quarta-feira, 25 de julho de 2012

TVs veiculam 2.394 merchandising em apenas um mês

Você sabe o que é merchandising? O "merchan", como gostam de chamar os homens de publicidade, é tanto aquele comercial que aparece dentro de um programa, como também pode ser mais dissimulado: a cerveja que o artista bebe, o carro que dirige, uma sacola de butique, um perfume, tem de tudo.
E cada vez mais as emissoras usam esta ferramenta para ganhar dinheiro. Segundo o Ibope, as TVs Band, Globo, Record, Rede TV! e SBT registraram 2.394 ações de merchandising em junho. A aferição foi feita pelo Merchanview, serviço do Instituto criado em parceria com agências de publicidade e emissoras, em teste desde janeiro.
Lideram o ranking de ações aquelas misturadas aos programas de auditório, cuja participação sobre o total foi de 43%. Em seguida vêm os realities show, com 11%, à frente dos humorísticos e dos programas destinados ao público feminino. 
Os anunciantes donos de produtos de higiene e beleza são os que mais investem em merchan na TV aberta, segundo a medição. Seguem na lista os materias de construção, créditos e financiamentos, tônicos e vitaminas e bebidas energéticas.
Não se tem idéia de quanto isso representa de receita, mas é certo que com a TV digital isso tenderá a aumentar,pois com as ferramentas de interatividade, o consumidor poderá comprar aqueleperfume que a artista da noveladas 8 estiver usando, ou o novotelefone celular, abrir umaconta, enfim, não haverálimites, nem para a tecnologiam nem para a ganância das emissoras.

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