Eram 12h47, do dia 20/10, quando foi registrado o acesso do
75.000º visitante-leitor do meu blog,
Chico Sant’Anna e a Info Com, que busca
transmitir um conteúdo especializado em questões de mídia, Jornalismo e
Jornalistas, Publicidade e Propaganda, internet, enfim, questões de Comunicação
Social.
O visitante 75.000 não se apresentou, posso apenas informar
que seu interesse foi por uma nota, originalmente postada na newsletter Jornalistas & Cia, do jornalista
Eduardo Ribeiro, sobre a indefinição na sucessão do comando da Empresa
Brasileira de Comunicação. Na data de hoje, 22/10, a nota registra a leitura de
outras 35 pessoas. Pena que quase todas tímidas, pois muito lêem o blog, mas
nem todos deixam seus comentários.
Desde que foi criado, em maio de 2009, já postamos 2.559
notas (média mensal de 89 posts). A campeã de leitura, embora há muito superada em seu conteúdo e já
atualizada por meio de outras notas, informava em 27/6/2010, que o
Brasil
tem 183.710.844 celulares em operação . 2.385 pessoas já leram esta nota,
que como disse, os dados estatísticos já foram superados e atualizados pelo
blog, mas o público leitor parece ter uma preferência especial por ela.
As nove outras notas mais lidas ao londo destes dois anos e
cinco meses são, pela ordem:
- MTb
vai diferenciar registro de jornalista diplomado... , publicada em
03/02/2011
- Nova
rede social promete unir vizinhos , publicada em 21/01/2011
- PUC-RS
seleciona professor de Comunicação, publicada em 04/07/2010
- Salvem
o acervo fotográfico da Bloch Editores!! . publicada em 22/05/2010
- Os
30 maiores anunciantes do Brasil em 2009, publicada em 31/01/2010
- 31
Livros em PDF sobre Design, Publicidade e Comunicação..., publicada em
23/09/2011
- João
do Rio é tema de curso na Uerj , publicada em 28/09/2009
- Sindicatos
lançam manifesto em defesa da Voz do Brasil... , publicada em
10/07/2011
Os vizinhos da América Latina, em especial Argentina,
Paraguai e Costa Rica estão sempre muito presentes. Contamos ainda com leitores
bem distantes, como da Coréia do Sul e da Ucrânia, com uma participação média
de 0,04% dos leitores para cada país.
O que me chama a atenção, enquanto editor do blog, é que ele
rompeu as fronteiras nacionais. Talvez pelo fato de veicular textos em outros
idiomas, em especial espanhol, inglês e francês. Pelas estatísticas, dos 75 mil
leitores, 69,57% são residentes no Brasil. O segundo país que mais acede ao
blog são os Estados Unidos, com 13,85%, seguido do Reino Unido com um
percentual de leitura da ordem de 2,57%. Portugal é, dos demais sete países de
língua portuguesa, o que mais apresenta leitores: 1,96.
Pela ordem, os demais países com mais acessos são:
·
Alemanha 1,20%
·
Rússia 0,72%
·
França 0,67%
·
Espanha 0,38%
·
Holanda 0,27%
·
Canadá 0,24%
·
Irlanda 0,17%
O blog procura trazer uma visão internacional sobre o que
está sendo tratado em outros países e continentes. Por isso mesmo, divulga nota
em outros idiomas. Nesta busca por uma visão mais mundial. Dos temas estrangeiros,
vinculados concretamente a ação de um país, a Argentina, de longe, com 81
notas, foi o país mais abordado, seguida pelos Estados Unidos, 73 notas,
França, 34, América Latina, 32, Venezuela, 31, e Europa, 28.
As demais nações ou continentes aqui tratados foram, pela
ordem:
·
Portugal, 25,
·
Inglaterra, 24,
·
México, 23,
·
Honduras e Espanha, 20,
·
Chile, 18,
·
Cuba, 13,
·
África e Uruguai, 12,
·
Paraguai, 11,
·
Bolívia, 10,
·
Haiti, 8,
·
Equador, 7,
·
Egito, Itália e Mercosul, 6,
·
Angola, China, Finlândia, Israel e Palestina, 5,
·
Moçambique, 4,
·
África do Sul, Índia e Panamá, 3,
·
América Central, El Salvador e Unasul, 2,
·
Dinamarca, Filipinas e Guiné Bissau, Jamaica, Hungria,
Islândia, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Nicarágua, Rússia, São Tomé e Príncipe,
Síria, Somália, Tanzânia, 1.
Dentre as áreas temáticas, o destaque não poderia deixar de
ser as notas relacionadas a internet, 267, ao todo, ou seja, 10,4% do
total,seguida dos informes sobre oferta de empregos, 152 notas, sobre pesquisa
em Comunicação e sobre livros e weblivros, 114 notas, cada, capacitação e
análise das mídias, 112 cada, diploma de Jornalismo e concursos públicos, 97 e
94 notas respectivamente.
As demais temáticas com maior destaque foram asseguintes:
· TV
Paga 92
· Jornalistas 85
· TV
Brasil + EBC 84
· TV
Pública 81
· Lei
das Comunicações 80
· Ensino
de Jornalismo 79
· TV
Digital 79
· Regulamentação
profissional 71
· Comunicação
Legislativa 50
· Assessorias
de Imprensa 50
· Integração
Regional 47
· Audiência
+ Ibope 47
· Ensino
de Comunicação 44
· Legislação 44
· SBTVD 42
· Senado
Federal 40
· Publicidade
e Propaganda 35
· TV
Senado 32
· Conf.
Nac. de Comunicação 30
· Comunicação
Corporativa 30
· Pós-graduação
em Jornalismo 29
· Cobertura
Jornalística 29
· Twitter 28
· Comportamento
Editorial 24
· Cons.
Nac. de Comunicação 24
· Comunicação
Institucional 23