No balanço do final do ano, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Patrício (PT) afirmou com todas as pompas que a Casa economizou cerca de R$ 110 milhões no decorrer de 2011. Desse total R$ 80,2 milhões foram repassados à Secretaria de Planejamento e Orçamento para ajudar o Governo do DF a pagar as suas contas.
Para comemorar tão grande feito, a Mesa Diretora decidiu então gastar parte do montante economizado, em propaganda nos grandes jornais e televisões, com objetivo de informar a população que economizou. Segundo a Assessoria de Comunicação da CLDF foram destinados R$ 6 seis milhões de reais para este fim.
A pressa em desembolsar seis milhões para fazer veicular a propaganda da economia da Casa, só não foi pior que a determinação da Mesa Diretora, em escolher a seu bel prazer apenas os órgãos da grande imprensa para receberem a verba de publicitária da CLDF, ignorando qualquer critério de uso da verba pública.
Mais verba – No Diário Oficial da Câmara Legislativa do dia 12 de dezembro foi publicado o contrato celebrado entre a CLDF e a AV Comunicação e Marketing Ltda, no valor de R$ 25.000.000.00 (vinte e cinco milhões),para contratação de serviços de publicidade a partir da data da publicação.
A Mesa Diretora não informou se os seis milhões de reais foram retirados do contrato assinado com a AV Comunicações no dia 12 de dezembro, ou se foi sobra de caixa da tão badalada economia da Casa. Já que a economia foi de R$ 110 milhões e o GDF recebeu R$ 80,2 desse montante, sobram aí R$ 29,8 milhões em caixa.
A CLDF possui orçamento que deveria ser utilizado na comunicação institucional, cujo valor é de R$ 8 milhões, que deveriam ser aplicados no Jornal, Rádio e TV Distrital, além da reestruturação do portal da internet. Desses veículos, somente a internet “funciona” atualmente. O restante nunca saiu do papel e não há previsão para isso.
Em outubro passado, Anna Karolina Bezerra, coordenadora de comunicação da Casa afirmou à reportagem do Câmara em Pauta que não havia previsão para que a Rádio e a TV entrassem em funcionamento e o jornal ainda estava sendo projetado. “O que temos é o portal na internet, que a equipe atual pode manter com a estrutura que já existe”, disse.
Equipe enxuta - A equipe de Comunicação tem a mesma estrutura desde 1992, quando a Assessoria foi criada. São cinco jornalistas e quatro fotógrafos, sem contar com quatro profissionais cedidos ou de licença e três em vias de se aposentar. O plano de comunicação está pronto, mas nunca foi posto em prática e não há uma previsão para que isso aconteça.
A Assessoria foi criada numa época em que não existia tanta tecnologia à disposição. Os servidores da área dizem que, para se adequar aos novos tempos, seria necessária contratação e treinamento de pelo menos o dobro de pessoas que atuam efetivamente no setor. e não há nenhuma definição de como será o funcionamento do projeto e nem um direcionamento de como a resumida equipe poderá dar conta de todas as demandas.
Chico, pesquise sobre a coordenadora de comunicação que voce entenderá a pressa em desembolsar os 6 milhões, quer dizer, embolsar...
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