quarta-feira, 13 de junho de 2012

Deutsche Welle quer se aproximar do mercado brasileiro

Publicado no Pay-TV News

A nova lei 12.485, que altera o conteúdo e a programação brasileira nos canais por assinatura, não afeta o canal alemão Deutsche Welle, por fazer parte do pacote de emissoras étnicas, mas a possibilidade de maior divulgação no mercado brasileiro já faz com que o canal comece a pensar em uma aproximação com o público.
Por enquanto, a programação é feita majoritariamente em alemão e inglês e tem como público principalmente pessoas interessadas não só no conteúdo da programação, mas também em ouvir a língua alemã. Em fevereiro de 2012, porém, a DW lançou um canal específico para a América Latina, com 20 horas diárias de programação em espanhol. Devido à fidelidade do público brasileiro que prefere a programação em alemão, o Brasil recebe o mesmo sinal que vai para os Estados Unidos.
A primeira experiência do canal com a língua portuguesa é o programa Conexão Futuro, produzido em Bonn, na Alemanha, com uma apresentadora e repórteres brasileiros. O programa discute questões tecnológicas e pode ser exibido por canais parceiros. Outra experiência de internacionalização é o programa World Series, que apresenta matérias jornalísticas de outros países.
Segundo Svea Kroner, executiva do canal que participou do Fórum Brasil de TV, por enquanto não existe programação legendada ou destinada especificamente aos brasileiros, mas a emissora vê o mercado potencial do Brasil com bons olhos. “Mas deve ser uma ação de longo prazo, já que os alemães costumam ser mais desconfiados do que os mineiros”, brincou.

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