domingo, 3 de janeiro de 2010

França se rende ao merchandising televisivo

A prática de merchandising, a propaganda quase que subliminar pela qual um determinado produto ou marca é inserido numa cena,já está autorizada na França.
O CSA, Conseil supérieur de l'audiovisuel, reunido em 15 de dezembro, decidiu regulamentar o que eles denominam inserção de produtos nos programas.

Até então, o merchandising era proíbido naquele país. A mudança abriga as normas adotadas pela União Européia, em 2007. Pela norma européia, a inserção de produtos só não está autorizada nos telejornais, nas revistas televisivas e programas infantis. Lá, dificilmente se venderia para os baixinhos xampu da Xuxa.
O merchandising na tv francesa está permitido nos filmes, nos programas de ficção e nos vídeoclips. O CSA foi mais restritivo do que a União Européia e também o proibiu nos programas de entretenimento.
Para veicular merchandising, a emissora terá que veicular uma mensagem no início, no final e a cada intervalo comercial alertando o espectador sobre a existência de merchandising no programa que ele irá assisitir.
As normas entrão em vigor no final de janeiro.
Embora proíbido, o merchandising já existia na prática, em especial nos programas desportivos e transmissões de jogos, onde as marcas dos produtos são abertamente visíveis.

Descontentamento

Segundo o jornal Le Monde, as grandes marcas e agências não ficaram contentes com as mudanças. Como sempre, elas querem mais. Elas querem que os produtos se integrem aos roteiros e scripts dos programas. Segundo elas, épreciso criar uma afinidade com o consumidor.

Para mais detalhes, em francês, clique aqui

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