sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Caballero, de Sevilha, faz aula inaugural na pós de Comunicação da Fac-UnB

Enviado por Nélia Del Bianco

A aula inaugural da Linha de Pesquisa em Políticas de Comunicação e de Cultura, da Faculdade de Comunicação da UnB, será ministrada pelo professor da Universidade de Sevilha, Francisco Sierra Caballero. Terá como tema “A Luta pelo código. Políticas da Sociedade da Informação e a crise do modelo na União Européia”.
A aula acontece no dia 08 de março (segunda-feira), às 09:30, no auditório da pós, no subsolo da Faculdade de Comunicação.
Caballero é Professor Titular de Teoria da Comunicação da Universidade de Sevilha. Doutor em Ciências da Informação e Pós-graduado em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid.
Em sua aula, ele demonstrará que o conjunto de argumentos a favor da ampliação tecnológica da nova Sociedade do Conhecimento projeta a ideia de um novo renascimento democrático na Europa, justamente no momento de intensificação das políticas de livre mercado e de desconstrução do Estado Social de Direito, pelo que caberia indagar-se até que ponto as políticas públicas voltadas para a sociedade da informação contribuem para a coesão social e a articulação de formas participativas e autônomas de governo. Considerando esta constante contradição permanente, todo analista atento deveria questionar ao menos como é realmente definida e praticada a ciberdemocracia nos Estado da EU. O que deveríamos entender por Sociedade do Conhecimento de acordo com as diretrizes da Comissão Europeia? Uma nova forma de cidadania? Outra lógica de governança e de mediação social? Em definitivo, qual o modelo especifico que a União Europeia desenvolve para o processo de convergência e revolução digital? Na aula inaugural o professor Sierra esclarecerá algumas respostas as indagações anteriores e discutirá algumas outras questões estratégicas na atual etapa de transição que vive o setor das industriais culturais e a própria UE, centrando sua abordagem, especialmente, nos eixos considerados estratégicos da política comunitária adotada pela UE, ou seja, o governo eletrônico e os direitos de propriedade autoral.

Os profesores da Linha de Pesquisa em Políticas de Comunicação e de Cultura convidam a toda a comunidade acadêmica e de seu Programa de Pós-Graduação para participarem da aula inaugural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário