de prestação de contas do governo do GDF-TV, principal ação dentre os R$ 80 milhões anuais da verba oficial de publicidade, foi ao ar pela última vez no dia 6 de fevereiro. Deixou de ser exibido desde o sábado de carnaval, 13. As agências que atendem ao governo local são a Agnelo Pacheco, AV Comunicação e Agência Nacional e têm contrato até fevereiro de 2011.

Apesar da nomeação de Ademir Malavazzi como novo secretário de comunicação, as agências aguardam pela definição do governador que irá concluir o mandato de Arruda, já que sua renúncia ou cassação por impeachment são dados como algo certo. O atual vice-governador Paulo Octávio está fragilizado e o presidente da Câmara Legislativa do DF, Wilson Lima, surge como provável substituto de Arruda.

De qualquer forma, independentemente de quem assumir o governo do DF, as campanhas institucionais não deverão voltar a pauta até o final do ano ficando restritas às ações de utilidade pública como prevenção à dengue e Aids, entre outras.

O temor é que o baixo astral provocado pela crise política atinja em cheio as comemorações pelos 50 anos de Brasília, em 21 de abril, com fuga de patrocinadores e artistas com receio em associarem suas imagens ao mau momento vivido pela capital.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Canal Futura abre inscrições para 1º Pitching Social

Enviado por ANDI

Estão abertas até o dia 9 de abril as inscrições para o 1º Pitching Social do Canal Futura. Interessados poderão concorrer com programas de TV de vinte minutos, com temática livre. O prêmio de 30 mil reais será dado a dois projetos, um produzido por uma ONG, OSCIP ou Instituto e Associação e outro por uma TV Universitária.
No páreo, pontos de cultura, ONG´s, fundações e TV´s universitárias com produtos televisivos de qualidade artística, conceitual e técnica.
"Desde 2005, o Futura organiza Pitchings com produtoras independentes de todo o Brasil, com novas ideias e formatos para a grade. Mas sabemos que há outros interlocutores, como ONG´s e as TV´s universitárias, produzindo audiovisual de qualidade, nem sempre com espaço garantido na tela", conta Debora Garcia, gerente de Conteúdo e Novas Mídias do Futura.
Segundo Débora, a proposta veio consolidar a ligação do canal com a sociedade civil, organizações sem fins lucrativos e TVs comunitárias.
"Já mantínhamos relação sólida com esses segmentos, mas sem um meio formal para recebimento de projetos, dando oportunidade aos grupos sociais para encaminharem suas propostas em um processo democrático e aberto a todos", complementa.
O regulamento e a ficha de inscrição podem ser conferidos no site do Futura.
A divulgação dos selecionados será feita no dia 30 de abril.

Alemanha: Festival de Berlim apresenta diversidade do cinema brasileiro

Por Augusto Valente, da agência Deutsche Welle

Documentários, cinema de autor, sucessos de bilheteria, novos e velhos clássicos: nove produções e cineastas brasileiros participam em diferentes seções do Festival Internacional de Cinema de Berlim, a Berlinale.

Neste ano em que completa seis décadas de existência, o Festival Internacional de Cinema de Berlim apresenta um total de nove filmes produzidos do Brasil ou realizados por cineastas nacionais. Eles se distribuem por uma ampla palheta de seções, desde a Berlinale Shorts até Play It Again...!, a retrospectiva selecionada pelo crítico e autor David Thomson.
Nenhuma dessas produções está incluída na mostra competitiva. Na realidade, após José Padilha haver arrebatado o Urso de Ouro em 2008, com Tropa de elite, seguido, no ano passado, pela peruana Claudia Llosa (La teta asustada), a presença latino-americana é relativamente modesta nesta 60ª edição do festival.
Juventude de Gláuber, Brasil da Central
Quarenta anos após sua realização, um clássico do Cinema Novo pode ser (re)visto no Fórum Internacional do Filme Jovem. Trata-se da seção mais "arriscada" da Berlinale, com um forte perfil político, reunindo películas de vanguarda e de cineastas ainda desconhecidos, experimentos, ensaios fílmicos e reportagens.
Em O Dragão da Maldade e o Santo Guerreiro, Gláuber Rocha (1939-1981) conta a saga de Antônio das Mortes, o matador de cangaceiros e fanáticos religiosos que mudou de campo, passando de capanga dos coronéis a paladino dos oprimidos. A lenda de São Jorge serve como metáfora para a luta contra o "dragão da maldade" da ditadura militar. Considerado "um ponto alto da arte de Gláuber", o filme de 1969 traz, entre outros, Maurício do Valle, Odete Lara e Othon Bastos.
Já posicionado por alguns na categoria cult, Central do Brasil, de Walter Salles consta da seção Retrospektive, lado a lado com Akira Kurosawa, Michelangelo Antonioni e Jean Renoir. Indicado para dois Oscars em 1998, o road movie entre a principal estação ferroviária carioca e o Nordeste do país recebeu no mesmo ano o prêmio máximo da Berlinale, assim como o Prêmio do Júri Ecumênico e o Urso de Prata para Fernanda Montenegro como melhor atriz.
Cuecas de presente e o salto da ponte
A biografia pessoal é ponto de partida para dois dos participantes brasileiros. Que repercussões tem o extermínio de 6 milhões de judeus, várias décadas atrás, na vida de uma criança da América do Sul? Em seu curta Avós, de 2009, com 12 minutos de duração, o diretor uruguaio Michael Wahrmann, neto de sobreviventes, procura fechar uma lacuna na elaboração do Holocausto: a da terceira geração. Pois é aos 10 anos de idade que seu protagonista Leo começa a compreender a relação entre as tatuagens nos braços de suas avós, os presentes que lhe dão – sempre meias e cuecas –, e o fato de ele ser assim, rechonchudo.

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DirecTV se torna maior operadora de TV paga do mundo

Do Pay-TV News

A DirecTV divulgou na quinta, 18, o balanço do quarto trimestre, bem como o consolidado de 2009. No trimestre, a empresa apresentou crescimento no cash flow de 64%, atingindo o valor recorde de US$ 710 milhões. No ano, o crescimento foi de 40%, chegando a US$ 2,4 bilhões.
A DirecTV apresentou crescimento nas receitas e no lucro operacional antes de depreciação e amortização. Em ambos os casos, o crescimento no último trimestre foi acima do crescimento registrados nos 12 meses de 2009. As receitas cresceram 13% no último trimestre, chegando a US$ 5,981 bilhões. No período de um ano, o crescimento foi de 10%, chegando a US$ 21,565 bilhões.
No balanço a empresa credita o aumento nas receitas ao aumento do número de assinantes nos Estados Unidos, bem como nas operações da América Latina. O crescimento real da base nos EUA, descontando o churn, foi de 119 mil assinantes no último trimestre e de 939 mil no ano. Já nas operações da América Latina chama a atenção o crescimento líquido da base no último trimestre, que foi de 254 mil novos assinantes. No acumulado do ano o crescimento foi de 692 mil assinantes. Com isso, as operações da região passaram a ter 4,588 milhões de assinantes, descontados os 1,96 milhões da Sky México, contabilizados à parte.
Vale lembrar, a DirecTV tem aproximadamente 74% da Sky Brasil, 41% da Sky México e 100% da PanAmericana, que cobre o restante da região. Com o crescimento na base de assinantes, a DirecTV tornou-se a maior operadora de TV por assinatura do mundo. O lucro operacional antes de depreciação e amortização cresceu 22% no trimestre, chegando a US$ 1,494 bilhão.
No ano o resultado foi de US$ 5,313 bilhões. Nas operações da América Latina, os números foram de US$ 219 milhões e US$ 697 milhões, respectivamente, o que representa crescimento de quase 20% para o trimestre, mas de apenas 1% para o ano de 2009. O Arpu (receita média por assinante) na região também apresentou crescimento significativo. No trimestre a receita média cresceu para US$ 62,67, contra US$ 50,09 no mesmo período do ano anterior. Nos doze meses de 2009 a receita média por assinante foi de US$ 57,12, contra US$ 55,07 em 2008.
O crescimento pode ser explicado pela oferta do serviço de alta definição com DVR. No último trimestre, a desvalorização do Real também colaborou.

Capacitação em Educação para jornalistas

O movimento Todos Pela Educação, com apoio da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), convida a jornalistas de todo o País para participar, no dia 2 de março, em São Paulo, do encontro de formação sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Conferência Nacional de Educação (Conae), que tem data prevista para acontecer entre 28 de março e 1º de abril deste ano.
Especialistas da área irão debater temas que serão abordados na Conae e na elaboração do próximo PNE.
A formação será realizada no dia 2 de março, das 9h às 13h30, no auditório do Todos Pela Educação, na Avenida Paulista, 1294 - 19º andar, em São Paulo. As vagas são limitadas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de fevereiro pelo telefone (11) 3266-5477 (11) 3266-5477 ramal 229 ou pelo email camilla@todospelaeducacao.org.br.
Veja a programação completa no portal da Andi.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Porto Alegre recebe o IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e RP

O IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - Abrapcorp 2010 acontece entre 20 e 22 de maio de 2010 em Porto Alegre/RS. O tema central "Comunicação Pública: interesses públicos e privados” permite atrair abordagens teóricas e reflexões sobre a sua prática nas diferentes perspectivas do campo comunicacional, mais especialmente, a partir da comunicação organizacional e de relações públicas.

Inscrições: de 15 de janeiro a 17 de maio (não haverá inscrições no local)
Chamada para trabalhos: de 15 de janeiro a 28 de março

Estágio: inscrição aberta na Fundação Scripps Howard

O International Center for Journalists seleciona estudantes internacionais de Jornalismo para estagiar em Washington de 12 a 14 semanas, entre junho e agosto deste ano, na Scripps Howard Foundation Wire. Trata-se de um serviço de notícias no qual 6 estudantes (cinco norte-americanos e 1 de outro país) têm a oportunidade de cobrir eventos em Washington e escrever matérias que podem ser publicadas em jornais nos EUA.
Outras informações sobre como participar, clique aqui.

Memória da Imprensa: Arquivo Público resgata história do jornalismo no Brasil

Do Comunique-se

O Arquivo Público do Estado de São Paulo lançou o site temático "Memória da Imprensa", que reconstitui momentos importantes da história da imprensa doBrasil. O espaço disponibiliza uma seleção de periódicos datados entre 1854e 1981. Ao todo, são 14 títulos de jornais e revistas de época.
"Os pesquisadores poderão acessar desde publicações que marcaram época, comoa revista A Cigarra (1914-1975) e o jornal Última Hora (1951-1971), até títulos menos conhecidos, como o jornal sindical Notícias Gráficas(1945-1964) e o anarquista La Barricata (1912-1913)", diz Carlos de Almeida Prado Bacellar, coordenador da instituição.
O site oferece micro coleções de documentos, inseridas numa narrativa quesituam os periódicos no contexto histórico. O material disponibilizadooferece as diferentes visões da imprensa sobre momentos da história do país."Jornais e revistas complementam e dialogam com a documentação oficialpreservada pelo Arquivo, inclusive precisando data e sequência dosacontecimentos históricos", explica o diretor do Departamento de Preservaçãoe Difusão do Acervo do Arquivo Público do Estado, Lauro Ávila Pereira.
O layout do site foi inspirado na diagramação de um jornal. As coleções maisconsultadas pelo público ganham destaque e compõem as "manchetes" do portal.
O site será atualizado periodicamente, com a inclusão de mais títulos eoutros exemplares dos periódicos atualmente disponíveis.

Cnen lança concurso público para selecionar RP

A Comissão Nacional de Energia Nuclear - Cnen lançou edital para concurso público. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro. Dentre as 203 vagas existentes para as diversas áreas vagas, existe uma vaga para RP, na função de Tecnologista Júnior/Comunicação Social, para trabalhar no Rio de Janeiro.
O candidato deve possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, reconhecido pelo Ministério da Educação.
Exige-se experiência mínima de um ano na área de assessoria de Comunicação Social e a remuneração é de 4.549,63 podendo chegar a 7.748,63, caso o candidato tenha doutorado.
Haverá provas objetiva, oral e de avaliação de títulos e currículo.
As inscrições deverão ser feitas pelo site da empresa organizadora, a Fundação Conesul de Desenvolvimento . Para ver o edital , clique aqui.

Inscrições para doutorado sanduíche nos EUA vão até 28/02

Estudantes regularmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil interessados em estágio nos EUA podem concorrer a bolsas da Fulbright e da Capes. O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao ano acadêmico 2010/2011 vai até o próximo dia 28 de fevereiro. Os candidatos, de todas as áreas, devem ter comprovado desempenho acadêmico, além de apresentarem projetos de pesquisa de excelência a serem conduzidos em uma instituição norte-americana.
Entre outros benefícios, os selecionados terão direito a bolsa da Capes no valor de US$ 1.300 por mês, auxílio-pesquisa da Fulbright para o período de nove meses, variável entre US$ 2 mil a US$ 7 mil, e passagens aéreas de ida e volta.
Para mais informações, acesse o sitio da Fulbright.

Guatemala: governo vai criar agência de notícias e canal de televisão

Por Ingrid Bachmann do blog de notícias Jornalismo nas Américas

Com o objetivo de criar um sistema de informação que busque o equilíbrio, o presidente Álvaro Colon anunciou o lançamento de um canal estatal de televisão e a criação da Agência Guatemalteca de Notícias, informa elPeriódico. O sistema será implantado e consolidado nos próximos dois anos.
Segundo o Notimex, o novo canal será operado junto com o Congresso Nacional, que desde 2004 administra o seu próprio sinal de televisão (o canal 9), mas que não foi ao ar porque o orçamento não foi aprovado.
O presidente anunciou em março o relançamento da rádio oficial TGW. O país, segundo declarou o presidente, necessita que a informação proveniente de meio de comunicação privados seja complementada. “Os meios de comunicação têm a responsabilidade de transmitir verdades [...] e essas verdades se transmitem num clima de interesses”, afirmou Colom, citado pelo Siglo XXI.
No entanto, o crescente papel do governo guatemalteco nos meios de comunicação também tem gerado preocupação. Em uma coluna no elPeriódico, o sociólogo Gustavo Berganza diz que o objetivo das equipes governamentais de comunicação é promover os temas que interessam as autoridades, o que inclui "negar, esconder, manter fora dos olhos do público tudo aquilo que contrarie e deteriore a imagem de seu empregador".
Veja mais informações sobre o tema na versão em inglês desta nota.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Crise: Jornais nos EUA fecham último ano com lucro

Por Andrea Mourta, da Folha de S. Paulo

Grupo do New York Times triplica receita líquida no 4º trimestre de 2009. Empresas que editam USA Today e Miami Herald também têm recuperação após cortes de custos e leve melhora em publicidade.

Ao final de um ano de sobressaltos, uma combinação de reestruturação administrativa com desaceleração na queda da receita publicitária contribuiu para que alguns dos mais importantes jornais dos EUA alcançassem lucros significativos no último trimestre de 2009, com números que chegaram a surpreender as análises otimistas e aprofundaram a tendência de recuperação apontada no terceiro trimestre do ano.

A New York Times Company, uma espécie de farol da indústria jornalística americana, informou que sua receita mais do que triplicou no último trimestre do ano passado.

Responsável por "The New York Times", "The Boston Globe", "The International Herald Tribune" e 15 outros diários americanos, a empresa anunciou lucro de US$ 90 milhões no final de 2009, ante US$ 27,6 milhões no mesmo período de 2008.

A redução de pessoal está entre os principais fatores que permitiram a recuperação: ao final de setembro, a empresa havia reduzido em cerca de 20% a folha de pagamentos em comparação com 2008.

Outro fator que ancorou o resultado foi o desempenho da receita publicitária, que registrou no último trimestre a menor queda em um ano. A receita total da Times Co. alcançou US$ 681 milhões no período, acima dos US$ 653 milhões previstos por analistas. Ainda assim, houve queda de 11,5% em relação ao ano anterior, mesmo após a empresa fechar acordo de leasing e venda de parte da sede do "New York Times" e aumentar em mais de 30% o preço de capa do jornal.

Outras grandes empresas de mídia viveram recuperação semelhante. A Gannett Co., que edita o "USA Today" (segundo mais vendido no país) e pelo menos outros 80 jornais diários, anunciou queda de 18% na publicidade no último trimestre de 2009, contra uma redução de 28% no trimestre anterior. A empresa saiu do prejuízo de US$ 4,71 bilhões verificado no final de 2008 para um lucro de US$ 133,6 milhões no período entre outubro e dezembro de 2009.

A receita publicitária da McClatchy Co., dona, entre outros, do "Miami Herald", encolheu 20,5% no quarto trimestre (contra 28% de queda no terceiro), mas o conglomerado também passou de um prejuízo de US$ 27 milhões no ano anterior para um lucro US$ 25,8 milhões no último trimestre do ano passado.
A Washington Post Co., editora do "Washington Post", que em 2009 fechou todas as suas sucursais nos EUA, autorizou a recompra de suas ações no final do mês passado, após aumento de 4,7% no lucro anual.

Onu realiza no DF encontro sobre governança e transparência na Web

O Web4Dev 2010, evento que reúne profissionais de tecnologia da ONU, acontece nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro no Grand Bittar Hotel, em Brasília. A conferência tem como objetivo principal abordar os impactos dos recursos da internet nos sistemas da Organização das Nações Unidas.
Entre os temas principais para o debate neste ano estão a governança e transparência na Web, além das oportunidades e desafios colocados pela web 2.0, como as redes sociais, blogs e microblogs, incluindo o Twitter.
Entre os convidados estão Hartmut Richard Glaser, diretor executivo do Comitê Gestor da Internet Brasil, Ting Chen, integrante do conselho de administração da Wikimedia e Albert Alcouloumbre, da TV Globo. Também devem participar do evento representantes das sedes dos organismos das Nações Unidas, do Google, da ONG Save the Children e do Governo Brasileiro.
Segundo a organização do evento, essa é a primeira vez que o Web4Dev acontece na América Latina. As vagas são gratuitas, mas limitadas aos profissionais diretamente envolvidos nas discussões centrais da conferência.
Mais informações, clique aqui.

Bolsa e prêmios para mulheres jornalistas

Por Maira Magro, do blog de notícias Jornalismo nas Américas

A Fundação Internacional de Mulheres na Mídia (International Women’s Media Foundation, IWMF) está com inscrições abertas, até 9 de abril de 2010, para a bolsa Neuffer Elizabeth. Até 5 de março, a organização recebe candidaturas para os prêmios Coragem no Jornalismo.

A bolsa Elizabeth Neuffer foi batizada com o nome da correspondente do Boston Globe morta no Iraque em 2003. Neuffer ganhou o prêmio Coragem no Jornalismo da IWMF em 1998.

Uma mulher jornalista será selecionada para passar o ano acadêmico em Boston, nos EUA (de setembro de 2010 a maio de 2011), em um programa que combina a pesquisa acadêmica com a formação na cobertura dos direitos humanos. A bolsa está aberta a mulheres jornalistas de todo o mundo que trabalhem na cobertura de direitos humanos e justiça social. As candidatas devem ter pelo menos três anos de experiência em jornalismo e domínio do inglês.

Saiba mais sobre a bolsa neste press release e nesta série de respostas a perguntas frequentes. Veja também esta lista de bolsistas anteriores. O formulário de inscrição está disponível aqui.

A IWMF também recebe indicações para os prêmios Coragem no Jornalismo. Entre as vencedoras latina americanas, em edições passadas, estão Lydia Cacho e Maribel Gutierrez Moreno, do México; Mabel Rehnfeldt, do Paraguai; Marielos Monzon, da Guatemala; Jineth Bedoya Lima e Maria Jimena Duzan, da Colômbia; e Blanca Rosales Valencia, do Peru. Indicações podem ser feitas aqui.

Costa Rica acaba com pena de prisão para jornalistas

Por Ingrid Bachmann, do blog de notícias Jornalismo nas Américas

A Suprema Corte de Justiça derrubou o artigo 7 da Lei de Imprensa de 1902, que estabelecia pena de prisão contra jornalistas e donos de meios de comunicação pelos crimes de injúria e calúnia, informam os jornais La Nación e Diario Extra.

A medida não despenaliza os delitos que se possam cometer no exercício do jornalismo. Eles serão regidos agora pelo Código Penal, que contempla apenas aplicação de multa em casos de difamação.

Segundo a AFP, associações de jornalismo e organizações como o Instituto de Imprensa e Liberdade de Expressão (IPLEX, por suas siglas em espanhol) comemoraram a decisão, emitida no julgamento contra um jornalista do Extra condenado a 50 dias de prisão. Em um editorial, o jornal La Nación qualificou a resolução como “um novo marco da liberdade de expressão“.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Disney fatura US$ 9,7 bilhões e apresenta lucro de US$ 844 milhões

Do Tela Viva news

A Walt Disney Company divulgou nesta quarta, 10, seu balanço do primeiro trimestre. A empresa apresentou lucro de US$ 844 milhões e receita de US$ 9,7 bilhões, o que representa um pequeno crescimento em relação ao mesmo período do ano fiscal anterior. A unidade de mídia do grupo teve aumento na receita de 7%, chegando a US$ 4,2 bilhões, e lucro operacional 11% maior, chegando a US$ 724 milhões. As operações de cabo tiveram receitas de US$ 2,6 bilhões, o que significou uma queda de 8%, com lucro operacional 5% maior, de US$ 544 milhões. As operações de radiodifusão tiveram receita de US$ 1,5 bilhão e lucro operacional de US$ 180 milhões, 30% maior que o apresentado no mesmo período do ano fiscal anterior.
As receitas dos estúdios de cinema caíram para US$ 1,9 bilhão, no entanto, o lucro operacional foi 30%, chegando a US$ 243 milhões. A receita anual com esta área ainda tem grande potencial de se recuperar, já que a Disney conta com grandes lançamento para o ano, como o longa "Alice no País das Maravilhas", de Tim Burton.
A área de produtos de consumo também apresentou queda na receita, de 3%, chegando a US$ 746 milhões, com queda no lucro operacional de 8%, atingindo US$ 243 milhões. A unidade de parques temáticos e resorts manteve a receita em US$ 2,7 bilhões, com queda de 2% no lucro operacional, que foi de US$ 375 milhões.As receitas com mídias interativas caiu 29% para US$ 221 milhões, contudo, a divisão conseguiu reduzir as perdas para US$ 10 milhões, contra US$ 45 milhões no ano anterior.

Jornal indígena venezuelano concorre a prêmio da UNESCO

Por B. Sulbaran, da agência Aporrea.org

Wayuunaiki es el nombre del primer periódico étnico-comunitario de Venezuela, el cual participa actualmente en el "Premio PIDC-UNESCO de Comunicación Rural", dirigido a comunicadores, personas, organismos públicos o privados, instituciones o comunidades que trabajan con miras a mejorar la comunicación en las zonas rurales de países en desarrollo.
Jayariyú Farías Montiel, directora y co- fundadora del periódico Wayuunaiki, explica que este medio se ha convertido en la voz de los pueblos indígenas en el campo comunicacional, plasmando realidades que no se decían, resaltando héroes anónimos que la gran industria de los medios no toman en cuenta y difundiendo la lucha de las comunidades.
Por todo esto, ella y su equipo, se sintieron con aptitudes para postular a Wayuunaiki para el “Premio PIDC-UNESCO de Comunicación Rural”, dirigido a comunicadores, personas, organismos públicos o privados, instituciones o comunidades que trabajan con miras a mejorar la comunicación en las zonas rurales, principalmente de países en desarrollo.
“Pienso que sí calificamos para el premio porque efectivamente realizamos un verdadero periodismo rural, de provincia, comunitario, tan importante en estos tiempos. Ganar, sería recibir el reconocimiento de un ente tan importante como la UNESCO, y pienso que ahora, próximos a cumplir nuestro décimo aniversario, con 130 ediciones publicadas, es el momento propicio para salir del anonimato y que se sepa que en Venezuela hay un periódico con esencia y corazón indígena, que es el único medio étnico-comunitario del país”, manifestó Farías.
Este premio forma parte del Programa Internacional para el Desarrollo de la Comunicación (PIDC) y la UNESCO, que se otorga cada dos años y que entrega una suma de 20.000 dólares al ganador, quien debe resaltar ante los demás, por su trabajo en la promoción del desarrollo comunitario a través de periódicos, programas de radio y televisión, multimedia, películas y equipos de impresión.
El último receptor del premio fue el diario Malayala Manorama, de la India, que fue seleccionado por su campaña de comunicación imaginativa, encaminada a la sensibilización de la población de Kerala, en la importancia de la conservación del agua, como una solución para el problema de la sequía en la región.
El premio será otorgado por undécima vez en la 27 ª reunión del Consejo Intergubernamental del PIDC, que tendrá lugar en la Sede de la UNESCO, en París, del 24 al 26 de marzo próximo.
“Le pedimos a nuestros ancestros, a nuestro Dios Maleiwa, que nos puedan dar ese reconocimiento, porque nuestro proyecto ha ofrecido un gran aporte cultural y educativo para los pueblos indígenas, siendo ejemplo para el mundo”, expresó Jayariyú.

Sobre Wayuunaiki, el periódico de los pueblos indígenas

Wayuunaiki en principio fue un proyecto universitario, desarrollado a partir de la propuesta de Jayariyú Farías, cuando inspirada en su padre, Gerardo Jesús Farías, (quien en vida se dedicara al periodismo), tuvo para entonces la “alocada” idea de hacer un periódico indígena.
Una vez que el equipo tuvo en sus manos el primer ejemplar, coincidieron en que debían ir más allá del salón de clases. “Nos dimos cuenta de lo que había nacido, buscamos asesoría y se concluyó que éste tenía que ser el periódico de la nación Wayúu. Así fue como nació hace diez años, en el instante en que también nacía un nuevo movimiento indígena en el país”, cuenta Jayariyú.
Realizado en su totalidad por profesionales de la etnia Wayuu, en sus inicios, en el estado Zulia, le decían “el Panaromita de los Wayúu”, y más adelante por petición de otras comunidades, el periódico se fue expandiendo, a tal punto que hoy en día llega a todos los municipios indígenas del estado Zulia, a todos los estados indígenas de Venezuela (hasta Río Negro en Amazonas, Bajo Delta en Delta Amacuro, Gran Sabana en Bolivar, etc.), así como también a la comunidad Wayúu de Colombia, con corresponsales de otras etnias como Chaima, Warao y Baré.
Su nombre, Wayuunaiki, es el término con el que se define el idioma de los Wayúu. Para su fundadora, “es un medio indígena hecho por los indígenas, y eso no hubiese sido posible en ningún momento histórico anterior, por eso para nosotros es un orgullo haber nacido hace diez años, a la par del surgimiento de una nueva conciencia, donde se puso de manifiesto la inclusión de los derechos de los pueblos indígenas en la nueva Constitución, en lo que fue un renacer de la conciencia aborigen, que terminó con la vergüenza étnica que existía antes”.
Este periódico apoya el proceso de educación intercultural bilingüe haciendo traducciones en idioma Wayuunaiki, y cuenta con una sección dedicada a los idiomas indígenas de Venezuela. Muchos de sus reportajes son investigados “desde el ámbito y cosmovisión indígena que lo caracteriza”, y aparte del trabajo periodístico, su equipo se involucra en actividades directamente con los Consejos Comunales.

Estereótipo profissional: porque casar com um jornalista?

Do Blog Diário de um repórter

Neste período momesco, para descontrair, a estudante de Jornalismo Ariane Aparecida Fonseca de Souza, 20 anos, editora do blog Diário de um repórter, resolveu divulgar 40 motivos para alguem se casar com um jornalista.
Não sei se ela já está fazendo auto-marketing para após a formatura, mas de qualquer maneira, a relação de argumentos identifica bem o estereótipo profissional.

Segue a lista:

  1. Jornalista geralmente é criativo, ele vai surpreender você quando menos esperar;
  2. São curiosos e antenados, você sempre ficará por dentro de tudo que acontece;
  3. Eles não ganham bem, mas isso é bom porque vocês podem aprender a economizar dinheiro;
  4. No Natal, Ano Novo, Carnaval… eles provavelmente estarão na redação. Mas, pense pelo lado positivo: antes trabalhando do que vagabundando;
  5. E outra! Trabalhando muito, eles não têm tempo de se interessar por outra pessoa;
  6. Eles não são bons de matemática, mal sabem somar e subtrair; mas, para que saber isso se são os mestres da escrita?;
  7. Acostumados com pautas, são bem organizados e planejam bem as coisas antes de fazê-las;
  8. Como é fissurado por fontes, quando você tiver uma ótima idéia, ele não vai dizer aos amigos que foi coisa da cabeça dele. Dará todas as honras para você!;
  9. Como vivem numa rotina corrida, não tem muito tempo para opinar nas coisas da casa. O que você fizer, ele vai achar lindo;
  10. Tudo é um grande brainstorm (tempestade de ideias). Monotonia não vai entrar na sua casa!;
  11. Quando vocês brigarem, ele não vai achar que a opinião dele é a melhor. Tem que ouvir todos os lados de um fato, ele saberá analisar a situação!;
  12. Em coberturas de grandes eventos, você poderá entrar de gaiato. Cada final de semana em um lugar diferente: jogos de futebol, avenida de escola de samba, lançamento de livros…;
  13. Mantêm revistas e jornais no banheiro. Você nunca ficará olhando para o vácuo enquanto faz suas necessidades fisiológicas. Ganhará conhecimento!;
  14. Idolatram pessoas totalmente desconhecidas (o seu Zé, a Dona Maria, o Juquinha…) Todos com ótimas histórias de vida que vocês podem usar no cotidiano também para se tornarem pessoas melhores!;
  15. Não vai faltar café na sua casa. Café e jornalista são praticamente sinônimos;
  16. Ele pode escrever os votos matrimoniais da sua irmã, criar o conteúdo do site de negócios do seu pai, ensinar sua mãe a tirar fotos das amigas nos eventos do bairro.
    Ele aprende de tudo um pouco e gosta de compartilhar!;
  17. Tudo para o jornalista tem uma explicação. Eles nunca se contentam com a primeira versão de um fato. Você sempre terá uma resposta, mesmo que demore;
  18. São ótimos investigadores. Se alguém no trabalho passar a perna em você, rapidinho ele descobre quem é!;
  19. Como trabalham muito, não têm tempo para beber demais, fumar, se envolver com drogas… Você terá um companheiro saudável!;
  20. Eles não costumam comer coisas muito saudáveis. Mas se você for legal e fizer comida para ele levar ao trabalho, isso se resolve rapidinho, não é?
  21. Suas viagens nunca serão monótonas! Se acontecer qualquer movimento estranho, ele vai logo querer saber o que é e infiltrará você junto para desvendar o problema;
  22. Amam roupas leves e simples no dia a dia. Você não vai gastar muito dinheiro com isso;
  23. Mas também sabem se arrumar bonitinhos para os eventos. Você terá um parceiro que sabe ser simples, mas também sabe arrasar. Tudo vai depender da ocasião;
  24. A agenda é o seu melhor amigo. Mas, não fique com ciúmes! Pense pelo lado positivo, nunca vai esquecer nenhuma data importante, porque tudo fica rigorosamente descrito lá;
  25. Eles não ficam irritados com “nãos”, afinal, estão acostumados com assessorias de imprensa que não querem divulgar os bafões. Você não terá um companheiro irritado, mas, em compensação ele não vai desistir até conseguir o que quer. Mas só de não se grosso já vale, não é!?;
  26. Como são antenados, também sempre ficam sabendo das novidades tecnológicas primeiro. Às vezes, até ganham de presente para testar a ferramenta. Você terá tudo em primeira mão na sua casa;
  27. Eles não se importam com calor, chuva, trovões… afinal, precisam estar onde a notícia está! Você poderá ir na praia com 50 graus tranqüila ou aquela viagem dos sonhos pode se tornar um pesadelo no caos de São Paulo que ele não vai blasfemar. Ainda vai dar risada da situação;
  28. Acham que podem salvar o mundo com uma matéria. Olha que sensibilidade!;
  29. Eles sempre sabem tudo todo o tempo;
  30. Gostam de música para acalmar;
  31. Lêem livros raros, histórias para crianças e semiótica… Seus filhos serão super dotados se depender dele;
  32. Sua vida social é infinitamente grande. Você nunca poderá reclamar que não conhece gente nova;
  33. Eles estão acostumados com coisas chatas e sabem contorná-las muito bem. O casamento nunca vai virar algo monótono;
  34. Eles gostam de camisas com estampas de alguma brincadeira sobre algo atual. Suas amigas vão ficar com inveja do seu companheiro inteligente;
  35. Eles sempre têm uma opinião sobre qualquer coisa na face da Terra. Durante uma conversa entre amigos, vocês nunca ficarão apagados;
  36. A maioria gosta de virar psicólogo, técnico de futebol e médico às vezes. Você terá um companheiro mil e uma utilidades;
  37. Por causa da profissão, são forçados a aprender mais de um idioma. Você vai ouvir “Eu te amo” em, pelo menos, umas três línguas diferentes;
  38. A primeira coisa que seu filho vai aprender é que a informação é a alma do negócio. Com dois anos, sua fofurinha vai saber o que é aquecimento global, mercado financeiro e já saberá criticar políticos;
  39. Gostam de mudar de cidade, estado e até de país. Você conhecerá muitos lugares!;
  40. Assistem documentários e vão a museus o tempo todo, não importa o que seja. Ô cultura!