sábado, 3 de março de 2012

FCS-UERj oferece conteúdo jornalístico para rádios comunitárias

Rádios comunitárias, educativas, públicas e web têm uma nova fonte de informações, grátis e com selo de qualidade. Projeto desenvolvido no AudioLab da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado  do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), com recursos da FAPERJ e do CNPq, está viabilizando a distribuição, via internet, de reportagens e programas radiofônicos produzidos por estudantes de Jornalismo. 
O projeto é coordenado pelo professor Marcelo Kischinhevsky, do Departamento de Jornalismo da FCS/UERJ. Os interessados podem ouvir e baixar o material gratuitamente na página do AudioLab hospedada no portal colaborativo RadioTube. 
São 123 áudios postados até o momento, priorizando temas que não estão na cobertura do dia-a-dia das  emissoras comerciais, como ciência e saúde, educação, discriminação étnica e de gênero, inclusão social e digital, direitos do trabalhador e acessibilidade. O endereço é:
<http://www.radiotube.org.br/detalhes.php?opt=10&ord=2&us=2335>.


Contando só com a divulgação boca a boca, a página já contabiliza campeões de audiência, como as reportagens sobre os riscos da pílula do dia seguinte (1.197 acessos desde dezembro, incluindo 31 downloads) e sobre o ensino de latim (458, com 21 downloads). 

"A grande dificuldade das emissoras comunitárias e das rádios do interior em geral, hoje, é o custo da produção de conteúdo próprio, a maioria não tem recursos e conta apenas com a ajuda de voluntários e com o material distribuído pelas radioagências. Esperamos, com esse projeto, oferecer uma alternativa para esses radiodifusores e ajudar na luta pela democratização da informação, investindo principalmente nos eixos da divulgação científica e tecnológica e da inclusão social. Toda reportagem que postamos pode ser baixada livremente e veiculada em AM/FM", diz Marcelo Kischinhevsky, que, antes de ir para a UERJ, trabalhou em diversos veículos, como Jornal do Brasil e O Dia.
expectativa é que, a partir de março, a página passe a ser alimentada diariamente. 

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