sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Fotografia: Duas exposições movimentam o fim de ano em Brasília

O social e o monumental de Brasília destacam-se em duas exposições fotográficas que animam o o fim de ano na Capital Federal.


Por Chico Sant'Anna

Duas exposição fotográficas, Além das Convicções e Novo Olhar sobre Brasília, revisitam nesse mês de dezembro os trabalhos dos expoentes do fotojornalismo de duas gerações de fotojornalistas da Capital Federal: Ivaldo Cavalcante e Ana Volpe. Os dois eventos tem entrada gratuita.

Além das Convicções propõe ser uma antevisão do futuro por meio das imagens do presente e do passado, exigindo um olhar despido de conceitos, rótulos e credo. Indo além das convicções, do que você tem “certeza”, Ivaldo Cavalcante explora uma realidade atemporal” – explica o curador Rafael Rodrigues.

Ela pode ser visitada, até o dia 22 de dezembro, na galeria Olho de Águia, em Taguatinga Norte, CNF 1, edifício Praiamar. 

O fotógrafo

O cearense de Crateús, Ivaldo Cavalcante, tem como marca registrada de seu trabalho, ao longo dos últimos 40 anos, o foco sobre o aspecto social, o underground de Brasília. 

Ivaldo gosta de registrar que à pouca distância dos palácios do poder, a injustiça social campea. Crianças, mulheres, trabalhadoras do sexo, o submundo das drogas... todos esses temas não escapam do enquadramento de Ivaldo Cavalcante que foi um dos primeiros fotógrafos brasileiros a conquistar o Prêmio Internacional Rei da Espanha de fotografia, em 1994. 

Novo Olhar sobre Brasília

Novo Olhar sobre Brasília está montada na galeria de arte do Quanto Café e traz os experimentos fotográficos de Ana Volpe. Abusando das lentes grandes angulares, das visões aéreas, Ana Volpe pretende revisitar os principais monumentos, construções e cenários da capital. Entre os locais retratados na mostra estão o Congresso Nacional, a Catedral Metropolitana, a Praça dos Três Poderes, os ipês da capital e até o famoso céu de Brasília.

Os registros foram feitos com o uso de tripé, câmera e nodal, que possibilitam sete cliques da área capturada. As fotos na exposição são o resultado da junção dessas imagens. Assim, é possível se obter paisagens em fotos em 360 graus, transformadas em figuras circulares As fotos estão impressas em "fine art", nas técnicas minimundi (com) ou equirretangular (também com fotos panorâmicas). Todas as imagens estarão à venda.

A fotógrafa

Ana Volpe é repórter-fotográfica e jornalista, com curso de curadoria de arte e curta-metragem em Barcelona, na Espanha. Ela também é graduada e pós-graduada em Artes visuais e trabalha na Agência Senado.

Todo esse trabalho pode ser apreciado até 15 de dezembro na galeria de arte do Quanto Café (CLN 103 Bl. A Lj.52), todos os dias da semana, das 8h até 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário