quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Horário eleitoral influência legião de usuários do Twitter

Enviado por Aline Corrêa

Acirramento da disputa entre candidatos no 2º turno das eleições gera forte mobilização durante as transmissões do horário eleitoral na TV;


O horário eleitoral do 2º turno veiculado nas emissoras de TV influencia votos, gera argumentos para quem deseja convencer indecisos e é amplamente debatido durante sua exibição pelos “frequentadores” de redes sociais. Durante 9 dias a E.life monitorou usuários do microblog simultaneamente à exibição do programa político, entre 20h30 e 21h. Especializada em inteligência de mercado e gestão de relacionamento nas redes sociais, a E.life mensurou o engajamento dos usuários com o conteúdo veiculado no horário eleitoral, apontando ainda o impacto dos discursos e propostas apresentados pelos candidatos Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB) na opinião dos “eleitores-twitters”.
“Engana-se quem afirma que o horário eleitoral, por ser chato para muitos, é pouco influente na decisão do pleito”, afirma Andrea Hiranaka, gerente de Pesquisa de Mercado e responsável pela condução do estudo. “Nossa conclusão está embasada em milhares de posts, e seus respectivos conteúdos, veiculados exclusivamente enquanto o debate discorre na TV”, explica. 

‘Eleitores-twitters’ atuam na rede como detratores ou promotores de Fernando Haddad e José Serra em debates simultâneos à veiculação do programa político;
 
“A era das famílias reunidas em frente à TV para discutir a programação está dando lugar para um fenômeno ainda mais forte, que rompeu as barreiras domiciliares e hoje pode ser percebido pela influência que a televisão, em especial a publicidade, exerce em conteúdos de redes sociais”, defende Alessandra Lima, CEO e fundador da E.life. De acordo com o executivo, “40% dos assuntos que ganham popularidade com rapidez no microblog (trending topics) são influenciados, direta ou indiretamente, pela programação da TV”. 
O levantamento mostra que assim como no 1º turno e parte do 2º, José Serra se manteve como o candidato mais “falado” (share of buzz) no Twitter. Mas a análise do share of buzz não informa se os comentários a respeito de Serra, somados, foram favoráveis ou não em sua disputa ao cargo de prefeito da cidade de São Paulo.
A análise dos retweets (RTs), ou seja, posts mais replicados nesta rede, mostra que o candidato do PSDB tem clara vantagem empotencial de impactados, impulsionado principalmente pelo perfil do Pastor Silas Malafaia. Nos dias da análise, dos 10 tweets com mais RTs que citam Haddad e Serra, seis deles claramente apoiam o tucano, chegando a impactar 6,2 milhões de pessoas contra 4,2 milhões do candidato do PT.
Fernando Haddad, atualmente o candidato com maior percentual de intenção de votos nas pesquisas, é aquele que recebeu mais apoio dos internautas no Twitter por meio de hashtags. Durante os dias de horário político analisados no 2º turno pela E.life, dos 42.904 tweets que citam Fernando Haddad e José Serra, 1.642 possuem hashtags claramente favoráveis ao petista, somando, neste modelo, 4,1 milhões de pessoas impactadas contra 2,1 milhões do tucano.

1º turno
A E.life também monitorou no Twitter outros candidatos à prefeitura de São Paulo no 1º turno, no período de 9 de agosto a 13 de outubro. Apesar de Celso Russomano ter estado à frente nas pesquisas de intenção de votos, Fernando Haddad e José Serra (que chegaram ao 2º turno) apresentaram maior número de menções no microblog. “Pode ser apenas uma coincidência, exigiria uma análise muito mais complexa, mas de qualquer forma o buzz quantitativo mostrou legitimidade da análise”, afirma a gerente à frente do estudo.
O candidato Fernando Haddad defendeu durante o horário eleitoral, entre outros assuntos, reformas na educação municipal e suas propostas geraram tanto buzz positivo quanto negativo. Picos de buzz sobre José Serra trazem comentários negativos do candidato e demonstraram seu alto índice de rejeição. Russomano foi criticado por seus discursos e Soninha foi lembrada mais pela chuva artificial que aparecia em seus comerciais que pelas suas propostas.
Na semana de votação do primeiro turno, os picos de engajamento se intensificaram. Notícias positivas sobre o Haddad ganharam retweets de seus apoiadores enquanto o programa de Serra foi alvo de brincadeira ao mostrar sua trajetória. A partir da segunda semana de setembro, o percentual de intenção de votos de Celso Russomano diminuiu, enquanto o buzz a seu respeito aumentou. “Esse comportamento revela claramente a mobilização ocorrida contra o candidato”, reforça Andrea Hiranaka.

Clique aqui para ver a íntegra da pesquisa



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