Com suas mais de 16,2 milhões de residências com TV por assinatura, o Brasil encerrou 2012 como o sétimo maior mercado de TV paga do mundo, embora o número de domicílios seja consideravelmente menor que os mais de 100 milhões de lares que têm Índia e Estados Unidos e os mais de 230 milhões da China.
Os dados são parte de um levantamento da Digital TV Research, que contabiliza um total de 772 milhões de domicílios com TV paga no mundo ao final do último ano – eram 585 milhões em 2008. A região Ásia-Pacífico foi responsável por dois terços das adições líquidas (126 milhões).
As receitas globais de TV por assinatura somaram US$ 184 bilhões em 2012, 28,5% a mais que os US$ 143 bilhões registrados quatro anos antes. A América do Norte responde sozinha pela metade desse montante. Embora a plataforma de cabo tenha sido a que gerou mais receitas (US$ 87 bilhões) em 2012, a consultoria identifica uma tendência de estagnação e prevê que em pouco tempo ela será superada pelo DTH. As receitas de IPTV no último ano foram de US$ 12 bilhões.
O estudo ainda destaca o avanço da digitalização da TV por assinatura, passando de uma penetração de 28,6% para 54,7% entre 2008 e 2012. A plataforma de cabo digital somou 273 milhões de residências ; a de DTH, 178 milhões em TV paga e outros 118 milhões free-to-air; e a de IPTV, 69 milhões. Eram 652 milhões de domicílios com tecnologia analógica ao final de dezembro último (411 milhões de casas com TV terrestre analógica e 242 milhões com cabo analógico).
Confira abaixo os 10 maiores mercados de TV por assinatura:
Domicílios | Penetração |
China 232,8 milhões | Holanda 100% |
Índia 116,7 milhões | Dinamarca 97% |
EUA 100,2 milhões | Bélgica 96% |
Japão 25,1 milhões | Hong Kong 96% |
Rússia 23,6 milhões | Noruega 95% |
Alemanha 21,8 milhões | Coreia do Sul 95% |
Brasil 16,2 milhões | Suécia 92% |
Coreia do Sul 16,1 milhões | Suíça 86% |
Reino Unido 14,4 milhões | Canadá 86% |
México 13,0 milhões | EUA 86% |
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