Lisboa - O governo português aprovou, terça-feira (8), uma proposta de lei com alterações à Lei da Televisão e ao Código da Publicidade, introduzindo uma norma que limita a inserção de publicidade nos camais de TV a 12 minutos por hora. Até agora, a publicidade na televisão tinha limitação diária.
A proposta de lei “suprime o limite diário de publicidade e televenda, uniformizando nos 12 minutos o limite horário aplicável às respectivas inserções”.
As alterações prevêem também que deixará de haver um intervalo mínimo entre os blocos de publicidade, actualmente fixado em 20 minutos. De acordo com a proposta de lei anunciada pelo Conselho de Ministros, caberá aos “operadores escolher o momento mais apropriado para inserirem publicidade nas suas emissões”.
A nova legislação proposta pelo governo do primeiro-ministro José Sócrates estabelece que as “obras cinematográficas, filmes concebidos para televisão, programas de informação política, noticiários e programas infantis, só poderão ser interrompidos uma vez em cada período mínimo de 30 minutos e, quanto aos últimos, desde que a sua duração programada seja superior a idêntico período”.
A televisão estatal RTP obedece, desde 2003, a regras próprias, resultantes de acordo entre o Governo e as empresas privadas do sector. Assim, o limite de publicidade para a televisão estatal é de seis minutos por hora.
Um espaço para os campos da Informação e da Comunicação e sobre eles abrir um debate com os leitores. Análises, artigos, avisos, concursos, publicações... Aqui você encontrará de tudo um pouco. Os textos poderão ser em português, espanhol, inglês ou francês.
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Portugal: publicidade na televisão não poderá ultrapassar 12 minutos por hora
Do Portugal Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário