quarta-feira, 18 de maio de 2011

76% dos internautas adultos dizem navegar enquanto veem TV

Do Tela Viva news

O Ibope Nielsen Online divulgou números da pesquisa BuzzMetrics, que analisa a relação da programação da TV brasileira com as redes sociais. O estudo aponta que a proximidade da Internet com a televisão nos lares começa a estimular nos brasileiros o hábito de comentar online o conteúdo dos programas exibidos na telinha. Entre os adultos que usam a Internet, 76% afirmam que navegam enquanto assistem TV e, entre eles, 54% publicam comentários, 30% trocam torpedos e 67% trocam mensagens instantâneas. O estudo mostra que os maiores programas da TV têm potencial para gerar grandes picos de discussão nas redes sociais, hoje acessadas por 87% dos internautas brasileiros.

Gêneros

O BuzzMetrics investigou três assuntos televisivos muito discutidos na esfera social: futebol, reality shows e novela. Nos três, um mesmo fenômeno se repete: as discussões se aquecem sempre que eventos considerados importantes pelo público acontecem.

De dezembro de 2010 a abril deste ano, foram encontradas quase 5 milhões de mensagens que citavam o nome dos principais reality shows nacionais. Os principais picos quase sempre estão relacionados com eventos predeterminados pelos programas: eliminação, provas por liderança, abertura e encerramento dos programas.

No mesmo período, as mensagens que continham a palavra novela demonstram que o interesse do público pelo tema fica muito maior nos momentos finais da trama. Os maiores picos apontados são referentes ao último capítulo de duas novelas - "Passione" e "Tititi". O aumento das discussões online na reta final das teledramaturgias assemelha-se ao que ocorre com a audiência no decorrer de uma novela. O último capítulo geralmente desperta mais interesse dos telespectadores, mesmo daqueles que nem acompanham.

As mensagens com a palavra futebol chegaram a quase 2 milhões, apontando a mesma tendência do comportamento dos internautas que comentam reality shows e novelas. O fato mais importante desse tema foi a despedida do jogador Ronaldo dos gramados, que incrementou em 27% a audiência dos programas esportivos em relação à semana anterior e aumentou exponencialmente as discussões nas redes sociais sobre um tema tão comentado pelos brasileiros.

Timing

Ainda segundo o Ibope Nielsen Online, através da pesquisa Social TV foi possível perceber também que o período das 18 às 24h é o preferido por 85% dos usuários que comentam na Internet sobre o programa que estão assistindo na TV. Para o instituto, isto mostra que o futuro dos meios está na combinação entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário