domingo, 20 de setembro de 2009

Com fim do diploma, curso promete formar jornalista em 45 horas

Sérgio Matsuura, do Comunique-se

“Diploma não é necessário. Para trabalhar como Jornalista, faça um curso rápido”. É dessa maneira que a empresa Cursos 24 Horas anuncia treinamento para pessoas interessadas em trabalhar com jornalismo na Internet. Com custo de R$ 40 e duração de 45 horas, o curso promete formar “um Cyber Repórter de sucesso”.

“A queda da obrigatoriedade do diploma continua incentivando o surgimento de maus profissionais. Depois dos concursos sem exigência do diploma, agora há um site na internet oferecendo um curso completo de jornalismo online em apenas 45 horas, ou seja, menos de dois dias corridos. Um verdadeiro curso caça-níqueis”, manifestou o Sindicato dos Jornalistas do Ceará em seu site.

O supervisor de atendimento da empresa, Luiz Henrique Campos, defende o curso, afirmando que os alunos formados “têm todas as condições para trabalhar com jornalismo online”.

Campos explica que a duração de 45 horas é apenas uma estimativa, que varia de acordo com o interesse do aluno. Diz ainda que existe um professor disponível para tirar todas as dúvidas e ressalta a facilidade do curso totalmente online, que pode ser feito em qualquer horário, de qualquer lugar.

Sobre a qualidade, afirma que o curso existe desde 2003 e existem ex-alunos trabalhando na área. "Principalmente agora que não precisa mais do diploma”.

2 comentários:

  1. caros
    os espertos sempre existirão.
    dentro e fora do jornalismo, com ou sem diploma.
    mas eu insisto: uma empresa jornalística vai sempre escolher quem fez curso de jornalismo ao que fez essa gambiarra. empresário não é burro.

    Dioclécio Luz

    ResponderExcluir
  2. Caro Dioclécio
    As empresas já contratam jornalistas não diplomacos. Emissoras de rádio e de tv de todo o país já o fazia se valendo das brechas legais de locutor entrevistador, no lugar de repórter, de produtor executivo, no lugar de redator; Agora vai ser a vez da imprensa escrita e das assessorias

    ResponderExcluir