terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pesquisa aponta: Rede Social é lugar de se discutir política.

Da eCRM Social

De cada cem usuários das redes sociais no Brasil, 85 acreditam que as redes sociais são meios de comunicação adequados para a discussão política. O dado é fruto de uma pesquisa levado a cabo pela eCRM123, empresa especializada em gerenciamento das relações entre marcas, produtos e consumidores nas redes sociais.
A pesquisa, realizada em plena campanha municipal, em agosto passado, com 332 pessoas, perguntou aos internautas: “Rede social é lugar para política?”. Detalhando por ferramenta, 40% dos usuários do Facebook, responderam que sim, outros 37% acreditam que todas as redes são eficientes, enquanto 11% preferem o Twitter. Os blogs têm 8% da preferência dos pesquisados e somente 2% apontaram o Google+, à frente apenas do Youtube e do LikedIN, com 1% cada.
Questionados sobre os assuntos que os internautas brasileiros gostariam de discutir nas redes sociais, 49% optaram pelo plano de mandato, 26% por temas relacionados à corrupção, 14% se interessam por esclarecimentos de boatos, 7% preferem discutir sobre outros assuntos e apenas 4% se interessam em falar sobre CPI.
A pesquisa ainda abordou se, após as eleições, os eleitores internautas gostariam de continuar interagindo com seus candidatos nas redes sociais e 86% deram uma resposta positiva. Dos entrevistados, 89% acreditam que prefeituras e governos estaduais deveriam utilizar mais as diversas redes sociais para discutir política com a população.
Com relação à interatividade e ao uso das redes sociais, identificou-se que 36% dos participantes acreditam que seus candidatos não são “interativos”, sendo que 35% acreditam que eles não sabem utilizar as redes corretamente. De acordo com o estudo, exatamente por compreenderem que a interação com seus candidatos não correspondem ao esperado, 43% afirmam ter deixado de curtir, e, portanto, de receber atualizações diretamente da fanpage de seu candidato à eleição. Outros 57%, contudo, afirmam continuar “curtindo”.
Também foi detectado que 45% dos participantes da pesquisa já enviaram mensagens aos seus candidatos, porém apenas 27% deste universo obtiveram uma resposta que tenha agradado.

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