sexta-feira, 5 de março de 2010

O novo perfil do consumidor de notícias nos EUA

Do blog de notícias Jornalismo nas Américas

Um relatório do renomado centro de pesquisa Pew Research Center oferece detalhes sobre o perfil desses consumidores de informações.
Algumas conclusões:
  • A internet é a terceira fonte mais popular de difusão de notícias, depois das redes locais e nacionais de TV, e na frente dos jornais impressos e das rádios locais.
  • Num dia típico, seis a cada dez americanos (59%) recebem notícias de uma combinação de fontes online e offline.
  • Entre os que têm celular, 33% usam o aparelho para acessar notícias.
  • Ao postar informações em sites como Facebook e Twitter, 37% dos usuários da internet contribuem para a criação de notícias.
Apesar disso, o típico consumidor de notícias online só usa uma certa quantidade de sites informativos e não tem um portal favorito. Enquanto 55% dos entrevistados disseram ser mais fácil manter-se em dia com as notícias hoje que há cinco anos, 70% consideram que a quantidade de informação disponível em tantas fontes gera confusão.

Na nota Internet ultrapassa jornais e se torna terceira principal fonte de notícias nos EUA , publicada recentemente neste blog encontra-se mais detalhes sobre a pesquisa. Veja um resumo e baixe o relatório completo (arquivo PDF, em inglês).
O jornal El País e a BBC Mundo trazem mais informações sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário