sábado, 20 de fevereiro de 2010

Arruda: crise política paralisa publicidade oficial do DF

Por Robert Galbraith, do M&M Online

Principais ações do governo do Distrito Federal, que tem verba de R$ 80 milhões por ano, estão suspensas desde a prisão do governador José Roberto Arruda e seu secretário de comunicação Welington Moraes pouco antes do início do carnaval

Brasília completa 50 anos em 2010 e conta com programação extensa de comemorações. A comunicação institucional do governo do Distrito Federal está paralisada desde que foi decretada e executada a prisão do governador José Roberto Arruda e seu secretário de comunicação Welington Moraes - responsável pelos briefings às agências -, pouco antes do início do carnaval deste ano.

O programa semanal de prestação de contas do governo do GDF-TV, principal ação dentre os R$ 80 milhões anuais da verba oficial de publicidade, foi ao ar pela última vez no dia 6 de fevereiro. Deixou de ser exibido desde o sábado de carnaval, 13. As agências que atendem ao governo local são a Agnelo Pacheco, AV Comunicação e Agência Nacional e têm contrato até fevereiro de 2011.

Apesar da nomeação de Ademir Malavazzi como novo secretário de comunicação, as agências aguardam pela definição do governador que irá concluir o mandato de Arruda, já que sua renúncia ou cassação por impeachment são dados como algo certo. O atual vice-governador Paulo Octávio está fragilizado e o presidente da Câmara Legislativa do DF, Wilson Lima, surge como provável substituto de Arruda.

De qualquer forma, independentemente de quem assumir o governo do DF, as campanhas institucionais não deverão voltar a pauta até o final do ano ficando restritas às ações de utilidade pública como prevenção à dengue e Aids, entre outras.

O temor é que o baixo astral provocado pela crise política atinja em cheio as comemorações pelos 50 anos de Brasília, em 21 de abril, com fuga de patrocinadores e artistas com receio em associarem suas imagens ao mau momento vivido pela capital.

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