sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Senadores atuam nas redes sociais para conquistar eleitores

Os onze senadores que se destacarm no prêmio Congresso em Foco tem em comum o fato de serem os mais ativos nas redes sociais. Levantamento feito pela empresa MITI Inteligência aponta que esses congressistas estão conectados a mais de 430 mil internautas, entre seguidores no Twitter, fãs e amigos no Facebook.

No período de 9 de outubro a 7 de novembro, em que foi realizado a seleção do Congresso em Foco. foi constatado que mais de um milhão de pessoas foram atingidas, tanto com os tweets oficiais quanto com menções a eles no microblog. O senador mais atuante, Cristovam Buarque, é o que reúne maior número de contatos: 248 mil seguidores no Twitter e 4.300 amigos e fãs no Facebook. “No período, ele foi mencionado 3.500 vezes, atingindo no microblog, mais de 261 mil pessoas”, comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing de MITI Inteligência.

Eduardo Suplicy é o segundo senador mais atuante nas redes, mas reúne menos de um quinto dos contatos de Buarque. São pouco mais de 47 mil seguidores no Twitter e cerca de 500 amigos no Facebook. “Apesar disso, a abrangência do senador no microblog é significativa: foram 103 mil pessoas atingidas, com cerca de 1.900 menções no período”, aponta Elizangela.

O levantamento mostra que o número de seguidores ou fãs e amigos não é determinante para que o alcance das menções seja maior. No entanto são justamente os congressistas atuantes que garantem uma maior penetração entre os usuários. “Avaliando os dados, é possível constatar que a forma como o público recebe e repercute a informação também é fundamental para a construção e manutenção da imagem online dos senadores, que têm nas mãos um ágil canal de comunicação direta com a população”, ressalta Elizangela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário